📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Zaidu: Foi a exigência dos adeptos ou do plantel que baixou? | FC Porto

- Advertisement -

Após várias épocas sob a tutela de Alex Telles, a ala esquerda do FC Porto pertence, agora, ao nigeriano Zaidu, que chegou ao Dragão proveniente do CD Santa Clara, com a hercúlea tarefa de fazer esquecer o seu antecessor. Uma tarefa nada fácil, diga-se de passagem, visto que Telles marcou uma era na sua passagem por Portugal.

Deste modo, logo após a saída do internacional brasileiro, Zaidu foi lançado por Sérgio Conceição para a titularidade, dado que era a principal alternativa e única de origem para o lugar. Porém, o jovem nigeriano não parece ter ficado intimidado com o desafio e pode-se dizer que as primeiras impressões foram positivas, já que o lado esquerdo dos azuis e brancos nunca foi um problema evidente.

Além disso, até na Liga dos Campeões, Zaidu conseguiu deixar a sua marca, ao marcar em França, frente ao Olympique de Marselha, conseguindo desequilibrar a partida a favor da sua equipa. Pelo meio, também conseguiu faturar para a liga portuguesa e inclusive a sua primeira internacionalização para representar o seu país. Tudo parecia bem.

Zaidu
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Porém, com o avançar da temporada, as debilidades de Zaidu tem sido mais evidentes, tendo sido expressas, principalmente, na última eliminatória contra o Chelsea FC. Nesse duplo desafio, ficou patente as dificuldades técnicas e táticas que o jogador enfrentou nos 180 minutos com o emblema inglês, sendo que ficou marcado pelo erro concedido no golo de Mason Mount.

Tendo a perfeita noção que estamos a falar de alguém com 23 anos, que até há bem pouco tempo estava a competir no Campeonato de Portugal, não podemos descuidar dos seus recorrentes pontos fracos, que tem exposto a equipa ao perigo, pois Zaidu erra em demasia em ações individuais, tanto defensivas como ofensivas, apesar de conseguir colmatar muito bem a primeira com o seu poder de aceleração e velocidade.

Neste sentido, é recorrente assistir a algumas falhas no domínio de bola e, principalmente, no momento de cruzamento por parte do jogador, algo que Alex Telles era exímio nesse capítulo. Um pormenor que pode parecer pequeno, mas que no caso concreto do FC Porto não o é, já que o sistema de jogo de Sérgio Conceição proporciona em muito o apoio dos laterais e a sua subida pelos flancos, procurando sobreposições de jogadores na transição ofensiva. Mesmo nas ações defensivas, ultimamente, o futebolista tem sido facilmente ultrapassado em ações de 1 vs 1, que não são tão nítidas pela capacidade de recuperação que obtém da sua velocidade.

É claro que muitas destas falhas podem ter proporções maiores, por falta de concorrência interna, já que o FC Porto, em comparação com outros anos, não tem uma alternativa válida e isso pode afetar o rendimento do atleta, que pela primeira vez da sua carreira, está a realizar um número alto de partidas oficiais.

Sendo assim, Zaidu está a ter a sua época de adaptação e de afirmação ao mesmo tempo, o que não é nada fácil e apesar das falhas apontadas pode-se considerar uma primeira temporada positiva. No entanto, para consumo interno pode chegar, mas para o nível externo já começa a escassear, como se viu. Por isso, atualmente, Zaidu seria uma ótima escolha para backup de um titular, mas para indiscutível de uma equipa como para o FC Porto parece nítido que precisa de continuar a crescer e de uma alternativa que o permita atingir todo o seu potencial.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

Cristiano Ronaldo deixa mensagem após chegar aos 956 golos na carreira: «Trabalho árduo»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais neste sábado. O avançado português reagiu após marcar mais dois golos pelo Al Nassr.

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.

Rui Borges perto de receber dois “reforços” no Sporting já no início de janeiro

Rui Borges deve receber dois jogadores no início de janeiro. Zeno Debast e Daniel Bragança estão praticamente recuperados e perto de se juntarem à equipa do Sporting.

Fotis Ioannidis aponta diferenças para Luis Suárez e elogia Vangelis Pavlidis: «Gosto de vê-lo marcar»

Fotis Ioannidis concedeu uma entrevista onde abordou o momento do Sporting, as diferenças face a Luis Suárez e a relação de amizade com Vangelis Pavlidis.