Treinadores que mais vezes orientaram o FC Porto: Artur Jorge

fc porto cabeçalho

Esta semana, a recente rubrica destinada aos treinadores que mais vezes treinaram o FC Porto incidirá sobre aquele que foi o primeiro português a conduzir uma equipa à vitória na extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus, atualmente denominada Liga dos Campeões.

Artur Jorge Braga de Melo Teixeira nasceu no dia 13 de Fevereiro de 1946 na Clínica da Lapa, no Porto.

Antes de se tornar um prestigiado treinador, Artur Jorge foi um futebolista de eleição. Felino ponta-de-lança com uma carreira repleta de golos. Foi no mais emblemático clube da cidade que o viu nascer, o FC Porto, que Artur deu os primeiros passos nos relvados de futebol, mas foi nas passagens pela Académica de Coimbra (onde foi jogador estudante) e pelo SL Benfica que brilhou ao mais alto nível, tendo mesmo sido o melhor marcador da Liga Portuguesa nas épocas de 1970/71 e 1971/72 ao serviço do clube da Luz. Como jogador representou, ainda, em final de carreira, o Belenenses.

Foi pela mão do eterno José Maria Pedroto que Artur Jorge iniciou a sua carreira como técnico, tendo sido adjunto do mais carismático treinador da história do FC Porto aquando da passagem deste pelo banco do Vitória de Guimarães (1980/81). Pedroto é igualmente responsável pela sua chegada ao FC Porto. Depois de passagens por Belenenses e Portimonense, Artur Jorge assume o cargo de treinador principal do FC Porto depois do Zé do Boné o ter indicado a Pinto da Costa como seu sucessor ideal. O resto é história.

Fonte: Reflexão Portista
Artur Jorge e o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa trouxeram a Taça dos Campeões Europeus para a cidade Invicta em 1987
Fonte:  Blog Reflexão Portista

Montando uma equipa alicerçada nas suas ideias, mas sem nunca abandonar os princípios deixados por Pedroto, conquistou tudo o que havia para conquistar em Portugal e levantou a primeira “orelhuda” do clube, em Maio de 1987, na final de Viena frente ao Bayern de Munique. Na época de 1987/1988 optou por experimentar o campeonato francês (onde voltaria uns anos mais tarde) e, como tal, não fez parte das conquistas internacionais obtidas nessa temporada. Voltou ao FC Porto na época seguinte e permaneceu no clube até 1991.

A sua carreira conta, ainda, entre outras, com passagens por clubes de algum renome como o PSG, Benfica, Tenerife ou CSKA Moscovo, bem como passagens, sem grande sucesso, pelas seleções nacionais de Portugal, Suíça e Camarões.

Embora nunca tenha conseguido voltar a atingir conquistas comparáveis com a vitória de 1987 é dono, ainda assim, de um palmarés invejável: três Ligas Portuguesas, três Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal, uma Liga Francesa, uma Taça de França, uma Supertaça de França, uma Liga Russa, uma Supertaça da Rússia e uma Liga da Arábia Saudita.

Grande símbolo do nosso futebol, tanto como jogador e como treinador, foi, em 1989, galardoado com o título de Grande-Oficial da Ordem de Mérito pela República Portuguesa.

Foto de Capa: Swiss Info

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica quer Thiago Almada já no início da próxima semana

O Benfica está determinado em contratar Thiago Almada. Águias avançam e querem ter jogador na próxima semana.

FC Porto blinda Borja Sainz com cláusula astronómica

Borja Sainz vai ser reforço do FC Porto e vai ser blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Manchester United de Rúben Amorim dispensa avançado dos trabalhos de pré-época

O Manchester United de Ruben Amorim optou por não incluir Alejandro Garnacho no início dos trabalhos de pré-época.

Antigo internacional francês recorda tempos com Cristiano Ronaldo na Juventus: «Achei que ele era maluco»

Blaise Matuidi recordou um episódio de Cristiano Ronaldo nos tempos da Juventus. O francês ficou surpreendido com o avançado português.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Já é conhecida a cláusula de rescisão de Rafael Obrador

Rafael Obrador é o mais recente reforço do Benfica. Lateral-esquerdo fica com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Nacional da Madeira oficializa médio brasileiro em definitivo

O Nacional da Madeira adquiriu o passe de Matheus Dias a título definitivo. O médio brasileiro assinou um contrato até 2030.

Ruben Amorim não quer Álvaro Carreras e lateral segue para o Real Madrid

O Manchester United de Ruben Amorim não quis ativar a cláusula de recompra de Álvaro Carreras. Lateral ruma ao Real Madrid.