📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 momentos do campeonato português em 2024/2025

- Advertisement -

Numa altura em que todas as competições nacionais terminaram é o momento ideal para relembrar quais foram os cinco momentos mais emblemático desta edição do campeonato português.

Várias foram as saídas, entradas, golos e conquistas que marcam esta temporada, mas selecionei apenas cinco como forma de analisarmos o impacto que cada uma delas teve, tanto pelo lado negativo como positivo.

Relembro que esta seleção não está por uma ordem de importância.

1.

Catarina Campos foi a primeira mulher a arbitrar um jogo profissional no futebol português – Um dos grandes momentos do campeonato foi, sem dúvida, a participação da árbitra Catarina Campos num jogo da primeira liga de Portugal. A viseense arbitrou o duelo entre o Casa Pia e Rio Ave na 27.ª jornada do campeonato que terminou com a vitória por 2-1 para os gansos.

Nesta mesma época já tinha estado presente num jogo da segunda liga entre o Paços de Ferreira e Feirense, no dia 15 de fevereiro. Dois momentos que ficam para a história e podem mudar um desporto que tem o género masculino ainda muito enraizado.

2.

Eduardo Quaresma Sporting
Fonte: Mário Pinto / Bola na Rede

O golo de Eduardo Quaresma – Este foi o golo do campeonato e, caso não tivesse acontecido, poderia ter mudado a história desta época. Um herói improvável, de uma zona improvável e num jogo improvável, salvou o Sporting.

Eduardo Quaresma foi uma peça fundamental deste título, tanto por este golo como pelas suas exibições nesta fase final de campeonato. O defesa sportinguista entrou para história do clube, sendo dos poucos no plantel que contempla no seu currículo três ligas portuguesas.

3.

Pinto da Costa FC Porto funeral
Fonte: FC Porto

Falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa – Não só do campeonato português, mas também do mundo do futebol, o falecimento de um dos grandes nomes da história do desporto abalou. Concordando, ou não, há que reconhecer o seu impacto na história deste país e principalmente no FC Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa tornou os dragões num dos melhores clubes da Europa com conquistas internacionais e nacionais, em todas as modalidades. Foram 42 anos de presidência, algo que é um recorde mundial, e mais de 2500 troféus enquanto presidente do FC Porto.

A história que escreveu será recordada para todo o sempre.

4.

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: SL Benfica

Goleadas do Benfica perante o FC Porto – Dois jogos para esquecer do FC Porto que engradeceram o Benfica. Em apenas uma época, os azuis e brancos sofreram oito golos dos encarnados e fizeram apenas dois. Além dos resultados que, logicamente, “saltam” à vista as exibições paupérrimas dos dragões deixaram de rastos uma equipa que teve uma temporada para esquecer.

Por outro o lado, o Benfica saiu reforçado destes duelos no campeonato. Bruno Lage foi, sem dúvida, o grande nome de ambos os jogos. O treinador português soube enlear o Vítor Bruno e, posteriormente, Martin Anselmi na sua teia e golear, merecidamente.

5.

Rúben Amorim Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Saída de Ruben Amorim  – Este foi, quiçá, o grande momento da temporada. Sem nada prever, o Manchester United vem, paga e leva o treinador português, impedindo-o de levantar o campeonato, novamente, de verde e branco.

Numa altura em que os leões tinham 11 jogos disputados e 11 vitórias, o impacto da sua saída foi imensurável, tanto para os adeptos como para o plantel que teve, aproximadamente, um mês, com João Pereira, algo que colocou em risco a conquista do campeonato.

No entanto, apesar disso, os jogadores deram resposta e com Rui Borges voltaram aos eixos e, consequentemente, venceram o campeonato português.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tensão em Eleições Benfica: Já acabaram os boletins de 50 votos na Quinta do Conde

Já terminaram os boletins de 50 votos na Quinta do Conde (Sesimbra). Eleições do Benfica decorre ao longo deste sábado.

PSG volta à liderança da Ligue 1 após bis de Hakimi: Vitinha assistiu

O PSG venceu fora de casa o Brest por 3-0 na nona jornada da Ligue 1. Achraf Hakimi bisou e Vitinha fez uma assistência.

Académico Viseu garante vitória nos descontos frente ao Chaves: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Académico Viseu venceu em casa o GD Chaves por 1-0 na oitava jornada da Segunda Liga. André Clóvis marcou o golo decisivo.

Histórico: Benfica bate recorde mundial de votantes

O Benfica já ultrapassou o Barcelona e é agora o clube com mais votantes de sempre em eleições. Dia histórico para as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Sunderland derrota Chelsea em Stamford Bridge e sobe à 2ª. posição da Premier League à condição: Eis os resultados do dia da competição

O Chelsea foi surpreendido pelo Sunderland e perdeu em Stamford Bridge por 2-1. Os Black Cats subiram à 2ª. posição da Premier League à condição.

Alanyaspor de João Pereira volta a perder na Turquia

O Alanyaspor perdeu com o Kocaelispor por 2-0 na jornada 10 da Liga da Turquia. Turma de João Pereira sai derrotada.

Bayern Munique volta a vencer com golo de internacional português e mantém 100% de vitórias na temporada: resultados do dia na Bundesliga

O Bayern Munique derrotou o Borussia Monchengladbach por 3-0, em jogo da 8.ª jornada da Bundesliga. Raphael Guerreiro apontou um dos golos.