Trocas & Baldrocas: FC Porto e SL Benfica

E se um clube pudesse buscar o jogador do rival mais interessante para a sua formação? Partindo do clássico que opõe FC Porto e SL Benfica, quisemos fazer um exercício: Se as águias pudessem vir buscar um jogador dos portistas, qual seria o mais interessante? E se os dragões pudessem ir à Luz um dos atletas do rival, quem poderia ser?

Para que se faça uma escolha acertada para cada uma das equipas, é preciso relembrar como cada uma das duas equipas joga.

SL Benfica

Com Roger Schmidt no comando técnico, a equipa voltou em definitivo ao quarteto defensivo, com dois centrais num esquema em 4x2x3x1.

À frente da defesa, há um duplo pivô no meio-campo que tenta matar os movimentos ofensivos dos adversários, antes de se aproximarem da grande área. Por outro lado, também é uma forma de compensar a projeção atacante dos laterais. Florentino, mais fixo em termos posicionais, e Chiquinho, com maior liberdade de movimentos, depois da saída de Enzo, são o tampão no meio-campo.

No ataque, há três municiadores do ponta de lança. Um médio ofensivo centro e dois extremos nos corredores garantem mais homens na grande área adversária, em condições de finalização. As suas trocas posicionais são uma forma  entre eles.

FC Porto

Com a saída de Vitinha e sem um box to box com a mesma capacidade de passe e de transporte da bola, Sérgio Conceição acabou por adaptar o esquema tática para um 4x4x2 melhor definido. 

Apesar de a linha defensiva ser a quatro, os laterais também estão muito projetados para o ataque, combinando com os médios ala. No entanto, estes movimentos levam a que os adversários tenham espaços pelos corredores para contra-atacar até pela menor mobilidade dos centrais.

No setor intermediário, varia a utilização de um ou dois elementos mais defensivos. Um médio com o perfil mais ofensivo também deriva para uma das alas. No ataque, há uma dupla no centro com uma referência mais fixa na grande área e o outro elemento com maior liberdade de movimentos.

Diogo Costa – SL Benfica

Diogo Costa FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

O Benfica tem o plantel mais rico no Campeonato português, mas há sempre espaço para melhorias. Na baliza, é verdade que Odysseas e indiscutível nas águias e tem melhorado nos pontos menos fortes, nomeadamente no jogo com os pés.

Contudo, Diogo Costa não só assegura segurança entre os postes como também a lançar o jogo ofensivo com os seus passes e dá mais uma linha de passe atrás. O conjunto encarnado seria ainda mais perigoso com os passes teleguiados do guarda-redes internacional português. O quarteto da frente teria mais espaço para chegar à grande área adversária.

Fredik Aursnes – FC Porto

Fredrik Aursnes SL Benfica
Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

Depois das laterais, o centro do terreno é um ponto sensível nos dragões. O internacional norueguês seria importante porque tanto joga no meio-campo defensivo como nos corredores ofensivos.

Aursnes chega bem à área e é competente tanto a finalizar como a assistir. O médio ajudaria a desequilibrar alguns jogos, tanto a fazer de extremo, como a fazer de duplo pivô no meio-campo com Uribe ou Grujic.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecida a lesão de Amar Dedic: Benfica vai ficar desfalcado

Amar Dedic saiu lesionado do encontro da Bósnia e Herzegovina contra a Áustria. O jogador vai falar os próximos jogos do Benfica.

Bomba: João Noronha Lopes quer garantir Bernardo Silva para o Benfica e jogador pode chegar em janeiro

João Noronha Lopes está interessado em fazer regressar Bernardo Silva ao Benfica, estando já um contrato pronto para o internacional português.

Diego Simeone fala de jogador que foi apontado ao Benfica: «Apareceu como uma oportunidade»

Diego Simeone falou sobre a contratação de Marc Pubill, jogador que pertence ao Atlético Madrid, mas esteve no radar do Benfica.

Manchester City com baixa de peso para o encontro frente ao Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester City comunicou que não vai poder contar com Omar Marmoush no embate contra o Manchester United, para a Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Christian Eriksen já tem novo clube depois de terminar contrato com o Manchester United

Christian Eriksen está perto de reforçaro Wolfsburgo. Após deixar o Manchester United no final da temporada 2024–2025, o médio dinamarquês vai assinar contrato com o clube da Bundesliga.

Alexis Sánchez: «Estou aqui para ajudar os jovens e dar alegrias ao Sevilha»

Alexis Sánchez foi apresentado como jogador do Sevilha e já manifestou o seu desejo de se estrear no Sánchez-Pizjuán e começar a dar alegrias aos adeptos.

Luis Suaréz após o poker frente à Venezuela: «Vínhamos para uma guerra e estávamos preparados»

O avançado do Sporting foi a grande figura na vitória da Colômbia sobre a Venezuela, ao assinar quatro golos que colocam a sua seleção mais perto do Mundial.