“Sangue novo” num onze pouco mexido

- Advertisement -

Equipa que ganha não mexe! Uma das velhas máximas do desporto, também aplicada ao futebol, poucas vezes se concretiza quando se fala na mudança de época. Uma temporada bem conseguida desperta interesses e nem todos os jogadores influentes chegam depois a transitar. Na versão 2018/2019 do FC Porto, as novidades no onze inicial são, para já duas, mas mais podem estar por vir.

Marcano e Ricardo Pereira foram, na prática, os dois titulares indiscutíveis a rumar a outras paragens. Com Diogo Dalot a deixar também o dragão, Maxi Pereira voltou a agarrar a titularidade no onze e foi o escolhido nos primeiros dois jogos oficiais da equipa. Para fazer dupla com Felipe no centro da defesa, Diogo Leite. Com apenas 19 anos, o central fez formação no FC Porto e serviu, no ano passado, os bês do clube. Estreou-se em jogos oficiais, pela equipa principal, no jogo da Supertaça, frente ao Clube Desportivo das Aves, e foi novamente escolha para Sérgio Conceição no arranque do campeonato, frente ao GD Chaves.

Desde Fernando Couto, em 1988, que o FC Porto não estreava um central tão novo, mas a verdade é que já poucos colocam em causa o seu talento e capacidade para ocupar o lugar. A responsabilidade de substituir Marcano ao lado de Felipe é grande, tendo os dois sido imperiais e contribuído para que os azuis e brancos tivessem a defesa menos batida da liga. No jogo frente aos flavienses, Diogo Leite deu mostras de ter o que é necessário para fazer esquecer o espanhol, tendo-se destacado no jogo aéreo e vencido sete lances pelo ar. Seguro no seu papel, Diogo Leite acabou por não ter uma noite muito ocupada na sua estreia no Dragão, frente a um GD Chaves sem caudal ofensivo e sem capacidade de criar lances dignos de perturbar Casillas.

Diogo Leite faz, a par com Felipe, a dupla de centrais azul e branca
Fonte: FC Porto

Já na frente, e apesar dos principais protagonistas da temporada passada continuarem no plantel, uma nova cara tem marcado presença no onze: André Pereira. O período conturbado que se vive com Marega tem mantido o maliano afastado das opções de Sérgio Conceição e, para atuar com Aboubakar na Supertaça, o treinador optou por lançar André Pereira. A lesão de Soares, que entrou no decorrer dessa partida, veio limitar ainda mais as opções para Conceição, que voltou a apostar no jovem avançado português no arranque da liga. E a verdade é que, a André Pereira, só faltou marcar. Se na época passada a lesão de Tiquinho Soares valeu uma oportunidade a Marega, este ano pode ser a vez de André Pereira conseguir afirmar-se no clube, depois de na época passada ter estado emprestado aos sadinos.

Contudo, até fecho do mercado, mais mexidas podem trazer alterações para o dragão. Alex Telles e Brahimi continuam a despertar interesses no estrangeiro e o FC Porto pode não ter argumentos para os conseguir manter na invicta. Os dois voltaram a estar num grande nível este ano, no primeiro jogo do campeonato. Destaque também para Herrera e Sérgio Oliveira na partida com os flavienses, a darem mostras de continuidade ao trabalho conjunto que desenvolveram no ano passado.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Diriyah de Bruno Lage chega a acordo por internacional brasileiro

Malcom deve ser emprestado pelo Al Hilal ao Al Diriyah de Bruno Lage. Clubes da Arábia Saudita chegaram a acordo.

UEFA, AFC e CONCACAF unem-se para exigir explicações a Gianni Infantino: «Uma quebra fundamental de confiança com as próprias instituições que a FIFA existe...

Nova correspondência da UEFA, AFC e CONCACAF para a FIFA. Três confederações tecem acusações e exigem explicações a Gianni Infantino.

Benfica está agora há 4 épocas consecutivas sem vencer na 1ª jornada da Primeira Liga

O Benfica empatou 2-2 com o Académico de Viseu. É a quarta época que as águias não vencem na primeira jornada.

Ricardo Velho a treinar à parte no Farense enquanto espera pelo futuro resolvido e por transferência em definitivo

Ricardo Velho continua a aguardar a definição do futuro. Guarda-redes treina à parte e aguarda por propostas.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan de Ruben Amorim rejeita 40 milhões de euros por Rafael Leão e define preço para vender o internacional português

O Galatasaray subiu a parada, mas ainda não conseguiu convencer o AC Milan. Turcos viram proposta rejeitada por Rafael Leão.

Alverca pode encaixar mais de 25 milhões de euros com 2 jogadores

Bastien Meupiyou (defesa) e Chiquinho (extremo) podem sair do Alverca e fazer render mais de 25 milhões de euros.

Imprensa italiana faz força para ver Gonçalo Inácio no AC Milan: «Seria a contratação ideal para o estilo de jogo de Ruben Amorim»

O mercado do AC Milan continua a ser muito abordado em Itália. Surgem novos apelos para nova reunião entre Gonçalo Inácio e Ruben Amorim.