5 momentos do campeonato português em 2024/2025

Numa altura em que todas as competições nacionais terminaram é o momento ideal para relembrar quais foram os cinco momentos mais emblemático desta edição do campeonato português.

Várias foram as saídas, entradas, golos e conquistas que marcam esta temporada, mas selecionei apenas cinco como forma de analisarmos o impacto que cada uma delas teve, tanto pelo lado negativo como positivo.

Relembro que esta seleção não está por uma ordem de importância.

1.

Catarina Campos foi a primeira mulher a arbitrar um jogo profissional no futebol português – Um dos grandes momentos do campeonato foi, sem dúvida, a participação da árbitra Catarina Campos num jogo da primeira liga de Portugal. A viseense arbitrou o duelo entre o Casa Pia e Rio Ave na 27.ª jornada do campeonato que terminou com a vitória por 2-1 para os gansos.

Nesta mesma época já tinha estado presente num jogo da segunda liga entre o Paços de Ferreira e Feirense, no dia 15 de fevereiro. Dois momentos que ficam para a história e podem mudar um desporto que tem o género masculino ainda muito enraizado.

2.

Eduardo Quaresma Sporting
Fonte: Mário Pinto / Bola na Rede

O golo de Eduardo Quaresma – Este foi o golo do campeonato e, caso não tivesse acontecido, poderia ter mudado a história desta época. Um herói improvável, de uma zona improvável e num jogo improvável, salvou o Sporting.

Eduardo Quaresma foi uma peça fundamental deste título, tanto por este golo como pelas suas exibições nesta fase final de campeonato. O defesa sportinguista entrou para história do clube, sendo dos poucos no plantel que contempla no seu currículo três ligas portuguesas.

3.

Pinto da Costa FC Porto funeral
Fonte: FC Porto

Falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa – Não só do campeonato português, mas também do mundo do futebol, o falecimento de um dos grandes nomes da história do desporto abalou. Concordando, ou não, há que reconhecer o seu impacto na história deste país e principalmente no FC Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa tornou os dragões num dos melhores clubes da Europa com conquistas internacionais e nacionais, em todas as modalidades. Foram 42 anos de presidência, algo que é um recorde mundial, e mais de 2500 troféus enquanto presidente do FC Porto.

A história que escreveu será recordada para todo o sempre.

4.

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: SL Benfica

Goleadas do Benfica perante o FC Porto – Dois jogos para esquecer do FC Porto que engradeceram o Benfica. Em apenas uma época, os azuis e brancos sofreram oito golos dos encarnados e fizeram apenas dois. Além dos resultados que, logicamente, “saltam” à vista as exibições paupérrimas dos dragões deixaram de rastos uma equipa que teve uma temporada para esquecer.

Por outro o lado, o Benfica saiu reforçado destes duelos no campeonato. Bruno Lage foi, sem dúvida, o grande nome de ambos os jogos. O treinador português soube enlear o Vítor Bruno e, posteriormente, Martin Anselmi na sua teia e golear, merecidamente.

5.

Rúben Amorim Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Saída de Ruben Amorim  – Este foi, quiçá, o grande momento da temporada. Sem nada prever, o Manchester United vem, paga e leva o treinador português, impedindo-o de levantar o campeonato, novamente, de verde e branco.

Numa altura em que os leões tinham 11 jogos disputados e 11 vitórias, o impacto da sua saída foi imensurável, tanto para os adeptos como para o plantel que teve, aproximadamente, um mês, com João Pereira, algo que colocou em risco a conquista do campeonato.

No entanto, apesar disso, os jogadores deram resposta e com Rui Borges voltaram aos eixos e, consequentemente, venceram o campeonato português.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Há mais um treinador apontado ao cargo de treinador do Bayer Leverkusen

O nome de Thiago Motta está também na mira do Bayer Leverkusen. O técnico italiano está sem clube desde que foi despedido da Juventus.

Sinal da mudança dos tempos? Marcou 17 golos em 2024/25 e custou praticamente o mesmo que Cristiano Ronaldo ao Real Madrid

Nick Woltemade trocou o Estugarda pelo Newcastle United por 85 milhões de euros, sendo uma das maiores transferências deste mercado de verão.

Christian Eriksen esteve perto da La Liga e cenário não está descartado

Christian Eriksen está livre no mercado, mas é um nome que interessa à Real Sociedad, conjunto que atua na La Liga.

Barcelona ganha espaço para poder inscrever reforço do mercado de verão

O Barcelona vai poder inscrever Roony Bardghji, jogador que foi contratado durante este verão, após ter rescindido com Oriol Romeu.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges é o novo treinador da Natação do FC Porto

Rui Borges foi confirmado como treinador da Natação do FC Porto. O técnico está de volta ao clube azul e branco, onde conquistou 258 títulos de campeão.

Barcelona anuncia rescisão do contrato com Oriol Romeu

Oriol Romeu rescindiu o seu contrato com o Barcelona. O médio espanhol de 33 anos pode agora rumar ao Girona em definitivo.

Diretor do Union Berlin explica: Jeremiah St. Juste não foi contratado devido a um português

A contratação de Jeremiah St. Juste para o Union Berlin foi abortada no mercado de verão e a justificação está em Diogo Leite. O clube alemão não quis contratar mais jogadores.