Ser a voz de comando que neutraliza a irreverência

- Advertisement -

As equipas B são o primeiro “choque” dos jovens craques que saem da formação com os olhos postos na competição de alto nível ao serviço das equipas principais dos mais variados clubes. As formações secundárias albergam o talento provenientes dos escalões anteriores, marinam-no e fazem a devida triagem. No fim, poucos são os que se salvam, até porque neste mundo a capacidade mental para acompanhar o muito talento dos pés é tão ou mais importante.

É, se calhar, um pouco a pensar nisso que o FC Porto recuperou uma estratégia formativa para a sua equipa B que havia conhecido um travão em 2014. Dois anos antes, aquando da ressurreição destas “equipas de reservas”, Zé António, um veterano e profundo conhecedor de todos os cantos e recantos do futebol português, fora a escolha para lidar e manter com os pés assentes no chão um lote imenso de jogadores que chegavam à equipa B cheios de expetativas.

É um pouco essa a função do mentor que o FC Porto vem escolhendo para ser o gestor de emoções de quem tem na irreverência a sua forma de estar no futebol, recheado de sonhos que tenciona vir a cumprir. O choque com a realidade do futebol sénior é, na maioria das vezes, bastante doloroso e difícil de encarar, pelo que uma voz de comando pronta a sustentar e minimizar as dores de crescimento acaba por ser uma boa ajuda, não só para os jovens talentos como também para a respetiva equipa técnica.

É nesse sentido que Rui Barros conta esta época com uma peça de peso no que à experiência e anos de rodagem ao mais alto nível diz respeito. Gonçalo Brandão foi o homem escolhido para, pelo menos durante os próximos dois anos, ser o prolongamento do treinador dentro de campo. A ele estará confiada uma etapa significativa e muitas vezes decisiva da formação dos jogadores.

Gonçalo Brandão conta com passagens em Portugal por Belenenses e Estoril Praia, mas na época passada jogou na Suíça
Fonte: Lausanne Sport

Nos últimos anos, vem havendo muito talento a marinar no Olival que, por uma ou outra razão, acaba por se perder na passagem para o futebol sénior. Os mais recentes casos de sucesso do clube azul e branco (Romário Baró, Fábio Silva e Tomás Esteves) mostram que a aposta vai ser efetivada nos próximos tempos e que bom pode ser que um jovem talento chegue à primeira equipa com a personalidade e o traquejo necessários para se afirmarem e não caírem a pique logo à primeira contrariedade.

Gonçalo Brandão é um defesa central de 32 anos, que iniciou a sua carreira de profissional em 2004, ao serviço do CF Os Belenenses, clube onde realizara toda a formação. São as sete épocas com o emblema de Belém ao peito que conferem a Gonçalo o estatuto de “expert” em futebol português, com passagem também pelo GD Estoril Praia. As experiências em Itália ao serviço do Parma, do AC Cesena e SSR Siena alargaram os horizontes da experiência e, para o FC Porto B, a escolha não poderia ser mais acertada.

Foto de capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad tem novo alvo do mercado e pode voltar a complicar transferência de Pedro Gonçalves

O Al Ittihad quer Ritsu Doan para render Moussa Diaby. Caso se confirme a troca, o clube continuará sem vaga para Pedro Gonçalves.

FC Porto com 2 regressos e 3 jovens da equipa B nos últimos preparos antes do jogo contra o Académico de Viseu

Novidades do treino do FC Porto nesta sexta-feira. Boas notícias para Francesco Farioli, que já havia antecipado os regressos.

Xabi Alonso manda recado a antigo jogador do Benfica: «É muito importante que sintam este desejo de jogar e tenham uma boa preparação»

Xabi Alonso fez o rescaldo da vitória do Chelsea na Taça da Liga Inglesa. Ausência de Enzo Fernández da convocatória motivou conversa.

Rafael Leão prepara regresso a Alvalade e estreia contra o Sporting

Rafael Leão está a caminho do Galatasaray. O emblema turco é adversário do Sporting na Champions League e pode permitir reencontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Adversário do Sporting na Champions League em negociações com o Benfica por Richard Ríos

Richard Ríos é alvo do Galatasaray e os turcos negoceiam com o Benfica. Médio colombiano pode deixar águias nos últimos dias do mercado.

Novo volte-face: Rafael Leão escolhe Turquia e já conhecidos valores

Rafael Leão escolheu rumar à Turquia. Extremo português está a caminho de trocar o AC Milan de Ruben Amorim pelo Galatasaray.

André Sabino e o sorteio do Torreense: «Temos algumas equipas de renome a nível europeu e queremos competir»

O Torreense já conhece os adversários da fase de liga da Europa League. Eis a reação de André Sabino, diretor desportivo.