Trocas & Baldrocas: FC Porto e SL Benfica

    E se um clube pudesse buscar o jogador do rival mais interessante para a sua formação? Partindo do clássico que opõe FC Porto e SL Benfica, quisemos fazer um exercício: Se as águias pudessem vir buscar um jogador dos portistas, qual seria o mais interessante? E se os dragões pudessem ir à Luz um dos atletas do rival, quem poderia ser?

    Para que se faça uma escolha acertada para cada uma das equipas, é preciso relembrar como cada uma das duas equipas joga.

    SL Benfica

    Com Roger Schmidt no comando técnico, a equipa voltou em definitivo ao quarteto defensivo, com dois centrais num esquema em 4x2x3x1.

    À frente da defesa, há um duplo pivô no meio-campo que tenta matar os movimentos ofensivos dos adversários, antes de se aproximarem da grande área. Por outro lado, também é uma forma de compensar a projeção atacante dos laterais. Florentino, mais fixo em termos posicionais, e Chiquinho, com maior liberdade de movimentos, depois da saída de Enzo, são o tampão no meio-campo.

    No ataque, há três municiadores do ponta de lança. Um médio ofensivo centro e dois extremos nos corredores garantem mais homens na grande área adversária, em condições de finalização. As suas trocas posicionais são uma forma  entre eles.

    FC Porto

    Com a saída de Vitinha e sem um box to box com a mesma capacidade de passe e de transporte da bola, Sérgio Conceição acabou por adaptar o esquema tática para um 4x4x2 melhor definido. 

    Apesar de a linha defensiva ser a quatro, os laterais também estão muito projetados para o ataque, combinando com os médios ala. No entanto, estes movimentos levam a que os adversários tenham espaços pelos corredores para contra-atacar até pela menor mobilidade dos centrais.

    No setor intermediário, varia a utilização de um ou dois elementos mais defensivos. Um médio com o perfil mais ofensivo também deriva para uma das alas. No ataque, há uma dupla no centro com uma referência mais fixa na grande área e o outro elemento com maior liberdade de movimentos.

    Diogo Costa – SL Benfica

    Diogo Costa FC Porto
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    O Benfica tem o plantel mais rico no Campeonato português, mas há sempre espaço para melhorias. Na baliza, é verdade que Odysseas e indiscutível nas águias e tem melhorado nos pontos menos fortes, nomeadamente no jogo com os pés.

    Contudo, Diogo Costa não só assegura segurança entre os postes como também a lançar o jogo ofensivo com os seus passes e dá mais uma linha de passe atrás. O conjunto encarnado seria ainda mais perigoso com os passes teleguiados do guarda-redes internacional português. O quarteto da frente teria mais espaço para chegar à grande área adversária.

    Fredik Aursnes – FC Porto

    Fredrik Aursnes SL Benfica
    Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

    Depois das laterais, o centro do terreno é um ponto sensível nos dragões. O internacional norueguês seria importante porque tanto joga no meio-campo defensivo como nos corredores ofensivos.

    Aursnes chega bem à área e é competente tanto a finalizar como a assistir. O médio ajudaria a desequilibrar alguns jogos, tanto a fazer de extremo, como a fazer de duplo pivô no meio-campo com Uribe ou Grujic.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Filipa Patão recorda eliminação na Champions League e visa dérbi com o Sporting: «Vamos ter de renascer das cinzas»

    Filipa Patão esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao Sporting x Benfica para quarta jornada da Liga Portugal.

    Erik ten Hag reage à humilhação diante do Tottenham e mantém confiança: «Não estou a pensar em ser despedido»

    O Manchester United perdeu por 3-0 diante do Tottenham. Erik ten Hag reagiu ao encontro e falou do futuro ao leme dos red devils.

    FC Porto estreia-se na Terceira Divisão Feminina com goleada

    O FC Porto estreou-se com o pé direito na Terceira Divisão Feminina. Emblema azul e branco venceu a AD Marco 09 por 6-1.

    Mariana Cabral: «Na época passada ganhámos os dois jogos ao Benfica e depois não fomos campeãs»

    Mariana Cabral esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao Sporting x Benfica para quarta jornada da Liga Portugal.
    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.