📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tradicionalmente difícil

- Advertisement -

Depois de praticamente um mês de paragem, o Campeonato Nacional vai recuperar o atraso por via de uma jornada a meio da semana. Coisa rara, mas não virgem no que à principal prova de clubes em Portugal diz respeito. Ditou o sorteio que o FC Porto se deslocasse à Madeira para defrontar o único sobrevivente daquele arquipélago na 1ª divisão, o Marítimo.

As visitas ao Estádio dos Barreiros são, já se sabe, tradicionalmente complicadas e na última década é um dos estádios onde o FC Porto encontra mais dificuldades para levar de vencida a equipa local. É verdade que sob o comando de Sérgio Conceição os dragões obtiveram duas suadas vitórias em outros tantos jogos na casa maritimista, no entanto, se recuarmos aos últimos 5 jogos, para além dessas duas vitórias, sobram dois empates e uma derrota. Um saldo claramente negativo para uma equipa que luta, todos os anos, pelo título de campeão nacional.

Se o FC Porto, após a vitória frente ao Famalicão (a 7ª consecutiva), assumiu a liderança do campeonato, o Marítimo encontra-se a realizar uma prova algo titubeante. São, para já, 8 jogos, 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. São 9 pontos que representam um 11º primeiro lugar. Curiosamente são mais os pontos conquistados fora de casa (5) do que os conquistados no caldeirão dos Barreiros (4). Como é normal numa fase tão embrionária da prova, o Marítimo está praticamente à mesma distância dos lugares de despromoção e dos lugares de acesso às provas da UEFA. No que concerne às restantes provas nacionais, o Marítimo está praticamente fora da Taça da Liga (1 ponto em 2 jogos) e foi surpreendentemente eliminado pelo Beira-Mar (equipa do 3º escalão) da Taça de Portugal.

Após a vitória frente ao Famalicão, o FC Porto desloca-se à Madeira para defrontar o Marítimo
Fonte: FC Porto

Comandado por Nuno Manta Santos, o Marítimo alinha normalmente num 4x4x2 clássico com bastante mobilidade na frente de ataque. Amir tem vindo a ser o guarda-redes e o quarteto defensivo vem sendo composto por Nanu, na direita, Zainadine e Kerkez no centro e Rúben Ferreira na esquerda. No meio campo os jogadores mais utilizados têm sido Edgar Costa (já faz parte da mobília maritimista), Bambock, Rene e Marcelinho e na frente a mobilidade é conferida por Gatterson e Maeda. Não será de descurar a presença de Grolli ou F. China na defesa, de Jorge Correa no meio-campo ou, até, de Rodrigo Pinho no ataque para conferir à equipa maior presença na área adversária.

Apesar de ser uma equipa que marca alguns golos (10 até ao momento), é, também, uma equipa permeável defensivamente, sento a terceira defesa mais batida da prova. No entanto, sabe-se que os jogos frente aos grandes têm um cariz motivacional muito específico e, como tal, qualquer análise pejorativa que possa ser feita à priori poderá ser desfeita durante a partida. Importa lembrar que o Sporting CP já foi travado por esta equipa (igualdade a uma bola na jornada inaugural).

Como tal, mais do que tentar perceber o que é que o Marítimo será capaz de fazer, prefiro dissipar aquilo que o FC Porto e Sérgio Conceição poderão apresentar em campo para sair da Madeira com os 3 pontos na bagagem. E aqui é simples. Se o FC Porto, como sucedeu no Domingo, se apresentar em campo num esquema híbrido que varia entre um 4x3x3 e um 4x2x3x1, que potencia um futebol de pressão e circulação, que dá primazia ao perfume técnico de jogadores como Otávio, Corona ou Luís Díaz e que junta mais um homem ao meio campo para facilitar um jogo mais associativo, não deverá ter dificuldade em obter um bom resultado. Se, ao invés, recuperar Marega e o 4x4x2 viciado na profundidade, dependente da potência física e que ignora a vertente mais técnica e recreativa do jogo, poderá vir a ter grandes dificuldades. Têm a palavra Sérgio Conceição e os jogadores.

Foto de capa: Diogo Cardoso/ Bola na Rede

Revisto por: Jorge Neves

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.