Masterclass de Sérgio Conceição | FC Porto

- Advertisement -

Em mais uma vitória à boleia de Sérgio Conceição o FC Porto deslocou-se ao Estádio da Luz e voltou a vencer o SL Benfica, num jogo onde o treinador português demonstrou, uma vez mais, a sua leitura de jogo aprimorada perante uma equipa que está a fazer uma das melhores épocas nos últimos anos, tanto a nível nacional como internacional.

À entrada para o clássico, dez pontos separavam as duas equipas com os encarnados a chegarem com sete vitórias consecutivas e a praticar um futebol super ofensivo e numa fase em que tudo corre bem, e esse fator foi visível no primeiro e único golo da formação de Roger Schmidt após o cabeceamento e Gonçalo Ramos na barra e a bola a embater nas costas de Diogo Costa.

O objetivo era ocultar alguns dos jogadores mais determinantes do SL Benfica. Rafa, um dos melhores, no nosso campeonato, a jogar entrelinhas, sempre muito elétrico e com uma velocidade acima dos demais, João Mário no jogo interior assim com o Ausrnes, Grimaldo muito forte a aproveitar a profundidade e Gonçalo Ramos no jogo de apoio e claro, a sua finalização. Todos os descritos não estiveram a um nível habitual, graças à inteligência na preparação dos azuis e brancos e claro, na execução dos atletas, bem feita, do plano pensado para o jogo.

O FC Porto pressionou a toda a largura com quatro homens na frente e marcou a saída de bola dos encarnados, algo que os deixou bastante desconfortáveis. Taremi, Otávio, Pepê e Galeno, obrigando as águias a “bater” na frente e os dragões a ganhar num requisito onde são mais fortes que os demais adversários do campeonato, o jogo aéreo e as segundas bolas, com Grujic e Uribe a serem determinantes neste fator. Quando o SL Benfica saltava essa pressão, os azuis e brancos conseguiam levar os líderes do campeonato para as alas, deixando-os desconfortáveis nesse requisito, apesar do golo ter surgido daí.

Os encarnados não se encontraram em campo. A agressividade nas jogadas divididas deixou o SL Benfica, que prefere um adversário que jogue mais na expectativa, num contexto que não estão habituados e o dados estatísticos comprovam isso. Sendo uma das equipas da europa que mais fazem golos e têm sempre uma posse de bola acima do seu oponente, apenas fizeram um remate enquadrado com a baliza e tiveram 47% de posse.

Um jogo que podia ter “descambado”, tendo em conta o golo madrugador dos encarnados, mas apenas reforçou a necessidade do FC Porto ir atrás do resultado e parece que ao contrário do que o resultado ditava, os comandados de Sérgio Conceição começaram a ganhar nesse momento.

As exibições individuais de jogadores que não viviam o melhor momento fizeram a diferença para os dragões. Taremi, muito importante no apoio ao meio campo e encontrou-se com a baliza, Otávio (melhor da época do FC Porto) na boa leitura de jogo para saber quando pressionar Chiquinho ou os defesas, Galeno a aproveitar as fragilidades de Gilberto. Grujic forte nas interceções, dando ao Uribe mais liberdade para construir e pressionar mais próximo da área e o Pepê sempre muito elétrico, fosse a defender ou a atacar.

Sem esquecer o grande trabalho da linha defensiva. A pergunta é, o Pepe tem mesmo 40 anos?. Volta de lesão, num jogo de alta intensidade e exibesse num nível altíssimo. Leitura e posicionamento fora de série, será sempre uma opção válida estando disponível.

Mais uma vez, Sérgio Conceição e a sua equipa demonstraram que têm qualidade para vencer o campeonato e que em jogos “grandes” superiorizam-se, não só a nível tático como anímico. Um jogo que deixa espelhado toda a qualidade do plantel portista e do que poderia ter sido o campeonato do FC Porto se houvesse regularidade.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diretor do AS Mónaco admite desilusão com Paul Pogba: «O plano não está a funcionar como esperávamos»

Paul Pogba chegou este verão ao AS Mónaco após uma suspensão de 18 por doping. Desde então, jogou um total de 30 minutos em três jogos.

Força da Tática | FC Porto x Benfica

O clássico entre FC Porto e Benfica ficou definido pela capacidade de ambas as equipas se adaptarem ao longo do jogo.

A estrelinha de Farioli continua a brilhar| FC Porto 1-0 Benfica

O FC Porto entrou dominante, pressionante, agressivo na recuperação da bola e a empurrar o rival para zonas baixas do terreno.

Xabi Huarte pode deixar o Tondela e rumar ao CD Lugo

O CD Lugo está interessado no médio espanhol do Tondela, Xabi Huarte, e pretendem finalizar a contratação ainda durante o mercado de janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Ria Bose deixa o Sporting e ruma ao West Ham

O Sporting confirmou a saída de Ria Bose do plantel principal da equipa de Futebol Feminino. A jovem lateral foi transferida para o West Ham.

Nápoles pondera trocar Lorenzo Lucca por antigo avançado do Benfica

O Nápoles pode estar em vias de fazer uma troca direta com o Al Hilal. O clube italiano pode ceder Lorenzo Lucca e receber o ex-Benfica, Marcos Leonardo.

Rui Borges dá os parabéns ao Vitória SC pela Taça da Liga e confirma duas boas notícias no Sporting: «Possivelmente podem estar para jogo»

Esta quinta-feira, Rui Borges fez a antevisão ao embate da 18.ª jornada da Primeira Liga frente ao Casa Pia.