📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sem desculpa para falhar… o Campeonato!

- Advertisement -

atodososdesportistas

Com o rufar dos tambores que anunciava o encerramento do mercado de transferências, os adeptos do Futebol Clube do Porto puderam suspirar de alívio, por não verem uma incursão de última hora de nenhum clube por Jackson, Danilo, Alex Sandro ou Herrera. Mas suspiraram igualmente por não verem chegar aos rivais (principalmente ao Benfica, que era o clube que mais necessitava) um jogador de topo, um avançado de 20 golos ou um central que garantisse não deixar fugir pontos (estilo Garay ou Rojo). Todavia, isto trouxe também uma maior responsabilidade ao reino do Dragão: não temos desculpa se não formos campeões!

Analisando os onze-base dos três grandes do futebol português, creio que é uma questão de senso comum afirmar que a equipa do norte tem mais qualidade, mais opções e mais dinâmicas de jogo do que os seus rivais de Lisboa. É o conjunto que melhor defende, que melhor troca bola e que melhor decide qual o melhor momento do jogo para pressionar ou esperar pelo adversário. Peca ainda na desafinação no momento de fazer o último passe para finalização (algo natural numa equipa toda renovada), isto é, às vezes parece que a equipa quer entrar dentro da baliza com a bola… Não pense o leitor que com isto estou a desvalorizar o Benfica ou o Sporting, nada disso: as águias só podem melhorar com a inclusão de Júlio Cesar e Sílvio, tendo ainda Cristante (que sinceramente não conheço, mas de quem se espera muito), sendo que me parece evidente a falta de um ‘homem de área’; já os leões mantiveram a estrutura da época passada, aguentaram William e Slimani (os dois maiores reforços do defeso) mas a defesa tem transparecido alguma ‘tremideira’ quando pressionada (Sarr tem potencial mas não é, de todo, Rojo).

jm9
“Eu fico”, afirmou Jackson, para descanso do universo portista
Fonte: madeirafutebol.com

É por tudo isto que acho que o FC Porto está mais capaz de lutar pelo título, e tem de o assumir! Manter a matriz de jogo até então demonstrada, incluir Aboubakar e Otávio aos poucos para assimilarem processos de jogo e ser mais assertivo na hora de fazer o último passe é fundamental para que realmente esta equipa trilhe o caminho do sucesso. Não será um campeonato ganho “a passear”, por certo… E por isso espero ver estes (maioritariamente) jovens jogadores a saberem o que é ser Dragão, o que é sentir a responsabilidade de representar um clube, em termos de vitórias recentes, a anos-luz dos outros.

Ao dizer isto, devo também confessar que não estou igualmente confiante numa grande campanha europeia (espero estar enganado!), uma vez que a pressão da liga milionária pode trazer problemas a certos jogadores preponderantes mas ainda jovens e inexperientes nestas andanças (Fabiano, Indi, Neves, Brahimi ou Óliver).

O optimismo é algo de que sempre fui partidário, mas o realismo também… E temos de estar precavidos para tudo, caros portistas! Devemos saber que o nosso primeiro e real objectivo é voltar a conquistar o ceptro que nos pertenceu meritória e maioritariamente nos últimos longos anos: o de campeão nacional! Tudo o que vier a mais será, portanto, muito bem-vindo (Champions, Taça de Portugal ou até mesmo a Taça da Liga)!

maicon
Neste inicio de temporada, Maicon tem estado em plano de destaque
Fonte: campeoesfcporto.blogspot.com

Por último, devo também deixar aqui o meu mea culpa em relação às críticas que teci a Maicon num texto anterior. Parece que o central brasileiro leu o que escrevi e ganhou uma maturidade que até então não demonstrava. Tem sido um jogador de 90 minutos sem falhas de concentração, tem evitado protagonizar os passes longos que tanto o caracterizavam (pela negativa) e está a ser uma autêntica “torre de menagem” no castelo defensivo dos azuis-e-brancos, com Indi a ser um soldado de primeira linha, e tanto Alex Sandro como Danilo a tomarem conta das travessias entre defesa-ataque, sendo que a baliza, à guarda do Rei Fabiano (sim, admito o exagero nesta parte da analogia), tem sido um autêntico túmulo impenetrável, que assim espero que continue!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.