📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Senhor capitão, nunca nos deixes, és demasiado bom | FC Porto

- Advertisement -

Pepe é Porto.

Este é o melhor mote para começar esta apreciação ao capitão portista que é o melhor central português da atualidade e, talvez, de sempre. A história do Képler Laveran Lima Ferreira começou em Portugal pelas mãos do CS Marítimo, e desde cedo deu para perceber que seria uma mais valia para a equipa madeirense. As duas temporadas na equipa principal mostraram que, além de estar pronto para dar o salto, mostrava uma raça equiparável como a que se sentia nos Dragões – o destino parecia certo.

A chegada ao FC Porto, além de entusiasmante, foi o palco que precisava para mostrar ao mundo a qualidade e intensidade que colocara ao jogo e começou desde logo a ser cobiçado pelos gigantes europeus que viam em Pepe aquilo que qualquer defesa central necessitava para se assumir e garantir pontos. A agressividade era uma das suas características mais reconhecidas e apreciadas no seio da invicta e pelo mundo, como tal, foi em 2007 que deu o grande salto na carreira com a saída para o Real Madrid CF.

Em Madrid o luso-brasileiro foi um sucesso, a dupla Ramos/Pepe era a dupla de centrais mais temida pela Europa fora, agressivos e eficazes, com algumas polémicas à mistura conseguiram garantir aos merengues a tão desejada “la décima” juntamente com uma mão cheia de títulos importantes para a história do clube. A saída do Real só acontece em 2017, 10 anos após a chegada à capital espanhola. Aos 33 anos, ainda cheio de vontade de ganhar títulos, optou por assinar contrato com o clube turco Besiktas JK. Esta passagem pela Turquia foi rápida e em janeiro de 2019, depois de muita especulação, regressou à casa que o mostrou ao mundo, o FC Porto.

Este regresso aconteceu numa altura em que a condição física do jogador era contestada pelos 35 anos, mas Pepe chegou com o estatuto de um dos melhores da atualidade e de sempre, algo que nunca se perde nos jogadores com estas características é a vontade de defender a equipa custe o que custar. Não chegou apenas para ser jogador mas para ser a voz que todos respeitavam dentro do balneário e fora dele.

Atualmente em 2021, com 38 anos, após a conquista de vários títulos pelos Dragões como capitão e, como se diz na gíria portuguesa, “ainda está para as curvas”, numa altura em que ninguém pensaria que manteria o nível mundial, provou a todos o contrário, está num pico de forma como há muito não se via em Portugal, excecional no posicionamento e imperial no jogo aéreo, mostrou no jogo contra a Juventus FC ser quase impossível ultrapassar o central.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Um exemplo para todos aqueles que sonham jogar no topo do futebol mundial, Pepe é o exemplo de acreditar e ter a raça que caracteriza tão bem as gentes da invicta. Para o clube é uma lufada de ar fresco saber que tem no luso-brasileiro, uma lenda do futebol em campo todos os jogos e a segurança, a liderança em campo quando a equipa está em momentos de mais pressão.

Como diz Rio Ferdinand: “pegava nestes clips (de Pepe a defender) e dava-os a cada um dos jovens centrais para verem – o seu posicionamento, vontade, comunicação, atenção, feeling e capacidade de perceber de onde vem o perigo, o uso do corpo..”.

Lembremo-nos para sempre do que foi e do que Pepe representa – um verdadeiro capitão.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Tentámos empurrar o João Simões para um espaço mais à frente para andarmos 1+3 entrelinhas»

Rui Borges analisou a vitória do Sporting diante do Alverca. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Tínhamos dois médios contra dois com o objetivo de soltar o Lincoln»

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca diante do Sporting. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Lançado por José Mourinho e vencedor da Europa League deixa futebol profissional para se dedicar à fotografia

Alfie Whiteman, antigo guarda-redes do Tottenham, terminou a carreira profissional aos 27 anos. Atualmente, trabalha com a fotografia.

Custódio Castro: «Faltou-nos velocidade e profundidade na frente»

Custódio Castro analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Foi um jogo difícil, mas fomos competitivos e bastante competentes»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Pedro Gonçalves: «Já marquei muitos golos por este clube e quero continuar a marcar mais»

Pedro Gonçalves analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Getafe derrota o aflito Girona e sobe ao lugar de acesso à Conference League

O Getafe venceu o Girona por 2-1, no encontro referente à 11.ª jornada da La Liga. Mario Martín e Borja Mayoral apontaram os golos da vitória dos azulones.