Ser a voz de comando que neutraliza a irreverência

As equipas B são o primeiro “choque” dos jovens craques que saem da formação com os olhos postos na competição de alto nível ao serviço das equipas principais dos mais variados clubes. As formações secundárias albergam o talento provenientes dos escalões anteriores, marinam-no e fazem a devida triagem. No fim, poucos são os que se salvam, até porque neste mundo a capacidade mental para acompanhar o muito talento dos pés é tão ou mais importante.

É, se calhar, um pouco a pensar nisso que o FC Porto recuperou uma estratégia formativa para a sua equipa B que havia conhecido um travão em 2014. Dois anos antes, aquando da ressurreição destas “equipas de reservas”, Zé António, um veterano e profundo conhecedor de todos os cantos e recantos do futebol português, fora a escolha para lidar e manter com os pés assentes no chão um lote imenso de jogadores que chegavam à equipa B cheios de expetativas.

É um pouco essa a função do mentor que o FC Porto vem escolhendo para ser o gestor de emoções de quem tem na irreverência a sua forma de estar no futebol, recheado de sonhos que tenciona vir a cumprir. O choque com a realidade do futebol sénior é, na maioria das vezes, bastante doloroso e difícil de encarar, pelo que uma voz de comando pronta a sustentar e minimizar as dores de crescimento acaba por ser uma boa ajuda, não só para os jovens talentos como também para a respetiva equipa técnica.

É nesse sentido que Rui Barros conta esta época com uma peça de peso no que à experiência e anos de rodagem ao mais alto nível diz respeito. Gonçalo Brandão foi o homem escolhido para, pelo menos durante os próximos dois anos, ser o prolongamento do treinador dentro de campo. A ele estará confiada uma etapa significativa e muitas vezes decisiva da formação dos jogadores.

Gonçalo Brandão conta com passagens em Portugal por Belenenses e Estoril Praia, mas na época passada jogou na Suíça
Fonte: Lausanne Sport

Nos últimos anos, vem havendo muito talento a marinar no Olival que, por uma ou outra razão, acaba por se perder na passagem para o futebol sénior. Os mais recentes casos de sucesso do clube azul e branco (Romário Baró, Fábio Silva e Tomás Esteves) mostram que a aposta vai ser efetivada nos próximos tempos e que bom pode ser que um jovem talento chegue à primeira equipa com a personalidade e o traquejo necessários para se afirmarem e não caírem a pique logo à primeira contrariedade.

Gonçalo Brandão é um defesa central de 32 anos, que iniciou a sua carreira de profissional em 2004, ao serviço do CF Os Belenenses, clube onde realizara toda a formação. São as sete épocas com o emblema de Belém ao peito que conferem a Gonçalo o estatuto de “expert” em futebol português, com passagem também pelo GD Estoril Praia. As experiências em Itália ao serviço do Parma, do AC Cesena e SSR Siena alargaram os horizontes da experiência e, para o FC Porto B, a escolha não poderia ser mais acertada.

Foto de capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiga glória do Machester United critica jogador contratado por Ruben Amorim: «Não se encontra nem perto da melhor forma»

Gary Neville deixou críticas a Benjamin Sesko, avançado que chegou ao Old Trafford no presente mercado de transferências. O antigo defesa admitiu que o avançado não se encontra em forma.

Casa Pia volta a emprestar antiga promessa do Celta de Vigo

O Casa Pia decidiu emprestar novamente Raúl Blanco, desta vez ao Alcorcón. O jogador fez a sua formação no Celta de Vigo, onde foi considerada uma jovem promessa.

Tiago Djaló vai deixar a Juventus e há um interessado no central

Tiago Djaló pode deixar a Juventus neste mercado de transferências. O Besiktas está muito interessado no português. O central deverá abandonar Turim a título definitivo.

Eis o valor da proposta do FC Porto por Jakub Kiwior

Jakub Kiwior pode deixar o Arsenal neste mercado de transferências, com o FC Porto muito interessado no defesa. A proposta dos dragões poderá ser superior aos 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

O raio-x ao FC Porto de Francesco Farioli depois da goleada ao Casa Pia

Diante do Casa Pia, o FC Porto rubricou a sua melhor exibição, particularmente na primeira parte, aniquilando todas as chances dos gansos saírem em transição e matando qualquer hipótese de discutir o jogo.

5 Possíveis Surpresas da Primeira Liga em 2025/26

Os desempenhos da equipa na Liga vieram alimentar ainda mais os ânimos: nove pontos conquistados nos três primeiros encontros.

Os desenvolvimentos sobre Conrad Harder: AC Milan em negociações com agente e Sporting nesta segunda-feira e já há detalhes sobre o negócio

Continuam as negociações do AC Milan por Conrad Harder. O clube italiano está em conversas com o Sporting e o agente do avançado dinamarquês.