📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

V. Guimarães 1-1 FC Porto: 11 metros que deixam tudo na mesma

- Advertisement -

eternamocidade

O FC Porto deixou cair os primeiros pontos na Liga Portuguesa, ao não ir além de um empate a 1 golo, esta tarde, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Do lado portista, mais do mesmo: Julen Lopetegui voltou a não repetir o onze da jornada passada, na vitória em casa frente ao Moreirense, e para além da troca de Óliver por Herrera, decidiu colocar de início Ruben Neves e Quintero nos lugares de Quaresma e Ádrian López. Do lado do Vitória de Guimarães, destaque para as entradas de Bruno Gaspar para o lado direito da defesa e de David Caiado para o ataque, por troca com o castigado Nii Plange e o lesionado Alex.

Os primeiros minutos da primeira parte trouxeram um Vitória muito atrevido em campo, com André André a pautar os ritmos de jogo de um meio-campo que tinha em Cafú, jogando à frente do quarteto defensivo, o elemento equilibrador e em Bernard o homem que fazia a transição com o tridente ofensivo vitoriano. Nos primeiros trinta minutos da partida, o FC Porto nunca conseguiu entrar no último terço do terreno, pois Jackson Martinez estava muito desapoiado no ataque e Quintero, descaído para a ala direita, nunca conseguiu criar desequilíbrios na defensiva contrária. No primeiro terço do encontro destaque, por isso, apenas para um remate fraco de João Afonso que permitiu a defesa de Fabiano e para um remate de Brahimi que acabou nas mãos de Douglas. Depois da interrupção de jogo de sete minutos, motivada por confrontos entre a claque vitoriana e a PSP no topo sul do D. Afonso Henriques, os portistas entraram melhor e até final Brahimi podia ter colocado os portistas em vantagem. Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, dois lances polémicos na área vitoriana: Brahimi, na melhor oportunidade portista na primeira parte, foi puxado pelo braço antes do remate; enquanto Hernâni tocou com o braço na área de Douglas, já bem perto do intervalo.

Jackson Martínez voltou a marcar - com 5 golos, continua no topo da lista dos melhores marcadores  Fonte: zerozero.pt
Jackson Martínez voltou a marcar – com 5 golos, continua no topo da lista dos melhores marcadores
Fonte: zerozero.pt

Na segunda parte, tudo foi diferente, com o FC Porto a ser muito mais rápido e incisivo: Danilo e José Angel incorporaram-se muito mais no jogo ofensivo, enquanto Herrera dinamizou mais o meio-campo. Com a entrada de Evandro para o lugar do apagado Rúben Neves, a equipa de Lopetegui soltou-se mais no terreno e não foi de estranhar a chegada do golo, numa grande penalidade apontada por Jackson Martinez que deixou os portistas em vantagem na cidade-berço. Contudo, quando o FC Porto se preparava para baixar as linhas e controlar o jogo, à semelhança do que tem feito esta época, o Vitória acabou por chegar ao golo no primeiro remate da segunda parte: novamente da marca dos 11 metros, Bernard assinou o seu quarto golo no campeonato e empatou a partida no D. Afonso Henriques. Até ao final, a equipa de Rui Vitória limitou-se a defender, enquanto o FC Porto continuou a esbarrar na defensiva contrária sem criar verdadeiro perigo. Ainda assim, um golo mal anulado a Brahimi (o argelino estava em linha com o último defesa vitoriano) e uma oportunidade escandalosamente perdida por Jackson levaram o FC Porto a não conseguir mais do que um empate, deixando-se apanhar pelo Benfica na liderança e não conseguindo colocar em 6 pontos a diferença para o Sporting. Quanto ao Vitória de Guimarães, uma exibição com muita garra e alma foi decisiva para o conquistar de um precioso ponto, num jogo onde os vimaranenses aproveitaram um erro contrário para marcar o primeiro golo e tirar os primeiros pontos à equipa de Julen Lopetegui.

 

A Figura

Brahimi – O argelino foi, de longe, o melhor em campo no D. Afonso Henriques. Sempre o mais desestabilizador no ataque portista, Brahimi ganhou o penalty convertido por Jackson, sofreu outro no primeiro tempo e ainda fez um golo limpo que Paulo Baptista anulou.

O Fora-de-Jogo

Rúben Neves – Uma exibição muito apagada do jovem jogador portista, sempre longe daquilo que o jogo pedia. Começa a ficar curto o espaço para a contínua titularidade de Rúben no onze portista.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.