- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

De telemóvel na mão, com um nervoso miudinho, lá ia eu actualizando a página online da UEFA à espera de saber qual o adversário do Porto nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A notícia chegou-me através de um portista que, baixinho, soltou um “f*da-se, já fomos!” – o Barcelona iria encontrar o PSG, por isso só restava uma equipa que provocasse uma reacção tão franca. O Bayern de Munique, claro. Passado uns segundos lá me chegou a confirmação (a página apresentava um certo atraso em relação a outras fontes): o Porto vai mesmo defrontar os bávaros.

As probabilidades de sucesso são baixas. Aliás, seriam baixas com grande parte das equipas, mas defrontando o Barcelona ou Bayern Munique, então o cenário ficaria ainda mais negro. Analisando os resultados do Bayern Munique no campeonato alemão, vemos que tem apenas quatro empates (só um destes foi em casa) e uma derrota. Na Liga dos Campeões tem um empate, com o Shakhtar Donetsk, e uma derrota, com o Manchester City, ambos fora de casa. Pelo caminho humilhou a Roma, por 7-1, em Itália, e goleou o mesmo Shakhtar, por 7-0, na 2ª mão dos oitavos-de-final. Em suma, estão num grande momento de forma – melhoraram em relação ao ano passado (Guardiola introduziu algumas mudanças depois do insucesso na Europa na época anterior), pelo que até será díficil “copiar” tácticas.

A qualidade técnica e táctica dos bávaros é brilhante. É uma equipa que consegue alternar entre uma posse de bola asfixiante e um jogo directo letal (Ribery, Muller e Robben dão muita verticalidade ao jogo), que tem craques de encher o olho e, por tudo isto, não é fácil encontrar uma brecha na perfeição da máquina alemã. Se tivesse que apostar, diria que vamos tentar aproveitar o contra-ataque, com Brahimi e Tello nas alas, e talvez soframos alguma alteração táctica, deslocando o argelino mais para o centro para tentar povoar o nosso meio-campo. De qualquer forma, será curioso assistir a este duelo, pois o Porto também joga preferencialmente em posse; acredito, no entanto, que a posse de bola do Bayern venha a prevalecer.

A única vantagem que o Porto teve neste sorteio foi a de jogar primeiramente em casa. Contra um adversário desta qualidade, penso que um bom jogo em casa pode ajudar a encarar a 2ª mão com outros olhos e com mais confiança, ao invés de um primeiro jogo fora que pode trazer, desde logo, um resultado pouco esperançoso para os da Invicta. Abril vai ser um mês de tudo ou nada para o Porto pois poderá defrontar – caso chegue à final da Taça da Liga – duas vezes o Benfica e, ainda, claro, o Bayern.

Sabemos que as probabilidades de sucesso em duas das três competições são difíceis, quer pelos adversários (no caso da Liga dos Campeões), quer pela diferença pontual (no Campeonato) mas é nestas alturas que temos de ter jogadores à Porto. Que deixem sangue, suor e lágrimas no campo e que sejam autênticos guerreiros. As imagens de Viena vieram logo à memória; são condições e equipas diferentes mas já na altura nos davam como mortos. A ilusão e o sonho podem prevalecer, com alemães e portugueses (principalmente os outros que não estão lá e que se roem de inveja…) a serem surpreendidos, e é nisso que todos os portistas, no fundo, acreditam. Espero que a equipa não deixe de acreditar nunca porque nós também jamais o deixaremos.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeremiah St. Juste após ter saído por questões físicas: «Estou bem, obrigado pelo apoio»

Jeremiah St. Juste garante estar bem e agradece pelo apoio. Defesa-central do Feyenoord deixou jogo por questões físicas.

Rodrigo Mora a falso 9: encaixa no modelo de jogo de Francesco Farioli?

Rodrigo Mora a falso 9 no FC Porto: análise ao contexto, às exigências físicas e ao encaixe nas ideias de Francesco Farioli.

Do susto ao delírio: Caxinas aplica “chapa seis” num dérbi virado do avesso | ADCR Caxinas 6-3 Rio Ave

O Pavilhão do Centro Comunitário das Caxinas vestiu-se de gala, lotou por completo e assistiu a um dérbi memorável.

Kevin De Bruyne não joga desde outubro e está mais perto de voltar: eis as novidades

O Nápoles trouxe novidades sobre Kevin De Bruyne. Internacional belga está a recuperar de uma lesão sofrida no final de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Onda de violência no México: Jogo entre Queretaro e Juárez de Ricardinho adiado

O encontro entre o Queretaro e o Juárez de Ricardinho estava marcado para a madrugada desta segunda-feira, mas foi adiado devido à onda de violência no México.

Real Madrid quer 10 milhões de euros por médio, que pode vir a sair

Dani Ceballos pode deixar o Real Madrid. Presidente Florentino Pérez define preço do médio nos 10 milhões de euros.

Mallorca pode trocar de treinador: próximo jogo promete ser decisivo

O Mallorca pode despedir nos próximos dias Jagoba Arrasate, devido aos maus resultados na presente temporada.