Belenenses SAD 2-0 SL Benfica: Chuva encheu balde de água (bem) fria

- Advertisement -

Em jogo da oitava jornada da Primeira Liga, o Belenenses SAD regressou às vitórias depois de vencer o SL Benfica, por 2-0. A equipa da Cruz de Cristo não vencia desde a ronda inaugural do campeonato, já os «encarnados» somam a segunda derrota consecutiva numa semana, ficando o nome do técnico, Rui Vitória, debaixo de fogo antes do final da partida.

Numa noite fria, com o inverno à espreita, o Benfica procurava a possibilidade de assumir a liderança isolada da Primeira Liga, após no dia anterior, o Sporting de Braga ter empatado com o Vitória Sport Clube, em Guimarães. Já o Belenenses queria somar pontos para fugir aos últimos postos da tabela classificativa, um pouco à semelhança do que se verificou na época passada, em que um golo de Jonas ao cair do pano impediu o triunfo do conjunto comandado pelo treinador, Jorge Silas.

A primeira parte começa com o Benfica a querer atacar mais pelo flanco esquerdo, ocupado por Rafa e Grimaldo, estando aí Pizzi também mais inclinado no meio campo. O mesmo camisola 21 dos «encarnados» é quem faz a primeira jogada de perigo, logo aos 15 segundos de jogo, com um remate para a defesa de Muriel.

Mais tarde, só a partir do quarto de hora de jogo, é que o Benfica tenta mostrar a sua superioridade, mas sem traduzir em golos. Aos 15 minutos, um remate de Rafa é cortado à última para cima da baliza de Muriel após o avançado do Benfica aproveitar um ressalto após tento de Seferovic a resvalar num defesa do Belenenses; dois minutos depois é o próprio suíço a rematar quase sem ângulo, do lado direito da baliza da equipa da casa, para nova defesa de Muriel; e aos 19 minutos, Gedson Fernandes combinam passes à entrada do lado esquerdo da área do Belenenses e o médio remata isolado para Muriel sacudir, outra vez, a bola para canto.

À meia hora, o jogo ganhou outro interesse devido aos penáltis: o primeiro, à passagem dos 28 minutos, que causou alguma fúria nos adeptos benfiquistas: Salvio foi derrubado na área adversária, mas num primeiro instante o árbitro não assinalou nada, sendo que só após a consulta do VAR apontou para a marca da grande penalidade só cerca de três minutos depois, quando o jogo parou num livre a beneficiar o Belenenses, no lado oposto do campo. Contudo, o extremo argentino na marcação permitiu a defesa a Muriel. Quase no lance a seguir, o árbitro assinalou penálti a favor da equipa da casa: Eduardo não perdoou e fez o primeiro golo no Jamor (1-0).

Eduardo fez o 1-0 no Jamor
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O Benfica partiu logo em busca do tento do empate, contudo seria o Belenenses a dilatar a vantagem aos 42 minutos: Keita, isolado com um excelente passe de Licá, bateu Vlachodimos. Muito se contestou se havia fora de jogo, mas o árbitro Artur Soares Dias validou prontamente o golo.

O resultado não era favorável, a chuva intensificava-se em Oeiras e o estádio do Jamor, dado à logística que apresenta (sem qualquer proteção para os adeptos), ia ficando com menos espetadores após o intervalo. Os adeptos do Benfica que permaneceram no atual reduto da Belenenses SAD iam cantando a favor do seu clube. No total, estiveram 10,663 pessoas presentes.

Para o início da segunda parte, Rui Vitória lançou Jonas para o lugar de Salvio, com vista a ter mais presença na frente de ataque. Coincidência ou não, o Benfica partiu rapidamente em busca de reduzir a diferença no marcador – o certo é que as oportunidades apareceram de forma continuada e em grande volume logo nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, como o remate de Rafa aos 47 minutos e de Pizzi aos 55 minutos, só que a bola teimava em não entrar na baliza, muito por culpa de Muriel ou da falta de assertividade dos homens avançados dos «encarnados».

Apesar da forte acutilância ofensiva «encarnada», o Belenenses não deixou de tentar fazer o terceiro golo, como o lance do Licá aos 70 minutos, em que obrigou Vlachodimos a brilhar para impedir uma derrota de piores proporções. O Benfica, já com Castillo (mais Jonas e Seferovic) em campo, continuava a atacar, mas a defensiva azul abafava as ofensivas do adversário.

Até ao apito final de Artur Soares Dias, a toada do jogo manteve-se, mas com o Benfica a jogar “mais com o coração do que com a cabeça”, e também faltava um elemento que fizesse a ligação da defesa com o ataque, o que dificultou ainda mais a missão dos visitantes. Perante o aproximar da confirmação da primeira derrota na Liga, os adeptos do Benfica mostraram o seu descontentamento, entoando cânticos a pedir a demissão e a acenar lenços brancos a Rui Vitória. A derrota impossibilita às «águias» de se isolarem na liderança do campeonato.

Onzes iniciais

Belenenses SAD: Muriel, Eduardo, Sasso, Licá, Diogo Viana, Zakarya, André Santos (Nuno Coelho 68′), Gonçalo Silva, Lucca, Keita (Nuno Tomás 75′), Reinildo (Fredy 54′)

SL Benfica: Odysseas Vlachodimos, André Almeida, Jardel, Rúben Dias, Grimaldo, Fejsa (Zivkovic 84′), Pizzi (Castillo 68′), Gedson Fernandes, Rafa Silva, Salvio (Jonas 45′), Seferovic

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.