Trabalho de casa do FC Porto anulou o AVS SAD

- Advertisement -

O FC Porto deslocou-se à Vila das Aves e goleou o AVS SAD por 5-0, com um hat-trick de Samu. O avançado demonstrou, novamente, o faro apurado para o golo.

O resumo do jogo podia ser este: FC Porto vence AVS por 5-0, com três golos de Samu. Os leitores perceberiam que o Porto tinha ganho, que o avançado tinha marcado três golos, mas não iam ser capazes de entender toda a análise tática, feita por Vítor Bruno e da sua equipa técnica, com o objetivo de anular o ouro do AVS (extremos).

Pormenorizadamente, o treinador portista explicou que, para controlar o AVS era preciso anular as “setas” que habitualmente têm apontadas à baliza. Dessa forma, alertar os laterais Martim Fernandes e Francisco Moura, para acautelar as subidas no terreno e não deixarem a equipa descompensada defensivamente uma vez que, dessa forma, o AVS poderia tirar partido da velocidade dos extremos e causar estragos na defensiva portista. Ainda assim, não lhes colocou um “funil” (expressão utilizada por Vítor Bruno em conferência de imprensa) e deu liberdade aos laterais para atacarem a profundidade, como já é costume na equipa azul e branca.

Nico González
Fonte: João Freitas / Bola na Rede

Martim Fernandes e Francisco Moura apareceram várias vezes no ataque portista, o primeiro assistiu Samu, por duas vezes, na primeira parte. A aparição dos laterais era fruto da capacidade dos extremos, Pepê e Fábio Vieira, que, com bola, conseguiam temporizar a subida dos laterais e, no seguimento, projetá-los no terreno.

Fábio, português formado nos dragões, apareceu no onze inicial, pela primeira vez, esta época, sendo peça fundamental no desenho tático para este jogo. A sua capacidade com bola no pé permitiu esperar pela subida de Martim, lança-lo no corredor direito, e este cruzar para os golos de Samu, aos 32′ e 39′ minutos.

Nota 10 para a análise de Vítor Bruno e restante equipa técnica que, dessa forma, conseguiram anular completamente a formação de Vila das Aves, sem retirar todo o processo ofensivo caraterístico dos dragões, na presente temporada.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Evanilson marca e evita derrota do Bournemouth frente ao Sunderland

O Bournemouth empatou a um golo frente ao Sunderland, no encontro referente à 28.ª jornada da Premier League.

Sporting regressa aos treinos após vitória frente ao Estoril Praia e já aponta ao clássico com o FC Porto

O Sporting regressou, na manhã deste sábado, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo e deu início à preparação para o encontro frente ao FC Porto.

Os 5 jogos mais difíceis do Sporting até ao fim do campeonato

A 10 jornadas do fim da Primeira Liga, continua a ser de quatro pontos a distância entre FC Porto e Sporting no topo da tabela classificativa

Noite de estrelas em Alvalade | Sporting

Num jogo que se previa difícil para o campeão em título, o Sporting goleou por 3-0 o Estoril de Ian Cathro

PUB

Mais Artigos Populares

Hidemasa Morita alcança os 150 jogos na Primeira Liga após o Sporting x Estoril Praia

Hidemasa Morita atingiu a marca de 150 jogos na Primeira Liga. O internacional Japonês, foi titular na última jornada pelo Sporting e completou um registo assinalável ao fim de seis temporadas no principal escalão do futebol português.

West Ham de Nuno Espírito Santo apresenta prejuízo superior a 100 milhões e vai ter de vender jogadores

O West Ham de Nuno Espírito Santo apresenta um prejuízo superior a 100 milhões de euros. O clube londrino já admitiu a necessidade de vender ativos e de recorrer a novos investimentos de acionistas.

Ana Capeta aponta ao Portugal x Finlândia: «Entrar a ganhar seria ótimo»

A Seleção Nacional de Futebol Feminino vai defrontar a Finlândia esta terça-feira. Ana Capeta recordou que seria importante iniciar a qualificação com uma vitória e abordou o seu atual momento de forma.