Sem Danilo é outra música…

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Capacidade no jogo aéreo, excelente ocupação de espaços, início de construção e eficácia defensiva (nomeadamente na recuperação da bola) são alguns dos handicaps mais visíveis neste “novo” FC Porto sem Danilo Pereira. Começando pelo momento defensivo, talvez o menor dos problemas – já que não se prevê grande exposição da equipa nesse momento do jogo nas provas internas -, a falta do “Comendador” não resulta em muitos alarmes, uma vez que, tanto Sporting CP como o Moreirense FC não tiveram arte nem engenho para criar grandes dificuldades ao FC Porto. Acima de tudo, fica a clara ideia de que se deveu ao mérito próprio a incapacidade para a equipa sair vitoriosa dos dois últimos jogos.

A escolha para o lugar do internacional português tem recaído em Herrera, o que, face à ausência de Marcano no jogo com o Moreirense FC, até se compreende. Caso contrário, Diego Reyes seria a opção mais lúcida para o lugar. Na comparação entre os dois mexicanos, o ‘central’ ganha pontos na precisão de passe (algo que faltou, e muito, a Herrera no último jogo para o campeonato), e esse acaba por ser um aspeto muito importante. Jogando contra a maioria das equipas deste campeonato, que se fecham bastante, seria importante que, na primeira zona de construção, o FC Porto tivesse um jogador com capacidade para, se não queimar linhas através da progressão, então para as queimar através de passes a rasgar os setores adversários. Herrera não é, de todo, um jogador com essas caraterísticas, uma vez que lateraliza demasiado o jogo do FC Porto ao invés de o verticalizar.

Herrera funciona muito melhor em zonas mais adiantadas do terreno Fonte: FC Porto
Herrera funciona muito melhor em zonas mais adiantadas do terreno
Fonte: FC Porto

Assim, creio que também Sérgio Oliveira, que entrou muitíssimo bem em Moreira de Cónegos, poderia ser uma mais-valia neste capítulo do passe, mas também na recuperação de bola. Foi possível, no meio do chuveirinho habitual que o final do jogo impunha, detetar alguns momentos de lucidez do português para encontrar caminhos alternativos e bem mais eficazes, desde logo o passe que deu início à jogada que culminou com o golo anulado a Waris.

No fundo, julgo que Herrera não se configura como a melhor opção para fazer de Danilo – já que é precisamente nessa posição que voltamos a ver o ‘velho’ Herrera, lento, errático e, aparentemente, desconcentrado. A posição “6” portista exige alguém com boa capacidade e visão de jogo, que faça a bola circular rapidamente (à imagem do que fazia Rúben Neves) e que, ao mesmo tempo, saiba posicionar-se corretamente no momento defensivo para recuperar a bola o mais rapidamente possível.

Foto de Capa: FC Porto

Texto revisto por: Teresa Lopes

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Pereira já fala como treinador do Nottingham Forest: «Temos condições muito boas para trabalhar e os jogadores têm muito talento»

Vítor Pereira é o novo treinador do Nottingham Forest. O técnico português já abordou o novo desafio no clube da Premier League.

Miguel Oliveira vai estrear-se nas Superbikes e a DAZN vai transmitir o campeonato

Miguel Oliveira vai viver em 2026 a sua temporada de estreia nas Superbikes. O Mundial vai ser transmitido em Portugal pela DAZN.

Benfica x Real Madrid: quanto vale o apuramento para os oitavos de final da Champions League?

O Benfica, caso consiga ultrapassar o Real Madrid e apurar-se para os oitavos de final da Champions League, pode garantir mais 11 milhões de euros para os seus cofres.

Benfica x Real Madrid: Chat GPT indica resultado da partida desta terça-feira

Benfica e Real Madrid enfrentam-se a partir das 20 horas desta terça-feira, para a Champions League. O Chat GPT fez uma estimativa do resultado da partida relativa à prova milionária.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Fotis Ioannidis faz mira ao Moreirense

Fotis Ioannidis prepara-se para regressar a lista de convocados do Sporting, entrando nos planos de Rui Borges para a partida frente ao Moreirense, relativa à 23.ª jornada da Primeira Liga.

Victor Osimhen admite que esteve perto da Juventus: «Quando a Juventus te liga, tu escutas»

Victor Osimhen assumiu que podia ter rumado à Juventus, mas o Nápoles não aceitou vencer o ponta de lança ao emblema de Turim, numa fase em que ainda estava no sul de Itália.

Jogador do Real Madrid esteve próximo de assinar pelo Benfica em 2023: eis toda a história

Thiago Pitarch é hoje em dia considerado uma jovem promessa do Real Madrid, mas a sua carreira podia ter passado pelo Benfica. A história remonta ao verão de 2023