📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sérgio Conceição, o revolucionário!

- Advertisement -

Há dois anos chegava ao Dragão o treinador Sérgio Conceição. Nele estavam depositadas as esperanças de uma nação que já não sabia o que era vencer há algumas temporadas. O presidente deu carta branca ao treinador, só não deu os reforços que por ele foram exigidos, ainda assim, Conceição fez das tripas coração e devolveu ao clube conquistas desejadas. Se a primeira época terminou de feição, o mesmo não se pode dizer desta temporada que não correu como era expectável, provocando assim algumas reações negativas por parte do treinador portista. Há momentos que marcam a época do treinador, mas pela negativa.

Quando as coisas correm bem, Sérgio Conceição é o primeiro a valorizar e a salvaguardar os seus atletas, no entanto, quando as coisas não correm como era expectável, o treinador não esconde o que pensa. As críticas consecutivas à arbitragem foram um marco desta temporada, mas as vezes, a forma como o faz, mostram um treinador intolerante. Essa mesma intolerância foi notória nos castigos aplicados aos seus jogadores ao longo da época.  O caso mais sonante foi a reprimenda a Militão. O atleta, na véspera de um jogo, foi sair à noite… violando assim uma regra básica do clube. A atitude de Sérgio Conceição foi implacável e não convocou o atleta para os jogos seguintes. Se há coisa que o treinador mostrou foi a forma letal com que resolvia os problemas do clube, mostrando que nem sempre agiu com a melhor das soluções.

Outro dos casos da época envolve João Félix. É certo e sabido que SL Benfica e FC Porto não morrem de amores um pelo outro, mas o respeito devia acontecer sempre, independentemente da situação. No clássico, no Dragão, em que os encarnados venceram, o treinador portista não mostrou a revolta e insatisfação pelo resultado e, no final do jogo, João Félix dirigiu-se a ele para o cumprimentar. Aquilo que Sérgio Conceição fez foi ignorar deliberadamente o estender da mão do jovem jogador, que nesse jogo marcou um golo. Independentemente das justificações dadas após o jogo, o respeito não prevaleceu, acabou por perder toda e qualquer razão que tivesse.

 

Sérgio Conceição reunidos com os jogadores portitas, no final da partida da penúltima jornada, na Madeira
Fonte: FC Porto

No mesmo sentido e envolvendo os rivais da Luz, a confusão com os adeptos do FC Porto foi um dos casos mais recentes, mas também um dos mais sonantes e que muita tinta fez correr. Já toda a gente sabe que um dos filhos do treinador, Rodrigo Conceição, joga no SL Benfica, e também é sabido que esse facto já trouxe algumas controvérsias. Recentemente num clássico entre os dois emblemas, Rodrigo Conceição foi expulso, sendo alvo de “bocas” por parte dos adeptos portistas. Uma atitude que não deixou o técnico azul e branco indiferente, tendo dirigido-se ao adepto para pedir satisfações.

Terminado o campeonato, a polémica continuou. O treinador encarnado endereçou algumas palavras ao FC Porto, enaltecendo o percurso do clube no campeonato, fazendo até uma analogia ao percurso do Liverpool FC na liga inglesa, que também acabou em segundo lugar. Questionado sobre a mensagem passada por Bruno Lage, o treinador portista foi contundente e poupou os jornalistas à hipocrisia dizendo que de nada lhe interessa o que foi dito pelo treinador. A arrogância do treinador manteve-se aliada à sinceridade que lhe é característica.

No último jogo da temporada, o FC Porto perdeu a Taça de Portugal para o Sporting CP, numa partida que deixou o treinador portista em lágrimas. No momento de receber a medalha Sérgio Conceição recusou cumprimentar o presidente do leões, Frederico Varandas e ainda dirigiu algumas palavras que, no entanto, não foram percetíveis.

E tendo em conta o desfecho da época, há ainda um aspeto relevante que tem de ser mencionado: as opções do treinador. O mercado de inverno foi um fiasco. Os reforços em nada reforçaram e a falta de aposta em jovens da formação estiveram em evidência.
As atitudes, como é habitual, ficam com quem as pratica.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim reage ao empate do Manchester United frente ao Wolverhampton

O Manchester United empatou frente ao Wolverhampton, num encontro válido pela 19.ª jornada da Premier League.

Eis o valor da cláusula de rescisão de Sidny no Benfica

Sidny foi confirmado esta terça-feira como reforço do Benfica. O jogador conta com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

RD Congo, Senegal e Benim apuram-se para os oitavos de final da CAN

Durante a noite desta terça-feira, a RD Congo, o Senegal e o Benim conseguiram apurar-se para os oitavos de final da CAN.

Lusitânia Lourosa bate Torreense e regressa aos triunfos na Segunda Liga

O Lusitânia Lourosa venceu o Torreense por uma bola a zero, num encontro válido pela 16.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivo Pinto e a carreira de Alen Halilovic: «Era esquerdino, baixinho, tinha ginga, era muito parecida à do Messi. O que complicou foi mesmo...

Ivo Pinto representa atualmente o Fortuna Sittard. O lateral direito português é colega de Alen Halilovic, antiga promessa mundial.

José Sá faz uma das defesas do ano frente ao Manchester United de Ruben Amorim

José Sá está a ser um dos protagonistas do encontro entre o Wolverhampton e o Manchester United, jogo da Premier League.

Chelsea tropeça contra o Bournemouth e Nuno Espírito Santo soma empate

O Chelsea e o Bournemouth empataram a duas bolas durante a noite desta terça-feira, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.