📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um viva aos dragões do ataque! | FC Porto

- Advertisement -

O futebol é um desporto que depende da eficácia das equipas, o golo é o objetivo principal. Sem esse momento de jogo – incluindo todo o processo de ataque -,  vemos os conjuntos em grandes dificuldades. O tal golo é um bom momento, é sinal que o ataque trabalhou como deveria, conseguiu ultrapassar a barreira da linha de golo, foram bem-sucedidos.

Quando pensamos no ataque do FC Porto vem à mente, desde logo, nomes como Taremi e Evanilson que são as armas principais. Já que os dois em campo transbordam química tendo partilhado muitos logos ao longo da temporada.

O momento chave talvez tenha sido quando Sérgio Conceição libertou o iraniano das funções de ponta de lança, para ter a liberdade de procurar jogo entre os médios e abrir buracos entre as defesas permitiu ao FC Porto ser mais criativo ofensivamente.

Devemos olhar, de igual forma, para a maneira como existem várias opções para o ataque. Por exemplo, Fábio Vieira, o “abre latas” portista. Vemos em diversos jogos o craque português a ser utilizado como um falso nove, disponível para a transição defesa ataque e a aparecer em zonas de finalização com grande facilidade.

ataque FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Pepê trata-se de outra opção, o brasileiro está ainda em um processo de adaptação às intenções o treinador. Na sua primeira época de dragão ao peito vê-se o jogador muito disponível para o jogo, não se “esconde” da bola e procura dar sempre opções aos colegas em campo.

Além destes jogadores, existe ainda, o menos utilizado, Toni Martínez. O espanhol é uma opção válida, já o provou vezes sem conta que pode dar à equipa qualidades diferentes aos jogadores acima referidos –  tem capacidade de explosão e um é lutador nato, cansa muito a defesa adversária e joga sem medo, sempre virado de frente para a baliza.

É interessante pensar na maneira de como vários os jogadores do plantel chegam com relativa facilidade a zonas de finalização, assim como as diferentes opções para a posição central do ataque. Isto é muito importante para a competição.

A temporada ainda conta com mais dois meses e pressão irá aumentar exponencialmente. É muito importante manter o ataque focado e perigoso para que, em maio, com fim da temporada, o FC Porto saia campeão nacional pela terceira vez em cinco anos de Sérgio Conceição.

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.