Vai querer cadeira, senhor?

- Advertisement -

Já não é novidade: a proposta de retirada de cadeiras das bancadas destinadas às claques tem sido motivo de discussão (e de discórdia) um pouco por todo o país. Rivais unidos, sócios divididos, enfim, foram inúmeros os cenários originados por umas meras cadeiras, ou melhor, pela possível ausência destas. Uns a favor, outros contra, facto é que a discussão acaba quase sempre por rondar o duelo beleza x segurança.

De um lado os acérrimos defensores da arquitetura original do estádio, conservadores no que toca à beleza daquele recinto que desejam que permaneça imaculada. Do outro, progressistas que querem melhores condições para aqueles que cantam pela equipa durante os 90 minutos.

Antes de tudo, há que afirmar o seguinte: qualquer um dos lados acaba por ter um argumento muito forte, a meu ver. Contudo, o argumento coletivo acaba por sobrepor-se ao argumento individual, também na minha opinião. Um dos estádios mais bonitos de todo o mundo não deverá abdicar desse mesmo título, mesmo que isso signifique a permanência das “condições desumanas” que as claques enfrentam neste preciso momento.

Os Super Dragões são responsáveis por preencher quase que por completo uma bancada
Fonte: FC Porto

Não querem ver o jogo sentados? Não o façam. E não há problema nenhum nisso. Aliás, mau seria se tivéssemos membros de uma claque que assistissem aos jogos sentados nas suas respetivas cadeiras. Cantem, gritem, vibrem, façam tudo a que uma claque tem direito e dever.

Em última instância, retirem as cadeiras. Dêem mais liberdade, mais espaço, mais “segurança” a todos aqueles que pertencem às claques. Façam-no, porém não deixem à vista de todos os outros utilizadores daquele estádio meros degraus cinzentos ao longo de toda uma bancada. Seria como se eu, enquanto leigo, pegasse na Mona Lisa e decidisse fazer uns rabiscos por cima. É um autêntico tiro no pé.

Não sou contra o apoio e os benefícios dirigidos especialmente para as claques, muito pelo contrário. Contudo, não acho válido retirar grande parte daquilo que é a marca registada do Estádio do Dragão com o objetivo de melhorar as condições para alguns adeptos em particular.

Querem retirar as cadeiras? Então arranjem uma solução à altura do problema que pretendem criar.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cláudio Braga entre os candidatos a melhor jogador da Liga da Escócia

Cláudio Braga, avançado do Hearts, está entre os candidatos ao prémio de melhor jogador do campeonato escocês. O avançado português de 26 anos soma 17 golos e três assistências em 40 jogos pelo Hearts.

Ruben Amorim visado por Harry Maguire após vitória do Manchester United: «Os jogos eram 50/50, mas acabávamos sempre por sair derrotados»

Harry Maguire recordou Ruben Amorim após a vitória do Manchester United frente ao Brentford. O defesa-central inglês falou das derrotas sofridas com o técnico português.

Michael Carrick destaca papel de Bruno Fernandes e elogia vitória do Manchester United: «Estamos muito felizes esta noite»

Michael Carrick analisou a vitória do Manchester United frente ao Brentford, na Premier League. O técnico elogiou a prestação de Bruno Fernandes.

FC Porto x Alverca: Troféu da Primeira Liga não será entregue no sábado por opção dos dragões

O FC Porto decidiu que prefere deixar a festa de campeão para a última jornada, apesar de poder confirmar o título frente ao Alverca no próximo sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Levante de Luís Castro empata frente ao Espanyol e fica mais longe da manutenção

Levante de Luís Castro empata 0-0 fora de casa frente ao Espanyol, na 32 jornada da La Liga.

Corrida ao título: Benfica procura vencer em Famalicão pela primeira vez desde 2022

A última vitória do Benfica em Famalicão aconteceu a 10 de setembro de 2022, com duas vitórias famalicences por 2-0 desde então.

Murilo bisa e Gil Vicente dificulta a manutenção do Casa Pia com triunfo em Barcelos

O Gil Vicente regressou às vitórias com um triunfo por 2-1 frente ao Casa Pia, que não foi capaz de sair da posição de playoff de despromoção.