📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sem Danilo é outra música…

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Capacidade no jogo aéreo, excelente ocupação de espaços, início de construção e eficácia defensiva (nomeadamente na recuperação da bola) são alguns dos handicaps mais visíveis neste “novo” FC Porto sem Danilo Pereira. Começando pelo momento defensivo, talvez o menor dos problemas – já que não se prevê grande exposição da equipa nesse momento do jogo nas provas internas -, a falta do “Comendador” não resulta em muitos alarmes, uma vez que, tanto Sporting CP como o Moreirense FC não tiveram arte nem engenho para criar grandes dificuldades ao FC Porto. Acima de tudo, fica a clara ideia de que se deveu ao mérito próprio a incapacidade para a equipa sair vitoriosa dos dois últimos jogos.

A escolha para o lugar do internacional português tem recaído em Herrera, o que, face à ausência de Marcano no jogo com o Moreirense FC, até se compreende. Caso contrário, Diego Reyes seria a opção mais lúcida para o lugar. Na comparação entre os dois mexicanos, o ‘central’ ganha pontos na precisão de passe (algo que faltou, e muito, a Herrera no último jogo para o campeonato), e esse acaba por ser um aspeto muito importante. Jogando contra a maioria das equipas deste campeonato, que se fecham bastante, seria importante que, na primeira zona de construção, o FC Porto tivesse um jogador com capacidade para, se não queimar linhas através da progressão, então para as queimar através de passes a rasgar os setores adversários. Herrera não é, de todo, um jogador com essas caraterísticas, uma vez que lateraliza demasiado o jogo do FC Porto ao invés de o verticalizar.

Herrera funciona muito melhor em zonas mais adiantadas do terreno Fonte: FC Porto
Herrera funciona muito melhor em zonas mais adiantadas do terreno
Fonte: FC Porto

Assim, creio que também Sérgio Oliveira, que entrou muitíssimo bem em Moreira de Cónegos, poderia ser uma mais-valia neste capítulo do passe, mas também na recuperação de bola. Foi possível, no meio do chuveirinho habitual que o final do jogo impunha, detetar alguns momentos de lucidez do português para encontrar caminhos alternativos e bem mais eficazes, desde logo o passe que deu início à jogada que culminou com o golo anulado a Waris.

No fundo, julgo que Herrera não se configura como a melhor opção para fazer de Danilo – já que é precisamente nessa posição que voltamos a ver o ‘velho’ Herrera, lento, errático e, aparentemente, desconcentrado. A posição “6” portista exige alguém com boa capacidade e visão de jogo, que faça a bola circular rapidamente (à imagem do que fazia Rúben Neves) e que, ao mesmo tempo, saiba posicionar-se corretamente no momento defensivo para recuperar a bola o mais rapidamente possível.

Foto de Capa: FC Porto

Texto revisto por: Teresa Lopes

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Tondela x FC Porto que se segue à 1ª derrota dos dragões em Portugal em 2025/26?

O Tondela recebe o FC Porto na 13.ª jornada da Primeira Liga. Em jornada de dérbi, dragões querem ganhar pontos aos rivais de Lisboa.

Sorteio do Mundial 2026: Chat GPT indica o grupo de Portugal

O sorteio do Mundial 2026 realiza-se durante esta sexta-feira. Portugal está no pote 1 e evita os adversários mais fortes.

Onde ver a final da MLS entre o Inter Miami de Lionel Messi e o Vancouver Whitecaps de Thomas Muller?

A final da MLS joga-se este sábado. Duelo coloca frente a frente o Inter Miami e o Vancouver Whitecaps no derradeiro jogo.

LeBron James abdica de recorde de 18 anos e contribui para a vitória dos Los Angeles Lakers

A série de 1297 jogos consecutivos de LeBron James a marcar 10 ou mais pontos na NBA terminou, mas a estrela dos Los Angeles Lakers mostrou que continua decisivo, dando o passe para o cesto da vitória sobre os Toronto Raptors.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Real Madrid recorda ensinamentos de José Mourinho: «Estou-lhe muito grato»

Marcelo revelou o momento decisivo da sua carreira com José Mourinho, destacando o papel do atual treinador do Benfica na sua evolução defensiva durante os anos de maior rivalidade com o Barcelona de Pep Guardiola.

Leonardo Jardim revela conversa que mudou a época no Cruzeiro: «Foi o clique para que eles conseguissem demonstrar o real valor»

Leonardo Jardim assumiu risco antes do jogo com o São Paulo e colocou cargo à disposição para provocar reação.

Melhor jogador da CAN 2023 anuncia que não joga mais pela Nigéria e falha próxima edição da prova

William Troost-Ekong, defesa central com 83 internacionalizações, anuncia a sua retirada da seleção nigeriana antes da CAN 2025.