Volta rápido, Brahimi

fc porto cabeçalho

Prestes a ficar sem o maior criativo do plantel durante cerca de um mês, Nuno Espírito Santo vai encarando a ausência do argelino com alguma apreensão, numa altura em que o regresso de Kelvin parece cada vez mais um dado adquirido e os habituais rumores de mercado apontam Memphis Depay como hipótese para o reforço da posição.

Pela segunda vez desde a sua chegada ao Dragão, em 2014, Yacine Brahimi prepara-se para desfalcar o plantel para participar no Campeonato Africano das Nações (CAN), ao serviço da sua seleção. E agora, tal como na altura, o FC Porto perde um jogador que está a atravessar o melhor momento da época. Depois de um início longe das opções iniciais, à espera de uma hipotética transferência que não se confirmou, Brahimi acabou por ser reintegrado, de cabeça limpa, oferecendo toda a magia que tem nos pés em prol do coletivo. Yacine fixou-se no onze desde há cinco jogos a esta parte e, para os interesses dos azuis e brancos, bem dita a hora em que o mágico argelino decidiu aparecer.

Entrou no intervalo da partida com o Braga e ajudou a equipa a levantar-se. Nos três jogos seguintes (Leicester, Feirense e Marítimo) fez mossa nos adversários, com exibições de enormíssima qualidade, coroadas com três golos, um deles diante do campeão inglês, que vai, certamente, parar à compilação de golos do ano. Importa ainda referir a jogada de autor que culminou com o 3.º golo dos portistas na 8.ª jornada, diante do Arouca, a presença nos dois golos da vitória frente ao Marítimo (golo e assistência) e o início da jogada do 0-4 frente ao Feirense, já depois de ter elevado a contagem para 0-2, no final da primeira parte.

Brahimi está de regresso à melhor forma Fonte: FC Porto
Brahimi está de regresso à melhor forma
Fonte: FC Porto

É, pois, inegável a influência do argelino na subida de forma da equipa que reentrou na luta pelo primeiro lugar e garantiu o acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Com ele, o ataque ganha nova dinâmica, arrastando marcações, emprestando imprevisibilidade e capacidade finalizadora que mais nenhum outro elemento do plantel oferece.

Com este Brahimi, e esquecendo aquela versão triste do jogador individualista e inconsequente de 2015/16, o FC Porto poderá conseguir coisas boas, se o crescimento sustentando de que NES tanto fala se mantiver. Certamente que Nuno vai aproveitando esta paragem para encontrar novas soluções para fazer face a esta ausência.

Quanto ao eventual regresso do herói do último título do FC Porto, resta saber em que condições se apresentará o brasileiro e se a evolução que, dizem, se registou ao fim destes três anos, é mesmo real. Se assim for, poderá, então, vir a ser uma mais valia, numa altura em que Otávio também recupera de uma lesão, podendo demorar algumas semanas até alcançar a boa forma evidenciada no início da época. Já o internacional holandês, atualmente pouco utilizado no Manchester United, seria, sem sombra de dúvidas, uma excelente aquisição, ainda que por empréstimo, mas, cá para nós, muito difícil de acontecer.

Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos os leitores, em especial à grande família portista, e que 2017 nos traga as alegrias de que tanto precisamos.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nápoles pensou em Neymar: eis o porquê do negócio não ter avançado

O Nápoles cogitou a contratação de Neymar, mas a chegada de Kevin De Bruyne colocou um travão nos planos. Brasileiro representa o Santos.

Benfica desmente André Villas-Boas e acusa presidente do FC Porto: «Declarações lamentáveis do princípio ao fim»

O Benfica reagiu às acusações de André Villas-Boas. Presidente do FC Porto falara em salários de oito milhões de euros nos encarnados.

Derrota contra Portugal ajuda a multa pesada para a Hungria

A Federação Húngara de Futebol foi multada em quase 10 mil euros. Jogos contra Irlanda e Portugal na qualificação para o Mundial 2026 em questão.

Jeremiah St. Juste continua fora dos convocados do Sporting B e não está feliz com a situação

Jeremiah St. Juste está a treinar com a equipa B do Sporting. Ainda assim, o central não foi convocado e não está contente com a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Jakub Kiwior compara Premier League à Primeira Liga: «Alguns estádios não são tão impressionantes como em Inglaterra»

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior e ligação a Jan Bednarek no FC Porto… e na Polónia: «A química que se cria no clube pode ser transferida para...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior conta ao detalhe o processo de saída do Arsenal e de chegada ao FC Porto: «Não acho que tenha dado um passo...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.