📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 2-1 FC Porto: Banho tático

- Advertisement -

O primeiro clássico da temporada pôs frente a frente Sporting e FC Porto. Cinquenta mil nas bancadas de Alvalade assistiram a um grande espetáculo, quer no aspeto tático, quer no campo da emoção. Os comandados de Jorge Jesus conquistaram a primeira batalha de uma guerra que se prevê intensa até ao final. Ao cabo da terceira jornada, o Sporting é líder isolado, com três vitórias em outras tantas partidas.

 Batalha tática num início de loucos

Apostando no onze mais utilizado neste início de cainhada, o FC Porto entrou em Alvalade à procura dos três pontos. Taticamente muito organizada, a equipa de Nuno Espírito Santo cedeu a iniciativa de jogo ao Sporting, procurando a recuperação de bola e a saída rápida para o contra-ataque. Com Herrera como o médio mais avançado no momento defensivo e André André como primeiro elemento de construção, os azuis e brancos amarraram o meio campo leonino e rapidamente se superiorizaram na partida. André Silva, que voltou a ficar em branco,  teve um papel diferente do habitual, na medida em que abdicou das suas acções de pivô e procurou fazer a diferença no espaço.

Logo aos dois minutos, num lance exemplicativo disso mesmo, André André encontra o jovem avançado português em profundidade que, não fosse Ruben Semedo no acompanhamento, podia ter inaugurado o marcador. A tónica da partida manteve-se nos minutos seguintes: o Sporting procurou construir através da posse, mas o meio campo sólido do FC Porto foi sempre capaz de anular todas as ações adversárias. As alterações no onze promovidas por Jorge Jesus pareciam estar a surtir o efeito contrário ao pretendido. Bruno César e Gélson, os alas escolhidos pelo técnico para o clássico, não conseguiam criar desiquilíbrios porque a bola nunca chegava nas melhores condições dos médios mais interiores, William e Adrien.

Aos oito minutos, a equipa visitante adiantou-se mesmo no marcador, justificando o arranque forte e superior na partida. Felipe respondeu da melhor forma a um livre cobrado na direita por Layun e colocou o FC Porto em vantagem. A partir daqui, surgiu a reação expectável dos leões, galvanizados por estarem em desvantagem perante casa cheia. Jorge Jesus acertou as marcações a meio campo e colocou Bruno César em zona mais central, anulando a superioridade numérica do FC Porto que era evidente até aqui. A construção de jogo que vinha sendo aniquilida pela sala de máquinas portista ganhou nova vida e levou a uma maior proximidade da área de Casillas.

E aos 14 minutos o Sporting chegou mesmo ao empate, na sequência de um livre conquistado por Slimani. Bruno César bateu direto ao poste da baliza portista, Gélson, na recarga, atirou para defesa de Casillas e Slimani, à terceira, só teve de encostar.

A partida estava relançada ao minuto 15.O primeiro quarto de hora certamente pagou o bilhete aos milhares que se deslocaram a Alvalade: dois golos, intensidade, espetáculo. Mas a emoção estava longe do fim. Aos 26 minutos, novo golo e reviravolta na partida. Bryan Ruiz aproveitou um erro da defensiva portista e, com a ajuda da mão, dominou a bola em plena área de Casillas, servindo depois Gélson Martins. O extremo português atirou à entrada da área e a bola entrou junto ao poste esquerdo da baliza do FC Porto.

Até ao final da primeira parte, há a registar um lance genial de André André, que merecia melhor sorte. Um remate cruzado do médio português acertou no ferro da baliza de Rui Patrício e por pouco não houve novo empate.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Salvador Blopa fechado no Sporting até 2030

Salvador Blopa já renovou contrato com o Sporting até 2030. O clube de Alvalade começou a trabalhar na renovação de vários ativos.

Kika Nazareth está de regresso aos treinos após lesão no tornozelo

Kika Nazareth voltou aos treinos do Barcelona depois de recuperar da lesão no joelho e pode regressar ao ativo já no próximo sábado.

Zinédine Zidane é o principal candidato para substituir Xabi Alonso no Real Madrid

Zinédine Zidane pode fazer um regresso ao Real Madrid, caso o clube decida despedir o atual treinador, Xabi Alonso.

Arsenal impede Viktor Gyokeres de viajar para depor em tribunal na Suécia

O Arsenal não permitiu que Viktor Gyokeres viajasse para testemunhar num processo entre o seu agente e dois meios de comunicação suecos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fernando Santos aponta Portugal como candidato ao Mundial 2026: «Já em 2022 estávamos convencidos que ia acontecer»

Fernando Santos e Paulo Bento, ex-selecionadores, comentaram as possibilidades de Portugal vencer o Mundial 2026.

Enzo Maresca aborda lesão de avançado do Chelsea: «Ainda não sabemos exatamente quanto tempo ele vai estar de fora»

Enzo Maresca abordou as lesões de Liam Delap e Cole Palmer. O técnico confirmou a disponibilidade do médio inglês para o Chelsea x Everton.

Fechado: Luís Castro tem novo clube e está de regresso ao Brasil

Luís Castro vai ser o novo treinador do Grémio. O técnico de 64 anos vai assinar contrato com o clube até junho de 2027.