Primeira Liga, jornada 21: sábado, 20h30, 27 de fevereiro de 2021
ANTEVISÃO: SERÁ O CHEQUE-MATE?

No sábado, todas as atenções vão dar ao Estádio do Dragão, casa do FC Porto, onde os portistas preparam-se para receber a grande surpresa da temporada, o Sporting CP. Os Leões visitam os azuis e brancos confortavelmente no 1.º lugar, fruto dos dez pontos que separam as duas equipas. Desta forma, uma vitória dos pupilos de Rúben Amorim, no Porto, pode dissipar qualquer dúvida que ainda resista sobre a formação de Alvalade e aproximá-los da conquista do título que há tanto lhes foge. Pelo contrário, se se mantiver a tendência dos últimos anos, ou seja, os Dragões conquistarem os três pontos, apesar de difícil, a resiliência portista irá fazer-se sentir até ao fim do campeonato.

VÃO OS DRAGÕES CONSEGUIR REDUZIR DISTÂNCIAS PARA O LÍDER SPORTING CP? OU OS LEÕES VÃO SAIR COM UMA MAIOR VANTAGEM DO DRAGÃO? SE SABES A RESPOSTA, APOSTA JÁ EM BET.PT!

Por um lado, o FC Porto vem de uma vitória, na Madeira, mas de um período complicado na liga portuguesa, já que vinha de uma sequência de três empates seguidos, que complicaram muito as contas pelo título. Além disso, as exibições portistas tem deixado muito a desejar, sendo que a solidez que tanto se apontou ao FC Porto noutras épocas, parece ter desaparecido.

Por outro lado, temos um Sporting CP completamente renovado face às últimas épocas. Rúben Amorim está a protagonizar um trabalho fantástico no comando técnico leonino, tendo apenas cedido pontos em três ocasiões. O jovem técnico conseguiu montar um elenco sólido, unido, solidário e muito eficaz, que tem resultado em vitória atrás de vitória para os verdes e brancos.

10 DADOS RÁPIDOS

Anúncio Publicitário
  1. O FC Porto já não apresentava uma série de empates consecutivos tão longa desde a época de Nuno Espírito Santo;
  2. Pepe, com 38 anos de idade, se for a jogo, passará a ser o jogador mais velho de sempre a participar em clássicos do futebol português.
  3. A maior vitória dos dragões, no seu reduto, frente ao Sporting CP foi por 10-1, na longínqua época de 1935/1936.
  4. O registo histórico de embates entre estes emblemas pauta-se pelo equilíbrio, pois em 238 partidas, os dragões ganharam 86 desafios, já o conjunto de Alvalade levou a melhor em 83 ocasiões, sendo que já se registaram 69 empates.
  5. O Sporting CP já não ganha na casa dos portistas desde 2016, na altura, os atuais líderes do campeonato venceram por 1-3, numa partida de final de temporada.
  6. Um dos jogadores do momento do FC Porto, Francisco Conceição, passou pela formação destes dois clubes.
  7. O resultado mais comum entre um FC Porto vs Sporting CP é de 2-1, a favor dos homens da casa.
  8. O jogador com mais golos em duelos entre estas duas equipas é Fernando Peyroteo, com 22 tentos em 25 partidas. Peyroteo é um dos históricos jogadores do Sporting CP.
  9. A equipa de Rúben Amorim vai já no seu 6.º jogo consecutivo sempre a ganhar, sendo que já vai na melhor fase da sua época.
  10. O Sporting CP é a única equipa da liga portuguesa que ainda não conheceu o sabor da derrota, cedendo pontos em apenas 3 ocasiões, mas todas por empate.

 

JOGADORES A TER EM CONTA:

Francisco Conceição (FC Porto) – Dificilmente veremos o jovem prodígio da formação do FC Porto a atuar de início frente ao líder do campeonato. Mas se há alguém que tenha estado em evidência, ultimamente, no conjunto portista é este jogador. Apesar da sua estrutura débil, Francisco “finta” esse pequeno detalhe com a sua capacidade técnica e virtuosismo.

Para além disso, fruto da sua idade, demonstra uma total irreverência e não tem medo de partir no 1v1, algo que oferece maior dinâmica e intensidade ao momento ofensivo do FC Porto. Intensidade essa que também se verifica nas tarefas defensivas, ou não fosse Francisco Conceição filho de quem é. Assim, o jovem ala tem deixado, certamente, “água na boca” nos adeptos portistas, que já o apelidam de “Messi do Olival”.

Foto: Carlos Silva/Bola na Rede

Adán (Sporting CP) –  Podia ter escolhido aqui o Pedro Gonçalves, o João Palhinha ou até mesmo o Pedro Porro, mas também não deixa de ser mentira que uma das grandes aquisições do conjunto leonino foi o experiente guardião espanhol. Antonio Adán tem sido um dos rostos deste “novo” Sporting CP e um esteio na baliza do líder. Sempre muito seguro entre os postes, já por diversas vezes aguentou o resultado a favor da sua equipa.

É também muito comunicativo com os seus colegas, o que acaba por contribuir para os bons números que a formação leonina apresenta no plantel. Desta forma, atendendo ao critério qualidade/preço, o “nuestro hermano” está no top de melhores contratações desta temporada e é um jogador que Rúben Amorim pode certamente confiar.

 

XI PROVÁVEIS:

FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Sarr, Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Marega e Taremi.

Treinador: Sérgio Conceição

“O futebol é simples, não sofrer – o Sporting tem conseguido – e marcar. Nós somos o melhor ataque mas temos sofrido. O Sporting é equipa bastante pragmática, sabe o que quer no seu jogo, que é um jogo difícil para os adversários”.

Sporting CP: Adán, Coates, Feddal, Neto, Porro, Nuno Mendes, Palhinha, João Mário, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Tiago Tomás.

Treinador: Rúben Amorim

“Da mesma forma que o FC Porto nos conhece, nós também conhecemos o FC Porto. É uma equipa muito experiente, muito habituada a estes momentos. Nós não estamos, não passámos por isto tantas vezes, mas vamos jogar da mesma maneira”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 SPORTING CP

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome