Trabalho de casa do FC Porto anulou o AVS SAD

- Advertisement -

O FC Porto deslocou-se à Vila das Aves e goleou o AVS SAD por 5-0, com um hat-trick de Samu. O avançado demonstrou, novamente, o faro apurado para o golo.

O resumo do jogo podia ser este: FC Porto vence AVS por 5-0, com três golos de Samu. Os leitores perceberiam que o Porto tinha ganho, que o avançado tinha marcado três golos, mas não iam ser capazes de entender toda a análise tática, feita por Vítor Bruno e da sua equipa técnica, com o objetivo de anular o ouro do AVS (extremos).

Pormenorizadamente, o treinador portista explicou que, para controlar o AVS era preciso anular as “setas” que habitualmente têm apontadas à baliza. Dessa forma, alertar os laterais Martim Fernandes e Francisco Moura, para acautelar as subidas no terreno e não deixarem a equipa descompensada defensivamente uma vez que, dessa forma, o AVS poderia tirar partido da velocidade dos extremos e causar estragos na defensiva portista. Ainda assim, não lhes colocou um “funil” (expressão utilizada por Vítor Bruno em conferência de imprensa) e deu liberdade aos laterais para atacarem a profundidade, como já é costume na equipa azul e branca.

Nico González
Fonte: João Freitas / Bola na Rede

Martim Fernandes e Francisco Moura apareceram várias vezes no ataque portista, o primeiro assistiu Samu, por duas vezes, na primeira parte. A aparição dos laterais era fruto da capacidade dos extremos, Pepê e Fábio Vieira, que, com bola, conseguiam temporizar a subida dos laterais e, no seguimento, projetá-los no terreno.

Fábio, português formado nos dragões, apareceu no onze inicial, pela primeira vez, esta época, sendo peça fundamental no desenho tático para este jogo. A sua capacidade com bola no pé permitiu esperar pela subida de Martim, lança-lo no corredor direito, e este cruzar para os golos de Samu, aos 32′ e 39′ minutos.

Nota 10 para a análise de Vítor Bruno e restante equipa técnica que, dessa forma, conseguiram anular completamente a formação de Vila das Aves, sem retirar todo o processo ofensivo caraterístico dos dragões, na presente temporada.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa após eliminação do Benfica: «O que fizemos na primeira parte não justificava que ganhássemos a competição. Lamento muito por isso»

O Benfica perdeu contra o Braga por 3-1 e foi eliminado nas meias finais da Taça da Liga. Presidente Rui Costa já reagiu ao desfecho.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede após Braga eliminar o Benfica: «A equipa respondeu de uma forma que estou muito orgulhoso»

Carlos Vicens falou em conferência de imprensa após a vitória do Braga sobre o Benfica (3-1) e consequente passagem à final da Taça da Liga.

Benfica vai ao Dragão sem Otamendi e António Silva: quem são as opções de José Mourinho para o centro da defesa?

O Benfica vai ao Estádio do Dragão sem Nicolás Otamendi e António Silva. Águias com baixas de peso para o duelo contra o FC Porto na Taça de Portugal.

Vida sem Ruben Amorim continua sem dar frutos e Manchester United empata com o aflito Burnley: eis os resultados do dia na Premier League

O Manchester United esteve a vencer, mas deixou-se empatar diante do Burnley. Jogo foi o primeiro desde a saída de Ruben Amorim do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com mais uma baixa de peso para o Clássico contra o FC Porto na Taça de Portugal

Nicolás Otamendi foi expulso por acumulação de amarelos no Benfica x Braga. Defesa e capitão das águias não vai poder defrontar FC Porto.

Carlos Vicens após eliminar o Benfica e chegar à final da Taça da Liga: «Num processo de crescimento é impossível não haver altos e...

Carlos Vicens já reagiu ao desfecho do Benfica x Braga. Arsenalistas ganharam e apuraram-se para a final da Taça da Liga.

Rodrigo Zalazar homem do jogo contra o Benfica: «A equipa soube aguentar-se e jogámos juntos»

Rodrigo Zalazar reagiu ao desfecho do Benfica x Braga. Arsenalistas ganharam e apuraram-se para a final da Taça da Liga.