Wilson Manafá: o reforço de inverno que promete aquecer!

Recheado de surpresas: é assim que tem sido visto o mercado de inverno para o FC Porto. É certo que ainda não terminou esta onda de transferências, mas, para já, o mar azul tem conseguido estar inabalável. Especulava-se – e muito – com possíveis saídas de jogadores preponderantes, mas Sérgio Conceição – que não é de meias palavras – respondeu com ações, e com isto quero dizer: reforços.

Apesar de defensivamente o FC Porto estar bem servido nunca é de mais puxar dos galões e precaver possíveis saídas e/ou lesões, coisas normais de uma equipa que ainda está em todas as frentes e se prepara para meses frenéticos. E é com esta perceção que o FC Porto anunciou a chegada de Wilson Manafá. O nome é sonante, e aquilo que se espera é que o jogador seja também.

Aos 24 anos, o lateral-esquerdo, proveniente do Portimonense, assinou a título definitivo pelo emblema azul e branco até 2023. A chegada de Manafá tem um propósito: render Alex Telles. No entanto, o luso-guineense, que tem jogado tanto a lateral direito como esquerdo, é também uma boa opção para zonas mais dianteiras, podendo, aliás, ser adaptado a extremo, uma vez que foi nessa posição que jogou quando se formou no Sporting.

Wison Manafá no dia em que assinou pelos Dragões
Fonte: FC Porto

A passagem pelos leões aconteceu entre 2012 e 2014, quando representou os juniores e a equipa B. Depois desta curta passagem, o lateral jogou pelo Beira-Mar, Anadia, Varzim e Portimonense, tendo sido pelos algarvios que despoletou o interesse do FC Porto, numa altura em que em 17 jogos somava dois golos. Um registo notável para quem defende, mas que demonstra ter o pé quente.

A chegada de Manafá levanta ainda a questão da permanência de Jorge – que para já parece certa -, mas que até ao momento não tem sido opção de Sérgio Conceição, nem mesmo nesta altura crucial em que Alex Telles tem demonstrado desgaste físico, legítimo para quem é o jogador mais utilizado do plantel.

Manafá é assim o terceiro reforço azul e branco neste defeso, depois da chegada de Fernando Andrade e Pepe. O FC Porto prepara agora a final de sábado, diante do Sporting, para a Taça da Liga e depois terá pela frente jogos cruciais do campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões. Com o calendário a apertar, ter mais opções no plantel é a solução indicada para colmatar lesões e desgastes físicos.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.