Vincent Aboubakar: a infelicidade paga-se caro!

- Advertisement -

24 de agosto de 2014 foi a data em que Vincent Aboubakar assinou pelo FC Porto, com a esperança de ser uma boa sombra para Jackson Martínez.

Até aos dias de hoje, construiu-se uma história de altos e baixos de dragão ao peito, marcando 56 golos em 119 jogos. São números aceitáveis para um ponta de lança que só assumiu a titularidade na época 2015/2016 e 2017/2018. Mas quando se fala em Aboubakar, uma das palavras-chave que definem o camaronês é a irregularidade exibicional, uma vez que este jogador é capaz de levantar o estádio com as suas fintas e golos, ou levar ao desespero do público com uma finta a mais ou uma má execução.

O título deste artigo de opinião mostra-nos como em Vincent Aboubakar a infelicidade pagou-se caro… Mas que infelicidade foi essa?

Temos de recuar para a época transata (2018/2019), em que na fase inicial do campeonato, mais concretamente no jogo frente ao CD Tondela, o avançado camaronês sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior e ligamento lateral interno do joelho esquerdo. Naturalmente, teve de ser operado e falhou praticamente o resto da época em que completou apenas onze jogos com um total de quatro golos. Era o início de uma grande infelicidade na carreira deste jogador que via este campeonato como a forma de se assumir pela segunda época consecutiva como um titular (quase absoluto) na equipa azul e branca.

O historial de lesões deste jogador também é extenso, mas uma como esta foi fatal nas suas ambições.

Apesar de na época de lesão este ter sido declarado como clinicamente apto pouco tempo antes do final do campeonato, é compreensível não ter sido utilizado por Sérgio Conceição, isto porque a equipa já tinha rotinas e o avançado dos dragões estava claramente com falta de ritmo competitivo. A somar a isto tudo, sofreu outra lesão no mês de maio em que esteve parado nove dias.

Aboubakar foi visitado pelos colegas de equipa no hospital após ter sofrido aquela grave lesão
Fonte: Instagram ” Vincent Aboubakar”

Avancemos agora para a análise da época atual e do momento de Aboubakar.

Apesar de o FC Porto ter adquirido o passe de Zé Luís para a frente de ataque, e ainda ter nas suas fileiras jogadores como Tiquinho Soares e Moussa Marega, é incompreensível a falta de oportunidades para Aboubakar que até agora só somou dois jogos na equipa principal (como suplente utilizado), e um ao serviço dos “bês” portistas. Pergunto-me como isto é possível numa frente de ataque que está sempre em rotatividade e numa equipa que não está no seu melhor momento de forma.

Desta forma, é mais que evidente que Aboubakar pagou muito caro a infelicidade que teve no início da época passada.

A prova de como este jogador está mais que apto para a competição deu-se com a sua presença na recente convocatória dos Camarões, em que foi titular frente à seleção do Ruanda e suplente utilizado com Cabo Verde.

Se me permitem a expressão, desde a longa lesão, a carreira deste jogador tem sido uma autêntica “bola de neve”, ou se preferirmos, um “calvário” …

Em cada jogo, há sempre uma esperança de ver este avançado pelo menos no banco de suplentes ou titular frente a equipas mais modestas como por exemplo o SC Coimbrões, mas não passa de uma esperança, uma vez que qualquer jogador se chega sempre à frente.

Por mais que isto custe aos adeptos do FC Porto e fãs de Aboubakar, se calhar a melhor opção é mesmo um empréstimo do avançado camaronês ou até uma venda. Nos últimos dias até se tem falado de uma possível venda ao Besiktas JK por uma verba a rondar os três milhões de euros.

O próprio jogador falou à comunicação social no final do encontro frente ao Ruanda, admitindo os tempos difíceis que tem passado no FC Porto e o facto de os treinadores, quiçá, terem medo de apostar nele para não se lesionar de novo.

É esta a “bola de neve” em que Aboubakar se encontra, e contra quem luta todos os dias que vai ao Olival.

O FC Porto volta a jogar hoje, a partir das 17h30, frente ao Vitória FC. Será que é desta que Aboubakar se volta a vestir de azul e branco? É esperar para ver.

Foto de capa: Instagram ” Vincent Aboubakar”

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Há mais um interessado em Sidny Cabral e Benfica tem prioridade para o negócio

Sidny Cabral é alvo do Trabzonspor. Os turcos querem contratar o jogador do Benfica, a quem águias não fecham as portas.

5 momentos-chave do título do FC Porto

Nesta época, o FC Porto teve vários que fizeram a diferença. Houve jogos em que foi preciso sofrer e outros em que a equipa dominou por completo

Imprensa espanhola avança: Andreas Schjelderup entre os vários nomes na lista do Barcelona

O Barcelona está no mercado por um extremo e Andreas Schjelderup é um dos nomes na lista. Há mais jogadores a serem associados ao clube.

Pode haver treinador português na final da Europa League: Onde ver o Aston Villa x Nottingham Forest?

O Nottingham Forest de Vítor Pereira joga na casa do Aston Villa para a segunda mão das meias-finais da Europa League. Jogo será transmitido na DAZN 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Passagem de Jan-Niklas Beste no Friburgo

Não foi uma passagem duradoura ou de grande sucesso, mas não foi há muito tempo que vimos Jan-Niklas Beste em Lisboa vestido de encarnado.

Eis o ponto de situação quanto às renovações dos sub-17 do FC Porto depois da oficialização da continuidade de Bernardo Lima

O FC Porto tem cinco campeões europeus e mundial sub-17 na equipa. Depois de Bernardo Lima renovar, eis o ponto de situação dos outros nomes.

Braga tem baixa para o jogo decisivo com o Friburgo na Europa League e Ricardo Horta ainda pode vir a recuperar: eis a situação

Florian Grillitsch vai falhar o Friburgo x Braga, duelo da segunda mão das meias-finais da Europa League. Ricardo Horta pode vir a recuperar. Eis a situação.