- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

De telemóvel na mão, com um nervoso miudinho, lá ia eu actualizando a página online da UEFA à espera de saber qual o adversário do Porto nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A notícia chegou-me através de um portista que, baixinho, soltou um “f*da-se, já fomos!” – o Barcelona iria encontrar o PSG, por isso só restava uma equipa que provocasse uma reacção tão franca. O Bayern de Munique, claro. Passado uns segundos lá me chegou a confirmação (a página apresentava um certo atraso em relação a outras fontes): o Porto vai mesmo defrontar os bávaros.

As probabilidades de sucesso são baixas. Aliás, seriam baixas com grande parte das equipas, mas defrontando o Barcelona ou Bayern Munique, então o cenário ficaria ainda mais negro. Analisando os resultados do Bayern Munique no campeonato alemão, vemos que tem apenas quatro empates (só um destes foi em casa) e uma derrota. Na Liga dos Campeões tem um empate, com o Shakhtar Donetsk, e uma derrota, com o Manchester City, ambos fora de casa. Pelo caminho humilhou a Roma, por 7-1, em Itália, e goleou o mesmo Shakhtar, por 7-0, na 2ª mão dos oitavos-de-final. Em suma, estão num grande momento de forma – melhoraram em relação ao ano passado (Guardiola introduziu algumas mudanças depois do insucesso na Europa na época anterior), pelo que até será díficil “copiar” tácticas.

A qualidade técnica e táctica dos bávaros é brilhante. É uma equipa que consegue alternar entre uma posse de bola asfixiante e um jogo directo letal (Ribery, Muller e Robben dão muita verticalidade ao jogo), que tem craques de encher o olho e, por tudo isto, não é fácil encontrar uma brecha na perfeição da máquina alemã. Se tivesse que apostar, diria que vamos tentar aproveitar o contra-ataque, com Brahimi e Tello nas alas, e talvez soframos alguma alteração táctica, deslocando o argelino mais para o centro para tentar povoar o nosso meio-campo. De qualquer forma, será curioso assistir a este duelo, pois o Porto também joga preferencialmente em posse; acredito, no entanto, que a posse de bola do Bayern venha a prevalecer.

A única vantagem que o Porto teve neste sorteio foi a de jogar primeiramente em casa. Contra um adversário desta qualidade, penso que um bom jogo em casa pode ajudar a encarar a 2ª mão com outros olhos e com mais confiança, ao invés de um primeiro jogo fora que pode trazer, desde logo, um resultado pouco esperançoso para os da Invicta. Abril vai ser um mês de tudo ou nada para o Porto pois poderá defrontar – caso chegue à final da Taça da Liga – duas vezes o Benfica e, ainda, claro, o Bayern.

Sabemos que as probabilidades de sucesso em duas das três competições são difíceis, quer pelos adversários (no caso da Liga dos Campeões), quer pela diferença pontual (no Campeonato) mas é nestas alturas que temos de ter jogadores à Porto. Que deixem sangue, suor e lágrimas no campo e que sejam autênticos guerreiros. As imagens de Viena vieram logo à memória; são condições e equipas diferentes mas já na altura nos davam como mortos. A ilusão e o sonho podem prevalecer, com alemães e portugueses (principalmente os outros que não estão lá e que se roem de inveja…) a serem surpreendidos, e é nisso que todos os portistas, no fundo, acreditam. Espero que a equipa não deixe de acreditar nunca porque nós também jamais o deixaremos.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.