📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Treinadores que mais vezes orientaram o FC Porto: Artur Jorge

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Esta semana, a recente rubrica destinada aos treinadores que mais vezes treinaram o FC Porto incidirá sobre aquele que foi o primeiro português a conduzir uma equipa à vitória na extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus, atualmente denominada Liga dos Campeões.

Artur Jorge Braga de Melo Teixeira nasceu no dia 13 de Fevereiro de 1946 na Clínica da Lapa, no Porto.

Antes de se tornar um prestigiado treinador, Artur Jorge foi um futebolista de eleição. Felino ponta-de-lança com uma carreira repleta de golos. Foi no mais emblemático clube da cidade que o viu nascer, o FC Porto, que Artur deu os primeiros passos nos relvados de futebol, mas foi nas passagens pela Académica de Coimbra (onde foi jogador estudante) e pelo SL Benfica que brilhou ao mais alto nível, tendo mesmo sido o melhor marcador da Liga Portuguesa nas épocas de 1970/71 e 1971/72 ao serviço do clube da Luz. Como jogador representou, ainda, em final de carreira, o Belenenses.

Foi pela mão do eterno José Maria Pedroto que Artur Jorge iniciou a sua carreira como técnico, tendo sido adjunto do mais carismático treinador da história do FC Porto aquando da passagem deste pelo banco do Vitória de Guimarães (1980/81). Pedroto é igualmente responsável pela sua chegada ao FC Porto. Depois de passagens por Belenenses e Portimonense, Artur Jorge assume o cargo de treinador principal do FC Porto depois do Zé do Boné o ter indicado a Pinto da Costa como seu sucessor ideal. O resto é história.

Fonte: Reflexão Portista
Artur Jorge e o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa trouxeram a Taça dos Campeões Europeus para a cidade Invicta em 1987
Fonte:  Blog Reflexão Portista

Montando uma equipa alicerçada nas suas ideias, mas sem nunca abandonar os princípios deixados por Pedroto, conquistou tudo o que havia para conquistar em Portugal e levantou a primeira “orelhuda” do clube, em Maio de 1987, na final de Viena frente ao Bayern de Munique. Na época de 1987/1988 optou por experimentar o campeonato francês (onde voltaria uns anos mais tarde) e, como tal, não fez parte das conquistas internacionais obtidas nessa temporada. Voltou ao FC Porto na época seguinte e permaneceu no clube até 1991.

A sua carreira conta, ainda, entre outras, com passagens por clubes de algum renome como o PSG, Benfica, Tenerife ou CSKA Moscovo, bem como passagens, sem grande sucesso, pelas seleções nacionais de Portugal, Suíça e Camarões.

Embora nunca tenha conseguido voltar a atingir conquistas comparáveis com a vitória de 1987 é dono, ainda assim, de um palmarés invejável: três Ligas Portuguesas, três Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal, uma Liga Francesa, uma Taça de França, uma Supertaça de França, uma Liga Russa, uma Supertaça da Rússia e uma Liga da Arábia Saudita.

Grande símbolo do nosso futebol, tanto como jogador e como treinador, foi, em 1989, galardoado com o título de Grande-Oficial da Ordem de Mérito pela República Portuguesa.

Foto de Capa: Swiss Info

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Borussia Monchengladbach escapa com vitória que afunda o Mainz na Bundesliga

Na 13.ª jornada da Bundesliga, o Mainz manteve-se fundo...

Castigo de Luis Díaz na Champions League reduzido pela UEFA

Luis Díaz foi expulso por uma entrada violenta no encontro com o PSG. Após recurso do clube, a suspensão passou de três para dois jogos.

Imprensa Inglesa rendida ao trabalho de Rui Borges: «Construiu uma bela reputação com o Sporting»

Rui Borges esteve em destaque na imprensa inglesa, que o elogiou pelo trabalho no Sporting e revelou uma curiosidade sobre o técnico.

O filme da primeira parte do Dérbi: muita pirotecnia a abrir e 2 golos em jogo agitado

Benfica e Sporting estão a enfrentar-se durante a noite desta sexta-feira, em jogo relativo à 13.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Gonçalves marca no Benfica x Sporting após perda de bola de Enzo Barrenechea

Benfica e Sporting enfrentam-se no Estádio da Luz durante a noite desta sexta-feira, em jogo da 13.ª jornada da Primeira Liga.

Penafiel vence na receção à União de Leiria com golo perto do apito final

Joseph Séry marcou o único golo da partida para lá dos 90 minutos, oferecendo a vitória por 1-0 ao Penafiel diante da União de Leiria.

Cristiano Ronaldo x Lionel Messi no Mundial 2026: eis quando Portugal e Argentina se podem defrontar

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi deverão estar na prova por Portugal e Argentina.