📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Schalke 04 0-0 FC Porto: Sem criatividade

- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

No quarto jogo da pré-época portista, os dragões encontraram o velho conhecido Schalke 04. Desta vez não estava em causa a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões mas mais um jogo de preparação que serviu para testar a equipa de Lopetegui. O onze titular portista apresentado foi Iker Casillas; Ricardo Pereira, Lichnovsky, Marcano e Alex Sandro; Evandro, Rúben Neves e Sérgio Oliveira; Varela, Aboubakar e Brahimi. Havia portanto que testar alguém novo no centro da defesa, já que, com as indefinições da pré-época, não se saberá se Lichnovsky não terá que ser chamado ao longo da época 2015/2016.

O jogo começou repartido, com o Porto a tentar manter a posse de bola e o Schalke 04 a aproveitar bem os espaços deixados no meio-campo para fazer o contra-ataque rápido. Por isso mesmo, a primeira grande oportunidade foi alemã – um grande remate de primeira de Huntelaar para uma excelente defesa de Iker Casillas. Os extremos Varela e Brahimi (principalmente o argelino) viram-se muitas vezes obrigados a recuar  no terreno para receber a bola, já que houve dificuldade do meio-campo em transportar a bola para o ataque. Aos 20 minutos, houve um lance perigoso a favor do Porto, com Alex Sandro (capitão) a adiantar-se na lateral e a acertar no poste com um remate cruzado.

Oportunidades para o Porto foram escassas, registando-se apenas alguns rasgos individuais que deram cor ao futebol portista. Varela quer mostrar-se a Lopetegui e pareceu bastante envolvido no jogo e com arranques rápidos, mas a falta de rotinas ainda é visível na equipa portista. Ricardo não é lateral (ainda), Sérgio Oliveira não é médio de transição de combate e Evandro não é certamente um 10 – os últimos dois parecem ter as posições trocadas. Notou-se um atraso na preparação em relação aos alemães. que conseguiram criar mais perigo resultante do jogo colectivo e do grande talento de Draxler. Aos 44’, defesa de improviso de Casillas depois de um cruzamento (não parece ter tocado em ninguém) traiçoeiro do Schalke. E assim fechou a primeira parte do jogo.

11224322_10153151217474037_2683113480947169771_n
O Schalke teve as melhores oportunidades de golo
Fonte: Facebook Schalke 04

Na segunda parte entraram Helton, Maxi, Maicon, André André e Cristian Tello (o Schalke que apresentou o mesmo onze). O Porto entrou mais enérgico, pressionando o adversário na saída de bola e demonstrando vontade de fazer o golo, mas a primeira oportunidade foi alemã – aos 58’, Helton, numa saída rápida, cobriu a baliza e evitou o primeiro tento do jogo. Aos 61’, entrou Danilo Pereira para o lugar de Ruben Neves, que voltou a apresentar apontamentos de classe nos passes e visão de jogo. Aos 63’, entrou Bueno para o lugar de Evandro, mais uma vez reforçando a ideia de que foi contratado para a posição de médio ofensivo e não de avançado.

Não houve grandes oportunidades de parte a parte durante o segundo tempo e nem a entrada de Adrian e André Silva mexeram muito com a equipa, que se mostrou mais equilibrada a jogar em 4-2-3-1. Continua a faltar posse de bola ofensiva, isto é, ter a bola no meio-campo do adversário e perto da área. Ou realmente é um problema de metodologia ou, apesar dos inúmeros médios que temos, falta um médio criativo que consiga ter bola – um Óliver! De resto, confesso que gosto do toque de bola de Bueno e estou curioso para ver o que sai deste jogador.

Outro pormenor importante é o ponta-de-lança; temos que encontrar um pivot ofensivo, sob risco de virmos a ter dificuldades em produzir jogadas de perigo, coisa que aliás já vem acontecendo nestes jogos. A SAD certamente está a trabalhar nesse dossier. Faltou Imbula neste jogo e, se tivesse que arriscar, o meio-campo será entregue a Danilo Pereira, Imbula e a um terceiro médio, que é alguém que está para vir ou será o nosso velho conhecido Herrera, que jogará mais adiantado no terreno. Ruben Neves e André André estão bem e têm qualidade a nível da primeira fase de construção – aí parece um problema resolvido! Falta então a criatividade do último passe.  Vamos ver que evolução e que novidades nos traz o nosso Porto, numa altura em que já não estamos longe do inicio do campeonato.

Figura do Jogo: Brahimi – Sem fazer um jogo brilhante, foi quem segurou mais a bola e de quem veio mais fantasia.

Fora-de-jogo: Aboubakar – Muito apagado no jogo, a bola não lhe chegou mas também não a soube procurar.

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.