Será o fim da rotatividade?

serefalaraporto

Estamos à entrada do quinto mês de trabalho da presente época e parece que finalmente Lopetegui começa a definir a equipa. Verdadeiramente, não era uma tarefa fácil, uma vez que os egos eram diversos, o plantel novo e muitos jogadores não se conheciam. Todavia, a necessidade de formar uma equipa era urgente tendo em vista os objetivos a que o clube se propunha.

Curiosidamente ou não, o onze era óbvio desde o início, salvo uma outra possibilidade. Dois jogos, duas vitórias, uma coisa em comum, os mesmos jogadores iniciais. Fabiano, Alex Sandro, Danilo, Maicon, Martins Indi, Casemiro, Herrera, Quintero, Brahimi, Tello e Jackson. É notória a ausência de jogadores portugueses! Dos que integram o plantel azul e branco, talvez só Quaresma pudesse discutir o lugar com Tello. Ruben Neves ainda é um miúdo que embora tenha muita qualidade deve jogar apenas alguns jogos, sem nunca esquecer que a principal prioridade é o seu crescimento (Ruben foi distinguido como a revelação do ano, vencendo um Dragão de Ouro). Assim sendo, no onze inicial estariam 3 internacionais brasileiros, 1 internacional holandês, 2 internacionais colombianos e 1 internacional argelino, cuja qualidade é inegável.

O "onze base" do FC Porto  Fonte: FC Porto Vídeos
O “onze base” do FC Porto
Fonte: FC Porto Vídeos

A colocação destas peças em campo permitiu a Lopetegui deixar fluir o seu jogo, pois algumas das lacunas até agora mais discutidas estão a ser diminuídas. Casemiro e Herrera dão apoio aos centrais na primeira fase de construção, diminuindo a possibilidade da “pressão alta” que o Porto tanto tem sofrido ao longo desta época. Herrera, com a função de ser o box-to-box da equipa, procura dar profundidade ofensiva, mas também transportar o jogo desde trás – é considerado o “Di María do meio-campo” e tem subido muito de rendimento. Casemiro talvez seja o jogador mais discutido por todos os espetadores, dado que ainda tem muitas lacunas para serem trabalhadas, mas é sem dúvida o melhor médio defensivo de que o plantel dispõe e por alguma razão foi recentemente convocado para uma das melhores e mais competitivas seleções do mundo.

Brahimi é visto como o grande mágico deste Porto e tem elevado cada vez mais o seu futebol a outro patamar. Já não é só o jogador que encantou na Liga Francesa e na Liga Espanhola (vencendo recentemente o prémio de melhor jogador africano na temporada transata) pelos seus dribles, pelos seus níveis acima da média no confronto 1×1. Brahimi é hoje um jogador de equipa, um jogador que usa as suas mágicas fintas em prol do coletivo, que marca, dá a marcar e distribui jogo. Será possivelmente o melhor jogador em termos de características individuais a atuar no campeonato português.

O colombiano Quintero tem um dom, o dom do último passe – é um número 10 puro, é um craque que começa a ganhar o seu lugar e a espalhar o seu futebol em campo, oferecendo golos, marcando golos, sendo o pilar entre o meio campo e o ataque. Estes dois jogadores, que alternam entre a ala e o meio-campo, são os criativos, os desequilibradores, os mágicos deste Porto versão 2014/2015 e, com o tempo, conhecendo-se cada vez melhor, certamente vão dar muito que falar esta temporada.

Quintero e Brahimi - os doís mágicos no Dragão  Fonte: zerozero.pt
Quintero e Brahimi – os doís mágicos no Dragão
Fonte: zerozero.pt

No ataque, temos também Tello, que vem da cantera do Barça e que possui uma enorme velocidade – deixou o egoísmo que apresentou no início da época (talvez pelo ego de vir do Barcelona) e tornou-se somente o jogador com mais assistências da equipa; e Jackson, que, com toda a sua qualidade, beneficia jogo após jogo de toda a envolvente em seu redor – tanta qualidade junta permite-lhe deter um ótimo registo de golos (recentemente venceu o prémio de melhor desportista do ano no Futebol Clube do Porto).

Na defesa, as laterais pertencem inegavelmente aos 2 internacionais brasileiros – Danilo (recentemente distinguido como o melhor futebolista do ano no reino azul e branco) e Alex Sandro. No centro da defesa, Martins Indi, o internacional holandês, parece ter assegurado o seu lugar no onze, acompanhado por Maicon.

Os próximos jogos irão ditar se a rotatividade acabou (ou pelo menos abrandou). Se assim for, o Porto tem, sem margem para dúvidas, uma equipa para lutar por todas as frentes que ainda disputa e, sobretudo, um plantel que, tendo uma média de idades de 23,8 anos, tem ainda uma margem de progressão enorme. A Taça de Portugal já não é um objetivo para esta época, os qrandes objetivos são obviamente a recuperar o título nacional e elevar o nome do clube na Liga dos Campeões. Só depende da equipa, a qualidade está toda lá. Somos Porto.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Luís Martins
João Luís Martins
Sócio do FC Porto desde o dia em que nasceu, é apaixonado por desporto e treinador de futebol.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Sporting bate FC Porto e Óquei de Barcelos ganha ao Benfica nas meias finais

O Sporting venceu o FC Porto por 7-4 nas meias finais do playoff da Liga de Hóquei. Óquei de Barcelos bate Benfica nos penáltis.

Al Hilal oficializa Simone Inzaghi que vai ganhar 26 milhões de euros por época

O Al Hilal oficializou esta quarta-feira a contratação de Simone Inzaghi. Técnico italiano assina por duas temporadas.

Cristiano Ronaldo chega aos 937 golos na carreira: Vê quantos pela Seleção

Cristiano Ronaldo marcou esta noite mais um golo para a contagem pessoal. Avançado português vai nos 937 golos.

Portugal vai lutar pela Liga das Nações: Confere todas as informações sobre a final

Portugal venceu esta quarta-feira a Alemanha por 2-1 e avançou para a final da Liga das Nações. Eis todas as informações.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição comenta golo no Alemanha x Portugal: «Foi um momento de inspiração»

Portugal venceu esta quarta-feira a Alemanha por 2-1 e avançou para a final da Liga das Nações. Francisco Conceição já reagiu.

Nuno Mendes olha para possível conquista da Liga das Nações: «É uma final e é para ganhar»

Portugal venceu esta quarta-feira a Alemanha por 2-1 e avançou para a final da Liga das Nações. Nuno Mendes já reagiu.

Bernardo Silva: «Provavelmente o árbitro não sabe as regras do futebol»

Portugal venceu esta quarta-feira a Alemanha por 2-1 e avançou para a final da Liga das Nações. Bernardo Silva já reagiu.