Sérgio Conceição e a busca por um onze inicial base | FC Porto

O FC Porto e Sérgio Conceição têm tido um início de campeonato um pouco atribulado, não a nível de resultados (pois até têm sido positivos), mas a nível de gestão da equipa.

Até ao último minuto do dia 31 de agosto, dia de fecho do mercado de transferências em Portugal, os dragões poderiam perder uma das suas principais peças, como por exemplo, Corona, Sérgio Oliveira, Mbemba e até o próprio Luis Díaz, jogadores estes que despertavam o interesse de alguns clubes.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O FC Porto, como sabemos, não conseguiu vender nenhum destes ativos, ficando assim com um plantel com o qual não esperava contar, ou seja, transparece que a equipa técnica esboçou uma época sem contar com algum destes jogadores – não é uma suposição, podemos constatar nos seis jogos jogados esta época.

Os dragões procuram ainda um onze inicial base e, ao que parece, procuram também um sistema base que tire o melhor das qualidades dos jogadores que este plantel constitui.

No entanto, a equipa técnica ainda não conseguiu “montar” um sistema base ou um onze inicial base, e, com isto, há uma falta de coesão na equipa, algo que se notou perfeitamente nos passados dois jogos frente ao Sporting CP, para o Campeonato, e frente ao Atlético Madrid, a contar para a Liga dos Campeões.

A equipa parece que ainda não engrenou com aquilo que o treinador pede, o jogo não flui, há uma desarmonia em todos os setores dos dragões.

Tanto na da defesa, como no duplo pivô do meio-campo e no ataque, atualmente, não sabemos quem de facto é titular.

Sérgio Conceição ainda não encontrou o FC Porto 2021/22, não conseguiu ainda vincar a sua imagem, como fez em épocas passadas, tanto a nível de consistência como a nível de dinâmicas de jogo.

Mas há que frisar também que, a equipa técnica, de certa forma, está refém de uma “falta de forma generalizada” de alguns jogadores do plantel, o que torna a busca por um onze base um pouco difícil, pois o treinador não tem os jogadores que queria a titular a 100% das suas capacidades.

É o caso de Sérgio Oliveira e de Corona, que não apresentam (nem de perto) o índice de forma que apresentaram na época anterior. Podemos também citar Taremi, Mbemba e Zaidu, este último que perdeu totalmente a confiança.

FC Porto Sérgio Conceição
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Posto isto, penso que Sérgio Conceição, face a esta “falta de forma generalizada”, deve dar oportunidade aos que estão a 100% das suas capacidades, com vontade de contribuir e crescer com a equipa.

Quero dizer com isto que é preciso “sangue novo” na equipa, jogadores como Vitinha, Pepê, Fábio Vieira, Evanilson e Francisco Conceição, devem ser apostas constantes ao longe dos jogos.

Para além de trazerem concorrência aos habituais titulares, podem trazer um novo ADN a este FC Porto 2021/22, que ainda não foi encontrado.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona vai propor acordo com Marc-André Ter Stegen e jogador pode ficar livre no mercado

O Barcelona está em busca de um acordo com Marc-André Ter Stegen para rescindir o contrato do guarda-redes.

Benfica não vai além de um empate frente ao Lusitano de Évora

O Benfica e o Lusitano de Évora empataram a três bolas durante este sábado, em jogo de treino de preparação para o Mundial de Clubes 2025.

AC Milan rejeita proposta abaixo dos 20 milhões de euros por Mike Maignan

O Chelsea quer contratar Mike Maignan ao AC Milan. Rossoneri rejeitam proposta de menos de 20 milhões de euros, vinda do Chelsea.

William Carvalho apontado à saída do Real Betis

William Carvalho pode estar de saída do Real Betis. Internacional português joga no clube espanhol desde 2018/19.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ave vai jogar na Primeira Liga 25/26 após bater Famalicão no playoff

O Rio Ave garantiu este sábado a promoção à Primeira Liga Feminina. Equipa do Vila do Conde venceu playoff ao Famalicão.

Sergi Altimira e Caio Barone apontados ao FC Porto

Sergi Altimira e Caio Barone foram apontados ao FC Porto nas últimas horas. O médio espanhol pertence ao Sevilha e o guarda-redes está no Flamengo.

Benfica com orçamento para 2025/26 chumbado

O Benfica viu o orçamento do clube para 2025/26 rejeitado pelos sócios. Sócio estão reunidos em Assembleia Geral.