Universo Paralelo: E se Diogo Dalot tivesse permanecido no FC Porto?

Após a conquista do campeonato nacional em 2017/18, era altura do FC Porto começar a preparar a nova época. Tal preparação estava, desde o início, condicionada, visto que algumas saídas já se haviam efetivado, como era o caso de jogadores como Iván Marcano ou então Diego Reyes.

Em adição a essas subtrações, Ricardo Pereira, jogador que tinha sido preponderante na conquista do título na época anterior, encaminhava-se também para a porta de saída, rumo a terras de “Sua Majestade”.

Perspetivava-se, portanto, uma autêntica revolução no setor defensivo portista.

Comparativamente à temporada de estreia de Sérgio Conceição no comando técnico do FC Porto, apenas Alex Telles e Felipe restavam, no que ao quarteto defensivo diz respeito.

De modo a colmatar estas lacunas, o clube dirige-se ao mercado e assegura a contratação do prodígio brasileiro Éder Militão.

Na extremidade direita, treinador e presidente entenderam que a melhor opção seria apostar em Diogo Dalot, jovem que, apesar do enorme assédio que sofreu durante o mercado de verão, tinha renovado com o FC Porto, logo após o término das celebrações de maio.

Era com este quarteto que o FC Porto planeava atacar todas as frentes, a nível nacional e europeu.

Nas jornadas iniciais, muito por conta da lesão contraída pelo jovem português no término da temporada anterior, o FC Porto acumulava exibições “tremidas”, culminando, por fim, na derrota, em pleno Estádio do Dragão, frente ao Vitória SC.

No entanto, com a inclusão de Dalot e Militão, Sérgio Conceição conseguiu estabilizar o seu setor mais recuado, contribuindo para a consolidação dos “dragões” como uma das melhores defesas do velho continente.

Aproveitando a crise instalada no principal rival com a saída de Rui Vitória, o FC Porto foi construindo uma sólida vantagem para o segundo classificado, vantagem essa que, apesar de alguns empates “comprometedores”, haveria de ser efetivada após o triunfo caseiro dos azuis e brancos frente ao SL Benfica.

Em maio, novamente festa nos Aliados. Sérgio Conceição conseguira assegurar o “bi” logo na sua segunda época enquanto treinador na Invicta.

Diogo Dalot sagra-se bicampeão nacional pelo FC Porto, desta vez sendo peça fundamental na estratégia de Sérgio Conceição
Fonte: FC Porto

E por falar em treinador, Bruno Lage, solução interina a Rui Vitória, não permanecia no comando técnico encarnado, enquanto que, em sentido oposto, Sérgio Conceição via a confiança da massa adepta azul e branca redobrada (apesar das derrotas nas Taças).

Em termos de mercado, uma das melhores duplas de centrais da história recente dos “dragões”, como era apelidada pelos portistas, acabaria por embarcar rumo à capital espanhola: Felipe rumo ao Atlético de Madrid e Éder Militão rumo ao Santiago Bernabéu.

Já em relação a Dalot, a jóia portuguesa rumaria a Itália, a troco de quarenta milhões de euros, onde era visto como a principal opção para preencher a lacuna deixada pelo também português João Cancelo, atleta que havia rumado a Manchester.

Fonte: FC Porto

Artigo revisto por Joana Mendes

 

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As primeira palavras de Yann Karamoh no FC Porto: «Sou um lutador e alguém que detesta perder»

O FC Porto oficializou esta quinta-feira Yann Karamoh. Eis o que disse o extremo de 27 anos na primeira entrevista no Dragão.

FC Porto oficializa contratação de Yann Karamoh

O FC Porto oficializou esta quinta-feira a contratação de Yann Karamoh. Extremo de 27 anos chega numa transferência a custo zero.

Benfica informa CMVM de negociações com José Mourinho

O Benfica emitiu comunicado oficial a confirmar negociações com José Mourinho. Técnico português sucederá a Bruno Lage no comando.

Gonçalo Ramos iguala marca histórica de Kylian Mbappé no PSG

Gonçalo Ramos marcou o quarto golo do PSG frente à Atalanta na Champions League. Avançado português igualou Kylian Mbappé em registo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting inicia campanha na Champions League contra o Kairat: Eis os onzes prováveis

O Sporting mede forças esta noite com o Kairat Almaty no arranque da Champions League 2025/26. Fica com os onzes prováveis.

Libertadores: Palmeiras de Abel Ferreira vence em casa do River Plate e aproxima-se das “meias”

O Palmeiras venceu esta madrugada o River Plate por 2-1 na primeira mão dos quartos de final da Taça Libertadores. Abel Ferreira reagiu.

Petit volta a ser hipótese para o Estrela Amadora

O Estrela Amadora procura um novo treinador para render a José Faria. Petit volta a ser um dos candidatos ao comando técnico.