Rio Ave 0-1 FC Porto: Rodar e ganhar

- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

Noite gelada em Vila do Conde a apadrinhar o jogo entre Rio Ave e FC Porto a contar para a 1ª jornada da 3ª fase da Taça da Liga. O Porto alinhou com um onze alternativo: Andrés Fernandez, Ricardo, Reyes, Marcano, J. Ángel, Casemiro, Evandro, Juan Quintero, Quaresma, Adrián Lopez e Aboubakar. Hora de testar mais uma vez algumas soluções do plantel dos dragões.

O jogo começou bem disputado, com Porto e Rio Ave a procurarem o golo, principalmente nos primeiros 20 minutos, tendo os portistas várias situações para inaugurar o marcador. Quaresma e Adrian entraram quentes na partida, com vontade de mostrar serviço mas nem sempre com mestria. O jogo portista passou sempre pelo português; já o espanhol, mesmo fraquejando em lances que mereciam melhor destino – caso gritante de falta de confiança –, esteve presente em boas jogadas de ataque, ajudou a criar perigo e evidenciou-se por um bom posicionamento. No ataque, destaque ainda para Aboubakar que esteve sempre irrequieto, assinando bons pormenores. O meio-campo dos dragões teve uma actuação discreta e competente mas sem grande espanto, sendo que na defesa há que destacar os laterais – fizeram ambos um bom jogo, com Ricardo (principalmente) a protagonizar belos lances individuais e dando constante apoio ao ataque portista.

Aos 28’ o guardião do Rio Ave travou um livre perigoso de Casemiro e depois fez uma grande defesa na recarga de Adrián (irra que até chateia o azar do espanhol). E foi quase sempre nesta toada que decorreram os primeiros quarenta e cinco minutos: Porto mais forte, com bastante profundidade no jogo e várias vezes perto do golo. O Rio Ave nunca foi uma equipa acomodada na partida mas também nunca fez o suficiente para justificar qualquer possível vantagem.

A segunda parte trouxe um jogo não tão bonito mas ainda mais disputado e com mais batalha ao nível do meio-campo (mesmo que o ascendente portista fosse indesmentível). Aos 56’, Adrian atirou ao poste, e aos 61’ Aboubakar fez o golo na sequência de um canto. O Porto começou então a gerir a vantagem, baixando as suas linhas, nunca perdendo a baliza de vista mas permitindo ao Rio Ave aproximar-se com mais perigo das redes de Andrés Fernández.

Aos 65’ saiu Quaresma (aborrecido, claro!) e entrou Campaña mas a corrente do jogo manteve-se inalterada. Aos 76’ foi Brahimi quem entrou para o lugar de Quintero, com o objectivo de mexer um pouco no ataque portista, que continuava a ter em Aboubakar a sua referência. O Rio Ave nunca deitou a toalha ao chão e chegou mesmo a acertar na barra de um Andrés Fernandez pouco seguro nas saídas. Porém, a história e o resultado do jogo estavam encontrados e a troca de Óliver Torres por Aboubakar nada trouxe de novo; mais do que isso, foi com uma desnecessária ansiedade que Casemiro cortou a bola na área portista no último lance da partida.

Um jogo bem disputado em que a vitória portista foi justa, possibilitando a conquista dos primeiros três pontos no grupo D da famigerada Taça da Liga. Lopetegui rodou e ganhou, tal como se exigia.

 

A Figura

Aboubakar – Pelo golo que marcou e pelo muito que trabalhou. Por vezes trapalhão mas sempre  procurando a baliza.

O Fora-de-Jogo

Andrés Fernandez– Difícil escolha já que ninguém jogou propriamente mal. No caso do guarda-redes, não sofreu golos nem fez uma má exibição mas apresentou-se inseguro nas saídas (num jogo em que não teve muito trabalho) e podia ter comprometido.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nestory Irankunda já está em Lisboa para assinar pelo Sporting: «Muito feliz por estar aqui»

Nestory Irankunda já está em Lisboa, onde vai realizar os exames médicos e assinar contrato com o Sporting esta quarta-feira.

Kalvin Phillips volta a ser emprestado ao Sheffield United

Kalvin Philips foi novamente emprestado ao Sheffield United. O médio-defensivo chega do Manchester City até ao final da época.

Everton e Crystal Palace trocam os extremos

O Everton troca Dwight Mcneil por Brennan Johnson do Crystal Palace. Ambos os jogadores assinaram um contrato válido durante quatro épocas.

Divin Mubama emprestado ao Southampton

Divin Mubama foi anunciado no Southampton. O ponta-lança chega por empréstimo do Manchester City até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Boca Juniors contrata Enner Valencia

Enner Valencia foi anunciado no Boca Juniors. O ponta-lança chega a custo zero e assina um contrato válido até dezembro de 2027.

Al Yarmouk vence e mantém o segundo lugar da Zain First Division

O Al Yarmouk, orientado por José Mota, vence o Burgan e mantém o segundo lugar na luta pela promoção ao principal escalão do Kuwait.

Manor Solomon reforça West Ham de Nuno Espírito Santo

O West Ham anunciou Manor Solomon como reforço. O internacional israelita deixou o Tottenham depois de três empréstimos.