Sem desculpa para falhar… o Campeonato!

- Advertisement -

atodososdesportistas

Com o rufar dos tambores que anunciava o encerramento do mercado de transferências, os adeptos do Futebol Clube do Porto puderam suspirar de alívio, por não verem uma incursão de última hora de nenhum clube por Jackson, Danilo, Alex Sandro ou Herrera. Mas suspiraram igualmente por não verem chegar aos rivais (principalmente ao Benfica, que era o clube que mais necessitava) um jogador de topo, um avançado de 20 golos ou um central que garantisse não deixar fugir pontos (estilo Garay ou Rojo). Todavia, isto trouxe também uma maior responsabilidade ao reino do Dragão: não temos desculpa se não formos campeões!

Analisando os onze-base dos três grandes do futebol português, creio que é uma questão de senso comum afirmar que a equipa do norte tem mais qualidade, mais opções e mais dinâmicas de jogo do que os seus rivais de Lisboa. É o conjunto que melhor defende, que melhor troca bola e que melhor decide qual o melhor momento do jogo para pressionar ou esperar pelo adversário. Peca ainda na desafinação no momento de fazer o último passe para finalização (algo natural numa equipa toda renovada), isto é, às vezes parece que a equipa quer entrar dentro da baliza com a bola… Não pense o leitor que com isto estou a desvalorizar o Benfica ou o Sporting, nada disso: as águias só podem melhorar com a inclusão de Júlio Cesar e Sílvio, tendo ainda Cristante (que sinceramente não conheço, mas de quem se espera muito), sendo que me parece evidente a falta de um ‘homem de área’; já os leões mantiveram a estrutura da época passada, aguentaram William e Slimani (os dois maiores reforços do defeso) mas a defesa tem transparecido alguma ‘tremideira’ quando pressionada (Sarr tem potencial mas não é, de todo, Rojo).

jm9
“Eu fico”, afirmou Jackson, para descanso do universo portista
Fonte: madeirafutebol.com

É por tudo isto que acho que o FC Porto está mais capaz de lutar pelo título, e tem de o assumir! Manter a matriz de jogo até então demonstrada, incluir Aboubakar e Otávio aos poucos para assimilarem processos de jogo e ser mais assertivo na hora de fazer o último passe é fundamental para que realmente esta equipa trilhe o caminho do sucesso. Não será um campeonato ganho “a passear”, por certo… E por isso espero ver estes (maioritariamente) jovens jogadores a saberem o que é ser Dragão, o que é sentir a responsabilidade de representar um clube, em termos de vitórias recentes, a anos-luz dos outros.

Ao dizer isto, devo também confessar que não estou igualmente confiante numa grande campanha europeia (espero estar enganado!), uma vez que a pressão da liga milionária pode trazer problemas a certos jogadores preponderantes mas ainda jovens e inexperientes nestas andanças (Fabiano, Indi, Neves, Brahimi ou Óliver).

O optimismo é algo de que sempre fui partidário, mas o realismo também… E temos de estar precavidos para tudo, caros portistas! Devemos saber que o nosso primeiro e real objectivo é voltar a conquistar o ceptro que nos pertenceu meritória e maioritariamente nos últimos longos anos: o de campeão nacional! Tudo o que vier a mais será, portanto, muito bem-vindo (Champions, Taça de Portugal ou até mesmo a Taça da Liga)!

maicon
Neste inicio de temporada, Maicon tem estado em plano de destaque
Fonte: campeoesfcporto.blogspot.com

Por último, devo também deixar aqui o meu mea culpa em relação às críticas que teci a Maicon num texto anterior. Parece que o central brasileiro leu o que escrevi e ganhou uma maturidade que até então não demonstrava. Tem sido um jogador de 90 minutos sem falhas de concentração, tem evitado protagonizar os passes longos que tanto o caracterizavam (pela negativa) e está a ser uma autêntica “torre de menagem” no castelo defensivo dos azuis-e-brancos, com Indi a ser um soldado de primeira linha, e tanto Alex Sandro como Danilo a tomarem conta das travessias entre defesa-ataque, sendo que a baliza, à guarda do Rei Fabiano (sim, admito o exagero nesta parte da analogia), tem sido um autêntico túmulo impenetrável, que assim espero que continue!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli revela: «Um dos primeiros telefonemas que recebi depois do título foi de Mourinho»

Francesco Farioli revelou que José Mourinho foi das primeiras pessoas a dar os parabéns pela conquista do título da Primeira Liga.

Al Ula de José Peseiro apura-se para a final do playoff de subida para a Liga da Arábia Saudita de forma dramática

O Al Ula, de José Peseiro, qualificou-se para a final do play-off de subida à primeira divisão saudita ao vencer o Al-Orobah por 2-1.

Imprensa nacional garante: António Silva continua no radar de gigante italiano

A Juventus mantém interesse em António Silva. Imprensa nacional afirma que o defesa do Benfica vê com bons olhos a possibilidade de uma mudança.

Francesco Farioli aborda futuro de Victor Froholdt e Diogo Costa: «Não quero pensar nisso, senão estraga-me o verão»

Francesco Farioli destacou a importância de Victor Froholdt e Diogo Costa no plantel do FC Porto, numa altura em que ambos são cobiçados no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Soares assume comando do Wuhan Three Towns

Ricardo Soares vai assumir o comando do Wuhan Three Towns. Será a terceira passagem do treinador português pelo futebol chinês.

Francesco Farioli destaca jogador do FC Porto: «Está preparado para a Seleção Nacional»

Francesco Farioli diz que Alberto Costa está preparado para a Seleção Nacional. Convocatória para o Mundial é já esta terça-feira.

Jorge Valdano prevê novo Real Madrid de José Mourinho e avisa: «Florentino Pérez não vai vender os heróis»

Jorge Valdano projetou o futuro do Real Madrid com a chegada de José Mourinho e deixou avisos sobre a gestão de Florentino Pérez.