Trabalho de casa do FC Porto anulou o AVS SAD

O FC Porto deslocou-se à Vila das Aves e goleou o AVS SAD por 5-0, com um hat-trick de Samu. O avançado demonstrou, novamente, o faro apurado para o golo.

O resumo do jogo podia ser este: FC Porto vence AVS por 5-0, com três golos de Samu. Os leitores perceberiam que o Porto tinha ganho, que o avançado tinha marcado três golos, mas não iam ser capazes de entender toda a análise tática, feita por Vítor Bruno e da sua equipa técnica, com o objetivo de anular o ouro do AVS (extremos).

Pormenorizadamente, o treinador portista explicou que, para controlar o AVS era preciso anular as “setas” que habitualmente têm apontadas à baliza. Dessa forma, alertar os laterais Martim Fernandes e Francisco Moura, para acautelar as subidas no terreno e não deixarem a equipa descompensada defensivamente uma vez que, dessa forma, o AVS poderia tirar partido da velocidade dos extremos e causar estragos na defensiva portista. Ainda assim, não lhes colocou um “funil” (expressão utilizada por Vítor Bruno em conferência de imprensa) e deu liberdade aos laterais para atacarem a profundidade, como já é costume na equipa azul e branca.

Nico González
Fonte: João Freitas / Bola na Rede

Martim Fernandes e Francisco Moura apareceram várias vezes no ataque portista, o primeiro assistiu Samu, por duas vezes, na primeira parte. A aparição dos laterais era fruto da capacidade dos extremos, Pepê e Fábio Vieira, que, com bola, conseguiam temporizar a subida dos laterais e, no seguimento, projetá-los no terreno.

Fábio, português formado nos dragões, apareceu no onze inicial, pela primeira vez, esta época, sendo peça fundamental no desenho tático para este jogo. A sua capacidade com bola no pé permitiu esperar pela subida de Martim, lança-lo no corredor direito, e este cruzar para os golos de Samu, aos 32′ e 39′ minutos.

Nota 10 para a análise de Vítor Bruno e restante equipa técnica que, dessa forma, conseguiram anular completamente a formação de Vila das Aves, sem retirar todo o processo ofensivo caraterístico dos dragões, na presente temporada.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «O Enzo e o Ríos fizeram um excelente jogo a controlar o Froholdt que hoje que não...

José Mourinho marcou presença na sala de imprensa do Estádio do Dragão, após o empate entre o FC Porto e o Benfica.

Benfica emite comunicado após o Clássico e vai apresentar queixa à Liga Portugal

O Benfica vai apresentar queixa junto da Liga Portugal. Em causa a entrada de vários apoiantes do clube da Luz já perto do intervalo do Clássico.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Andámos meio perdidos a tentar perceber qual era o timing e como fechá-los»

Rui Borges analisou o empate entre o Sporting e o Braga na 7.ª jornada da Primeira Liga. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Queremos que o Zalazar seja capaz de expressar-se e oferecer a sua melhor versão»

Carlos Vicens analisou o empate entre o Sporting e o Braga na 7.ª jornada da Primeira Liga. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus e AC Milan empatam a zero com Rafael Leão de novo a começar no banco: eis os resultados do dia da Serie A

Na sexta jornada da Serie A, a Juventus recebeu o AC Milan num empate 0-0 e Rafael Leão voltou a não ser titular.

Francesco Farioli após FC Porto x Benfica: «Pessoalmente estou muito feliz»

Francesco Farioli fez o rescaldo do FC Porto x Benfica, jogo da oitava jornada da Primeira Liga. Dragões e águias empataram 0-0.

Bednarek comenta FC Porto x Benfica: «Eles vieram para sobreviver, só queriam defender»

Jan Bednarek fez o rescaldo do FC Porto x Benfica, jogo da oitava jornada da Primeira Liga. Dragões e águias empataram 0-0.