“Sangue novo” num onze pouco mexido

- Advertisement -

Equipa que ganha não mexe! Uma das velhas máximas do desporto, também aplicada ao futebol, poucas vezes se concretiza quando se fala na mudança de época. Uma temporada bem conseguida desperta interesses e nem todos os jogadores influentes chegam depois a transitar. Na versão 2018/2019 do FC Porto, as novidades no onze inicial são, para já duas, mas mais podem estar por vir.

Marcano e Ricardo Pereira foram, na prática, os dois titulares indiscutíveis a rumar a outras paragens. Com Diogo Dalot a deixar também o dragão, Maxi Pereira voltou a agarrar a titularidade no onze e foi o escolhido nos primeiros dois jogos oficiais da equipa. Para fazer dupla com Felipe no centro da defesa, Diogo Leite. Com apenas 19 anos, o central fez formação no FC Porto e serviu, no ano passado, os bês do clube. Estreou-se em jogos oficiais, pela equipa principal, no jogo da Supertaça, frente ao Clube Desportivo das Aves, e foi novamente escolha para Sérgio Conceição no arranque do campeonato, frente ao GD Chaves.

Desde Fernando Couto, em 1988, que o FC Porto não estreava um central tão novo, mas a verdade é que já poucos colocam em causa o seu talento e capacidade para ocupar o lugar. A responsabilidade de substituir Marcano ao lado de Felipe é grande, tendo os dois sido imperiais e contribuído para que os azuis e brancos tivessem a defesa menos batida da liga. No jogo frente aos flavienses, Diogo Leite deu mostras de ter o que é necessário para fazer esquecer o espanhol, tendo-se destacado no jogo aéreo e vencido sete lances pelo ar. Seguro no seu papel, Diogo Leite acabou por não ter uma noite muito ocupada na sua estreia no Dragão, frente a um GD Chaves sem caudal ofensivo e sem capacidade de criar lances dignos de perturbar Casillas.

Diogo Leite faz, a par com Felipe, a dupla de centrais azul e branca
Fonte: FC Porto

Já na frente, e apesar dos principais protagonistas da temporada passada continuarem no plantel, uma nova cara tem marcado presença no onze: André Pereira. O período conturbado que se vive com Marega tem mantido o maliano afastado das opções de Sérgio Conceição e, para atuar com Aboubakar na Supertaça, o treinador optou por lançar André Pereira. A lesão de Soares, que entrou no decorrer dessa partida, veio limitar ainda mais as opções para Conceição, que voltou a apostar no jovem avançado português no arranque da liga. E a verdade é que, a André Pereira, só faltou marcar. Se na época passada a lesão de Tiquinho Soares valeu uma oportunidade a Marega, este ano pode ser a vez de André Pereira conseguir afirmar-se no clube, depois de na época passada ter estado emprestado aos sadinos.

Contudo, até fecho do mercado, mais mexidas podem trazer alterações para o dragão. Alex Telles e Brahimi continuam a despertar interesses no estrangeiro e o FC Porto pode não ter argumentos para os conseguir manter na invicta. Os dois voltaram a estar num grande nível este ano, no primeiro jogo do campeonato. Destaque também para Herrera e Sérgio Oliveira na partida com os flavienses, a darem mostras de continuidade ao trabalho conjunto que desenvolveram no ano passado.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O outro lado da moeda: o que terá dito alegadamente Vinícius Júnior a Gianluca Prestianni

Vinícius Júnior acusou Gianluca Prestianni de ter tido para com ele uma atitude racista, durante a partida entre o Benfica e o Real Madrid.

Podcast Papo de Bola #101 – A acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Prestianni

O "Papo de Bola" desta semana traz uma análise do que se passa com o avançado brasileiro Vinicius Júnior em casos de racismo que, consequentemente, sofre no mundo do futebol.

José Mourinho: Instituição anti-racismo acusa o técnico de «manipulação psicológica» a Vinícius Júnior

A instituição Kick It Out deixou críticas às declarações de José Mourinho, reprovando que a forma como «não reconheceu a denúncia».

Mikael Silvestre deixa a garantia: «Estamos a tentar encontrar formas de sancionar jogadores que estão a falar enquanto tapam a boca»

Mikael Silvestre garantiu que a FIFA está em busca de formas de castigar jogadores que falem com a boca tapada.

PUB

Mais Artigos Populares

Namorada de Vinícius Júnior elogia o seu parceiro após polémica no Estádio da Luz: «Temos de falar sobre a coragem dele»

Virgínia Fonseca defendeu o namorado Vinícius Júnior após as acusações a Gianluca Prestianni de proferir insultos racistas durante o Benfica x Real Madrid.

Agente de Gianluca Prestianni defende o argentino: «Acredito e confio no Gianluca»

Um dos agentes de Gianluca Prestianni, Gaston Fernández, saiu em defesa do seu cliente, destacando que acredita e confia no argentino.

Jornalista espanhol não perdoa: «Tenho vergonha de que ontem Prestianni tenha saído como um herói do campo»

Ricardo Rosety, conhecido jornalista espanhol, abordou o caso de racismo no qual Gianluca Prestianni e Viníicus Júnior não protagonistas.