Primeira Liga, 1.ª jornada: segunda-feira, 11 de agosto de 2025, 20h45
A ANTEVISÃO: JOGO QUE VAI ALÉM DAS QUATRO LINHAS
A primeira jornada do campeonato coloca frente a frente o FC Porto e o Vitória SC. E não existia melhor forma de começar esta edição 2025/26.
Após vencer o Atlético de Madrid no jogo de apresentação, os dragões chegam à primeira jornada num grande momento de forma e com um onze, praticamente definido. As caras novas vieram dar ânimo a um clube que viveu uma temporada cinzenta com várias mudanças, principalmente de treinadores. Atualmente, Francesco Farioli vem para somar e apesar de ter um trabalho difícil em mãos, já é notória a “mão” do treinador.
De Guimarães, chega o Vitória Sport Clube que também mudou, surpreendentemente, de comando e está ao leme de Luís Pinto, ex-técnico do Tondela, que conseguiu a promoção à primeira liga portuguesa na temporada transata. Ao dia de hoje, o ex-jogador, está a impor-se e a pré-época prova isso mesmo. Em dez jogos disputados, foram seis vitórias, duas derrotas e dois empates.
Em suma, é claro que o favoritismo está do lado dos visitados, o FC Porto. Neste momento, são melhores que os conquistadores não só individualmente como coletivamente, mas como sabemos o futebol surpreende. Além disso, e após uma semana difícil no universo portista, a equipa quer dar uma resposta positiva e dedicar a vitória ao eterno capitão, Jorge Costa.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este vai ser o 184.º jogo entre as duas equipas.
- Em todas as competições já se realizaram 87 jogos na casa do FC Porto.
- O último jogo disputado no Estádio do Dragão ficou empatado a uma bola.
- No total das partidas os dragões levam vantagem com 120 vitórias.
- Já o Vitória Sport Clube saiu vencedor por 25 vezes.
- A maior goleada da história deste duelo foi “provocada” pelos azuis e brancos na temporada 53/54, por 10-0.
- Francesco Farioli irá estrear-se, oficialmente, no campeonato português.
- Luís Pinto também fará a sua estreia, como treinador, no principal escalão do futebol português.
- Os melhores marcadores da história do encontro são o Fernando Gomes, Correio Dias e o António Teixeira com 15 golos.
- O jogador que mais vezes disputou este jogo foi Custódio Pinto. Relembrar que o médio jogou em ambos os clubes.
JOGADORES A TER EM CONTA

Victor Froholdt – Chegou, vestiu a camisola e está a dar resposta em campo. A nova contratação dinamarquesa adaptou-se ao modelo de Farioli e com certeza que, se não tiver lesões, será uma das peças fundamentais nesta nova era do FC Porto.
Froholdt dá muito à equipa, é um box-to-box que sabe jogar. Além da capacidade física impressionante, também junta muita inteligência na leitura de jogo, sabendo sempre quando acelerar e acalmar as jogadas e isso são características preponderantes para um médio.

Tiago Silva – Ano após ano, o médio do Vitória prova que é dos melhores da nossa liga. Tiago Silva merecia, na minha opinião, outros voos. É daqueles jogadores que clarifica as jogadas e simplifica o que para muitos é difícil.
Seja na bola parada ou corrida, o “10” vimaranense ode fazer a diferença e contra blocos altos como o do FC Porto, a sua qualidade de passe será um fator primordial para que a sua equipa vença no Estádio do Dragão.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Bernardeck, Nehuen Perez, Alberto Costa, Alan Varela, Froholdt, Gabri Veiga, Borja Sainz, Pepê e Samu
Treinador: Francesco Farioli
«Queremos honrar a memória e o legado de Jorge Costa».
Vitória SC: Charles Silva, Miguel Maga, Miguel Nobrega, Toni Borevkovic, João Mendes, Matija Mitrovic, Tiago Silva, Tomás Handel, Telmo Arcanjo, Gustavo Silva e Nélson Oliveira
Treinador: Luís Pinto
«Temos que nos agarrar ao que representa o Vitória como clube e passar esses valores para dentro de campo».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 Vitória SC