Retrospetiva da época 2017/18 do FC Porto

A época de 2017/18 já terminou, mas a conquista do campeonato nacional por parte do FC Porto é uma memória que ainda mantem-se bem viva e fresca na memória dos adeptos dos azuis e brancos. Só quem não é adepto do FC Porto é que não percebe a importância da conquista deste campeonato. Para além de ter sido o único título conquistado nas últimas quatro épocas, é um título que, acima de tudo, coroou a equipa que melhor jogou e que mais mereceu vencer a prova. É um título com um sabor especial e que coloca a cidade Invicta uma vez mais na rota dos títulos.

Ainda na ressaca dos festejos, é altura de fazer um balanço da época memorável vivida pelos dragões. O principal objetivo foi conquistado: o título de campeão nacional. No entanto, o embate com um super Liverpool FC na Liga dos Campeões e a maldição dos penáltis nas duas meias-finais das taças internas frente ao Sporting CP, impediram os dragões de viverem uma época verdadeiramente de sonho.

Campeonato Nacional

Fonte: FC Porto

Sérgio Conceição prometeu devolver o FC Porto aos títulos e cumpriu. Com a conquista do campeonato nacional, o técnico portista conquistou um título que já escapava há quatro temporadas.

A época no campeonato nacional foi dominada sobretudo por momentos altos. Pelo caminho ficaram jogos memoráveis, como a vitória frente ao GD Estoril Praia por 3-1, depois do famoso episódio da bancada, em que o FC Porto marcou três golos em apenas 45 minutos. As vitórias dos “Clássicos”, primeiro em casa por 2-1 frente ao Sporting CP e mais tarde o golo de Herrera na Luz aos 90 minutos na vitória por 1-0. A vitória no “Caldeirão” da Madeira na vitória por 1-0 frente ao CS Marítimo, com o golo solitário de Moussa Marega, também foi um dos momentos altos da difícil jornada dos dragões no caminho para a conquista do campeonato.

O percurso dos dragões foi também marcado por dois grandes percalços logo após a eliminação na Liga dos Campeões, com o FC Porto a perder dois jogos fora de casa seguidos nas deslocações a Paços de Ferreira e a Belém. Felizmente, essas derrotas não abalaram os dragões e pouco depois, a vitória na Luz sobre o SL Benfica, voltou a colocar os azuis e brancos na liderança.

Liga dos Campeões

Fonte: FC Porto

Na liga milionária, os dragões viveram momentos difíceis mas a persistência e a motivação para cada jogo, recompensaram o FC Porto com a passagem da fase de grupos.

Com um grupo teoricamente fácil, onde estavam presentes Besiktas JK, RB Leipzig e AS Mónaco, os azuis e brancos terminaram na segunda posição com dez pontos e com um registo de três vitórias, um empate e duas derrotas.

Na fase de grupos, destaca-se a derrota logo no primeiro jogo frente a um surpreendente Besiktas JK no Dragão por 3-1. Nota também para as duas lições de futebol que o FC Porto deu ao AS Mónaco, primeiro por 3-0 no terreno dos monegascos e na segunda volta por 5-2 no terreno dos portistas.

Os oitavos de finais colocaram o FC Porto frente a frente com o Liverpool FC e foi uma eliminatória para esquecer. A derrota por 5-0 logo na primeira mão frente aos ingleses colocou um ponto final em qualquer hipótese de sonhar com a passagem à eliminatória seguinte. A única nota positiva deste jogo foi a de possibilitar o regresso de Casillas ao onze depois de uma noite menos inspirada de José Sá, alteração essa que foi determinante para o resto da época do FC Porto.

Taça da Liga

Fonte: Sporting Clube de Portugal

Num grupo onde se encontravam Leixões SC, FC Paços de Ferreira e Rio Ave FC, os dragões apresentaram mais dificuldades do que se esperava e o empate a zero logo no primeiro jogo frente à turma de Matosinhos obrigando o FC Porto a vencer os restantes dois jogos, algo que foi conseguido com distinção e que lhes valeu a passagem à meia-final.

A meia-final ditou a primeira “grande batalha” frente ao Sporting CP. Depois de 90 minutos de jogo empatados a zero, as duas equipas tiveram que desempatar o jogo na conversão das grandes penalidades. A “sorte” favoreceu os leões que avançaram para a final frente ao Vitória FC e que acabariam mesmo por vencer a prova, uma vez mais nas grandes penalidades.

Taça de Portugal

Fonte: FC Porto

Lusitano GC, Portimonense SC, Vitória SC e Moreirense FC foram as “vítimas” deixadas para trás na caminhada do FC Porto até à meia-final da prova.

A meia-final marcava uma vez mais um encontro frente aos leões. Desta vez, numa disputa a duas mãos, os dragões tinham a sua oportunidade de vingança. Tal não aconteceu!

Depois de uma primeira vitória do FC Porto no Estádio do Dragão, por 1-0, foi a vez do Sporting CP vencer a segunda mão em Alvalade também por uma bola, com Coates a marcar um golo decisivo ao cair do pano. O jogo caminhou para as grandes penalidades e mais uma vez os leões voltaram a sair por cima nesta batalha deixando os azuis e brancos pelo caminho e impedindo-os mais uma vez de alcançar uma final tão desejada.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Diego Simeone fala de jogador que foi apontado ao Benfica: «Apareceu como uma oportunidade»

Diego Simeone falou sobre a contratação de Marc Pubill, jogador que pertence ao Atlético Madrid, mas esteve no radar do Benfica.

Manchester City com baixa de peso para o encontro frente ao Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester City comunicou que não vai poder contar com Omar Marmoush no embate contra o Manchester United, para a Premier League.

Já são conhecidos os árbitros dos jogos da quinta jornada da Primeira Liga

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou os árbitros dos encontros da quinta jornada da Primeira Liga.

Christian Eriksen já tem novo clube depois de terminar contrato com o Manchester United

Christian Eriksen está perto de reforçaro Wolfsburgo. Após deixar o Manchester United no final da temporada 2024–2025, o médio dinamarquês vai assinar contrato com o clube da Bundesliga.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suaréz após o poker frente à Venezuela: «Vínhamos para uma guerra e estávamos preparados»

O avançado do Sporting foi a grande figura na vitória da Colômbia sobre a Venezuela, ao assinar quatro golos que colocam a sua seleção mais perto do Mundial.

Jamie Vardy apresentado na Cremonese: «Enzo Maresca convenceu-me»

Jamie Vardy já veste oficialmente as cores da Cremonese. Após apresentado no clube e deixou claro que foi o treinador, Enzo Maresca, quem o convenceu a embarcar neste desafio na Serie A.

Barcelona acelera busca por substituto de Robert Lewandowski e identificou alvo principal em rival espanhol

O Barcelona está a intensificar os esforços para encontrar um substituto para Robert Lewandowski, com o avançado argentino Julian Álvarez, do Atlético de Madrid, a surgir como principal alvo.