Solução K para a equação atacante

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

É dado adquirido: Jackson Martínez não vai continuar no FC Porto. Em entrevista a uma rádio colombiana, o ‘Cha Cha Cha’ assumiu, palavra por palavra, “que está na hora de sair” do Dragão. Se, para os mais atentos, isto já não surge como novidade, é também justo olhar para os desejos do colombiano como naturais. Jackson já não caminha para novo (tem 28 anos) e esta será, muito provavelmente, a última oportunidade que tem de “dar o salto” para um campeonato mais competitivo e financeiramente atrativo – o Arsenal, em Inglaterra, e o Valência, em Espanha, parecem estar na linha da frente para assegurar os seus serviços. Ao serviço dos dragões foram três épocas de excelência: sagrou-se campeão português na primeira, venceu duas Supertaças e fez o ‘tri’ como melhor marcador da Liga. Agora, está na altura do “adeus” definitivo.

Chega a hora de todos os portistas fazerem contas à vida e começarem a lançar palpites sobre que jogador será o substituto de Martínez. Numa primeira instância, falou-se de Bueno. O jogador espanhol já assinou, mas parece claro que não será o ponta-de-lança titular ao longo da próxima temporada. O mesmo se aplica a Adrián López: em primeiro lugar, não é a sua posição natural, e, depois de uma época muito aquém das expetativas, já terá dificuldades suficientes em tentar impor-se na equipa para pensar em assumir o papel de goleador.

1
A saída de Jackson Martínez cria uma dor de cabeça para Lopetegui
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

Eis que o jornal O JOGO avança com a hipótese que, decerto, nem sequer passaria pela cabeça do mais iluminado dos portistas: Kléber vai voltar para fazer a pré-época. Sinceramente, não me acredito que o jogador faça a pré-época e acabe emprestado novamente. Parece-me que será para ficar no plantel durante a época. É uma aposta arriscada? Sem dúvida. Ora vejamos:
– Kléber chegou ao FC Porto em 2011: não se conseguiu impor e denotou falta de tarimba para assumir as despesas goleadoras do então campeão nacional e detentor da Liga Europa;
– Em 2012/13, protagonizou uma época atípica: afastado da equipa principal, fez 10 jogos pela equipa B e 11 ao serviço do Palmeiras, em regime de empréstimo. Apontou uns escassos três golos, no total;
– O FC Porto não se tem dado bem com “contratações internas”: os casos recentes de Licá e Josué deixaram os portistas com os cabelos em pé.

No entanto, há que ter em conta que, hoje em dia, Kléber é um jogador mais maduro e terá alguns fatores a seu favor. No Estoril, evoluiu taticamente – jogar numa equipa de menor dimensão do campeonato português obriga um jogador a crescer. Ao contrário do que aconteceu em 2011, quando aterrou na Invicta, Kléber não será obrigado a esconder a sombra de Falcao. Vai encontrar a sombra de outro colombiano, igualmente grande, mas, por um princípio de lógica, nem sequer será o titular. Este regresso pode ser entendido como um sinal da estrutura do FC Porto; um sinal de que não vai existir incursão no mercado em busca de um ponta-de-lança. Aboubakar deverá ser mesmo a solução apresentada para ocupar a vaga de Jackson. O camaronês cumpriu quando jogou, tem faro de golo e margem para progredir qualitativa e taticamente. Falta adaptar-se por completo ao modelo de jogo do Porto de Lopetegui, mas há tempo para isso.

2
Kléber fez parte do plantel que se sagrou campeão nacional em 2011/12
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

Assim, e como se diz em bom português, matam-se dois coelhos com uma só cajadada: Kléber regressa, mas não fica sujeito à pressão que lhe condicionou a adaptação à dimensão do clube na sua primeira passagem pelo Dragão; e Aboubakar vê-se obrigado a subir um degrau na hierarquia de avançados no Porto, dispondo de oportunidade para explodir. Gonçalo Paciência (caso não seja emprestado) será a opção de recurso, à semelhança do que já aconteceu esta época. Na equipa B, André Silva poderá cimentar a sua posição como escolha principal e espera-se que continue a evoluir. As indicações que tem deixado no Mundial Sub-20 fazem crescer água na boca e é imperativo que o FC Porto não deixe fugir o diamante em bruto que ali tem.

A improbabilidade da hipótese K(léber) era alta. Confesso que nunca me teria passado pela cabeça, até porque já nem olhava para o brasileiro como jogador do FC Porto. Mas, após esta primeira análise, e contrabalançando os riscos com os possíveis benefícios, julgo que Kléber merece, pelo menos, que os portistas lhe dêem uma segunda oportunidade. Afinal, pode vir a ser a solução mais viável para uma equação de complicada resolução. Porque não é fácil encontrar um Jackson ao virar da esquina.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos não corre o risco de ser despedido do Rio Ave

Sotiris Silaidopoulos não está em risco de ser demitido do comando técnico do Rio Ave, apesar dos últimos maus resultados.

Bruno Fernandes recebe fortes elogios de lendas da Premier League: «Está a jogar de forma maravilhosa»

Alan Shearer e Gary Lineker mostraram-se deliciados com a exibição do Manchester United e com o momento de forma de Bruno Fernandes.

Braga passa a ser a 5.ª equipa com mais jogos na Primeira Liga

O Braga ultrapassou o Belenenses e passou a ser a quinta equipa com mais jogos disputados na Primeira Liga.

Rafael Leão regressa aos treinos e pode ser opção para encontro com o Pisa

Depois de falhar o jogo frente ao Bolonha devido a uma pubalgia, Rafael Leão regressou aos treinos e partilhou imagens do seu treino de recuperação.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede após FC Porto x Sporting: «Sabíamos que quem tivesse por fora tinha de ter um compromisso mais...

Rui Borges analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador dos leões respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o FC Porto x Sporting: «O Rodrigo Mora é um jogador muito inteligente e tem uma...

Francesco Farioli analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador italiano respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Diego Capel recorda passagem pelo Barcelona: «Aos seis meses, entrei em depressão»

Diego Capel passou pelo Barcelona durante a sua formação, mas o antigo extremo admitiu que o período não foi positivo.