FC Porto 2-2 Eintracht Frankfurt: um filme já visto

    Fruto da despromoção à Liga Europa, o FC Porto recebeu o Eintracht Frankfurt, equipa alemã, na primeira mão dos dezasseis-avos de final da competição. Paulo Fonseca apenas mexeu no eixo central da defesa, devido à impossibilidade de Abdoulaye alinhar no conjunto azul-e-branco, entrando Maicon para o seu lugar.

    O FC Porto entrou no jogo com uma atitude semelhante à testemunhada em Barcelos, com um jogo mais rápido e fluido e pressionando mais à frente do que em momentos anteriores da época, aproveitando ainda o facto de o Frankfurt se ter revelado uma equipa a jogar em todo o campo, abrindo espaços na sua defensiva (muitas foram as vezes em que Alex Sandro e Josué dispuseram de imensos metros à sua frente para explorar).

    Em oito minutos – dos 8’ aos 16’ – o FC Porto ameaçou e poderia ter concretizado, se o nível de decisão e o poder de concretização tivessem sido outros – primeiro uma transição comandada por Herrera, com a contribuição de Fernando e com Jackson, dentro da área, a atrapalhar-se (8’); de seguida, uma bomba de Josué, junto à meia-lua mas sobre a barra (10’); depois, de novo o ‘8’ do FC Porto a caminhar com o esférico e a desferir um remate frouxo, sem perigo, quando dispunha de melhor opções (13’); a seguir, um cruzamento de Alex Sandro com Jackson a emendar ao primeiro poste e com Herrera a surgir ao segundo, atrapalhando o defesa contrário e gerando o primeiro ‘bruá’ nas bancadas (14’); seguidamente, um remate de Quaresma no lado esquerdo do ataque, para fora (15’); por fim, Jackson, com um belo remate à meia-volta defendido pelo keeper alemão, depois de uma iniciativa de Danilo (16’).

    O Frankfurt, dispondo-se num 4-2-3-1, com o seu jogo sempre à procura de Joselu, subia as suas linhas mas raramente apresentava capacidade para gerir a posse de bola de forma consolidada. Pelo contrário, perdendo o esférico, era uma equipa que revelava dificuldades na transição defensiva, possibilitando ao Dragão sair em contra-ataque ou transição rápida. Neste capítulo, Josué assumiu, por inúmeras ocasiões, o domínio das operações, ainda que nem sempre de forma tão rápida e esclarecida quanto seria desejável. Era nestas bases que o jogo se desenrolava, com ascendente do FC Porto (score de 12-2 em ataques, aos 22’) mas sem a materialização em golos. Já depois de alguma réplica da equipa alemã (situações de relativo perigo aos 25’ e 30’) e de um excelente lance de Jackson culminado num remate que, por centímetros, não redundou em golo, haveria de ser Quaresma – talvez no momento menos bom do FC Porto na primeira parte – a pegar na sua varinha mágica ainda repleta de pó e a assinar a obra-prima da noite num remate fantástico desde o lado esquerdo da área, com a bola a descrever um arco perfeito e a beijar as redes alemãs (44’).

    Com o apito para o intervalo, sobrava a sensação de justiça que o golo do ‘Harry Potter’ consigo tinha trazido. Para além da diferença abissal em termos de remates (11-3 a favor do Dragão), o FC Porto afirmava-se como a equipa mais capaz dentro do terreno do jogo, ainda que nem sempre decidindo da melhor forma – e só isso justificava a vantagem mínima no marcador.

    O reatar do jogo trouxe um Frankfurt mais atrevido e a colocar mais unidades na frente. Por entre livres e cantos ganhos, começou a surgir Joselu como o elemento mais perigoso (boa defesa de Helton, aos 50’, após um cabeceamento do espanhol). O meio-campo do FC Porto parecia um pouco amorfo e sem nervo na recuperação de bola, sendo que Alex Sandro e Danilo não se afirmavam tão aventureiros na saída para o ataque. O tónico para uma alteração de postura foi uma jogada de envolvimento entre Herrera, Fernando, Varela e Jackson, com o colombiano a desperdiçar à boca da baliza, ao minuto 59.

    A partir daqui, vimos um FC Porto mais seguro de si, a assumir o jogo e a tentar construir mas sempre de forma lenta e previsível, sem rasgo e sem, inerentemente, criar perigo. Percebendo isso, Paulo Fonseca trocou o desgastado (e nem sempre bem-sucedido) Josué e lançou Carlos Eduardo, ao minuto 67. O ex-estorilista entrou para poder assistir de perto ao dilatar da vantagem portista: livre do lado direito batido por Quaresma, Jackson a emendar de cabeça, Maicon a assistir e Varela, à boca da baliza, a não perdoar e a fazer o 2-0.

    Ricardo Quaresma. Por um momento resgatou a sua versão Harry Potter  Fonte: Zero Zero
    Ricardo Quaresma. Por um momento resgatou a sua versão Harry Potter
    Fonte: Zero Zero

    Numa altura em que se julgava ser mais natural surgir o 3-0 do que o 2-1, acabou por ser o Frankfurt a diminuir, por intermédio de um remate cruzado, de ressaca, à entrada da área de Joselu (73’). A partir deste momento, o jogo virou! O FC Porto não mais se encontrou, não demonstrando capacidade para organizar jogo e pressionar o adversário, ou até para fazer uma gestão da bola mais controlada; pelo contrário, o Frankfurt começou a acreditar que seria possível chegar ao empate, muito fruto da forma como o Dragão se demonstrava tão adormecido e passivo, defendendo de forma deficiente. Em suma, um Dragão sem chama, tantas vezes já visto e revisto esta época.

    A equipa alemã, mesmo não demonstrando argumentos que pudessem justificar um FC Porto tão incapaz de comandar o jogo, chegou mesmo ao 2-2, fruto de uma má abordagem defensiva por parte de Alex Sandro, com o brasileiro a assinar um auto-golo. Antevendo mais um jogo sem vencer em casa na Europa esta época, o FC Porto tentou pegar no jogo mas jamais o fez de forma minimamente organizada e expedita; ao invés, a substituição de Ghilas por Fernando (82’) não acrescentou nada de substancial: o argelino fixou-se na área e, à excepção de um lance ao cair do pano, não dispôs de nenhuma oportunidade de perigo. Porque, no fundo, o problema situava-se a montante: o meio-campo (apenas com Carlos Eduardo e Herrera) não conseguiu produzir jogo ofensivo e os extremos (Quaresma e Varela), já muito fatigados, desapareceram do jogo. Se a ideia era ter mais gente na área para empurrar a bola para a baliza, Paulo Fonseca esqueceu-se de que era preciso alguém para a levar até lá.

    O jogo terminou com um 2-2 profundamente amargo para as hostes azuis e brancas mas que acaba por se justificar. Primeiro, pela incapacidade da equipa de gerir o resultado e o esforço quando dispunha de uma vantagem de 2-0; depois, pelos erros defensivos cometidos mais uma vez esta época; por fim, pela ineptidão que a equipa demonstrou para pegar no jogo e dar a volta ao texto assim que se viu empatada. Segue-se a segunda mão na Alemanha, com a certeza de que o FC Porto parte em desvantagem mas com a convicção de que, em condições normais, é melhor equipa do que este Frankfurt. Agora, como na Champions, é preciso demonstrá-lo em campo. E isso é o que continua a amedrontar qualquer adepto portista.

    Figura: Ricardo Quaresma

    Longe de fazer um jogo excepcional, acabou por ter duas ou três arrancadas e outros tantos remates que deixaram os alemães desconfiados. Mais do que isso, resgatou a sua varinha mágica para assinar a única obra de arte da noite, a fazer lembrar o Mustang de outros tempos, que correrá essa Europa fora.

    Fora de jogo: Alex Sandro

    O lateral esquerdo brasileiro tem quilómetros e quilómetros nas pernas esta época. Vítima da (ausente) gestão de Paulo Fonseca, a verdade é que os lançamentos nas suas costas continuam a acontecer e a criar problemas ao FC Porto. Mais do que isso, em termos ofensivos, está muito longe da preponderância que tinha na temporada passada, e acabou por estar ligado ao lance do 2-2, em que aliviou desastrada e precipitadamente uma bola para dentro da sua baliza.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Filipe Coelho
    Filipe Coelho
    Ao ritmo do Penta e enquanto via Jardel subir entre os centrais, o Filipe desenvolvia o gosto pela escrita. Apaixonou-se pelo Porto e ainda mais pelo jogo. Quando os três se juntam é artigo pela certa.                                                                                                                                                 O Filipe não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    4 equipas ainda sonham com o 5º lugar da Primeira Liga e o acesso à Conference League

    A três jornadas do fim, há ainda quatro equipas que ambicionam chegar ao quinto lugar da Primeira Liga. Esta posição dá acesso à Conference League.

    Eis os árbitros da 32ª e antepenúltima jornada da Primeira Liga

    O Conselho de Disciplina da FPF já divulgou os árbitros e equipas de arbitragem da próxima jornada. 32ª semana de Primeira Liga.

    Estoril Praia perde 2 jogadores para o jogo contra o Benfica na Primeira Liga

    O Estoril Praia ficou sem dois nomes importantes para o duelo diante do Benfica. Jogo da 32ª jornada joga-se no sábado.

    Estoril Praia vence Casa Pia e regressa aos triunfos após 2 derrotas na Primeira Liga

    O Estoril Praia regressou aos caminhos das vitórias após dois desaires consecutivos. Canarinhos vencem Casa Pia na 31ª jornada.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Alverca vence Chaves por 2-0 e abre margem de 4 pontos no 3º lugar da Segunda Liga

    O Alverca ganhou uma importante vantagem na corrida pela promoção à Primeira Liga. Triunfo por 2-0 sobre o Chaves.

    FC Porto volta a perder com o Montpellier e está fora da Liga Europeia de Andebol

    O FC Porto foi eliminado da Liga Europeia de Andebol nos quartos de final. Nova derrota com o Montpellier fechou contas.

    PSG muito português vence Arsenal em Londres e está mais perto da final da Champions League

    O PSG venceu o Arsenal na primeira mão das meias finais da Champions League. Franceses com vantagem a defender em Paris.

    Gastão Elias brilha e segue para a segunda ronda do Estoril Open 2025

    Gastão Elias conseguiu apurar-se para a segunda ronda do...

    Antonio Rudiger e Lucas Vázquez já conhecem as punições, Jude Bellingham com cartão vermelho retirado: as consequências da final da Taça do Rei para...

    O Real Madrid já conhece as sanções após a final da Taça do Rei. Antonio Rudiger, Lucas Vázquez e Jude Bellingham viram vermelho.

    Chelsea quer 3 jogadores do Borussia Dortmund e pode chegar para lá dos 100 milhões de euros

    O Chelsea quer reforçar o plantel e pensa em três nomes do Borussia Dortmund. Negócio total pode ascender aos três dígitos.

    Henrique Calisto apresenta candidatura à liderança da ANTF no Porto

    Henrique Calisto é candidato à presidência da ANTF, Associação Nacional de Treinadores de Futebol. Porto foi a cidade escolhida para o lançamento.

    Cleber Xavier é o sucessor de Pedro Caixinha no Santos

    Cleber Xavier foi oficializado como o novo treinador do Santos. Antigo adjunto de Tite rende Pedro Caixinha no clube.

    Lucas Bergvall renova contrato com o Tottenham até 2031

    Lucas Bergvall prolongou a ligação com o Tottenham por mais dois anos. O médio sueco foi contratado pelos spurs no verão.

    Real Madrid confirma mais uma lesão até ao final da época

    Ferland Mendy está lesionado até ao final da época. Real Madrid deu mais novidades quanto aos problemas físicos do lateral.