Trocas & Baldrocas: FC Porto e SL Benfica

E se um clube pudesse buscar o jogador do rival mais interessante para a sua formação? Partindo do clássico que opõe FC Porto e SL Benfica, quisemos fazer um exercício: Se as águias pudessem vir buscar um jogador dos portistas, qual seria o mais interessante? E se os dragões pudessem ir à Luz um dos atletas do rival, quem poderia ser?

Para que se faça uma escolha acertada para cada uma das equipas, é preciso relembrar como cada uma das duas equipas joga.

SL Benfica

Com Roger Schmidt no comando técnico, a equipa voltou em definitivo ao quarteto defensivo, com dois centrais num esquema em 4x2x3x1.

À frente da defesa, há um duplo pivô no meio-campo que tenta matar os movimentos ofensivos dos adversários, antes de se aproximarem da grande área. Por outro lado, também é uma forma de compensar a projeção atacante dos laterais. Florentino, mais fixo em termos posicionais, e Chiquinho, com maior liberdade de movimentos, depois da saída de Enzo, são o tampão no meio-campo.

No ataque, há três municiadores do ponta de lança. Um médio ofensivo centro e dois extremos nos corredores garantem mais homens na grande área adversária, em condições de finalização. As suas trocas posicionais são uma forma  entre eles.

FC Porto

Com a saída de Vitinha e sem um box to box com a mesma capacidade de passe e de transporte da bola, Sérgio Conceição acabou por adaptar o esquema tática para um 4x4x2 melhor definido. 

Apesar de a linha defensiva ser a quatro, os laterais também estão muito projetados para o ataque, combinando com os médios ala. No entanto, estes movimentos levam a que os adversários tenham espaços pelos corredores para contra-atacar até pela menor mobilidade dos centrais.

No setor intermediário, varia a utilização de um ou dois elementos mais defensivos. Um médio com o perfil mais ofensivo também deriva para uma das alas. No ataque, há uma dupla no centro com uma referência mais fixa na grande área e o outro elemento com maior liberdade de movimentos.

Diogo Costa – SL Benfica

Diogo Costa FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

O Benfica tem o plantel mais rico no Campeonato português, mas há sempre espaço para melhorias. Na baliza, é verdade que Odysseas e indiscutível nas águias e tem melhorado nos pontos menos fortes, nomeadamente no jogo com os pés.

Contudo, Diogo Costa não só assegura segurança entre os postes como também a lançar o jogo ofensivo com os seus passes e dá mais uma linha de passe atrás. O conjunto encarnado seria ainda mais perigoso com os passes teleguiados do guarda-redes internacional português. O quarteto da frente teria mais espaço para chegar à grande área adversária.

Fredik Aursnes – FC Porto

Fredrik Aursnes SL Benfica
Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

Depois das laterais, o centro do terreno é um ponto sensível nos dragões. O internacional norueguês seria importante porque tanto joga no meio-campo defensivo como nos corredores ofensivos.

Aursnes chega bem à área e é competente tanto a finalizar como a assistir. O médio ajudaria a desequilibrar alguns jogos, tanto a fazer de extremo, como a fazer de duplo pivô no meio-campo com Uribe ou Grujic.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.