Belenenses SAD 2-0 SL Benfica: Chuva encheu balde de água (bem) fria

- Advertisement -

Em jogo da oitava jornada da Primeira Liga, o Belenenses SAD regressou às vitórias depois de vencer o SL Benfica, por 2-0. A equipa da Cruz de Cristo não vencia desde a ronda inaugural do campeonato, já os «encarnados» somam a segunda derrota consecutiva numa semana, ficando o nome do técnico, Rui Vitória, debaixo de fogo antes do final da partida.

Numa noite fria, com o inverno à espreita, o Benfica procurava a possibilidade de assumir a liderança isolada da Primeira Liga, após no dia anterior, o Sporting de Braga ter empatado com o Vitória Sport Clube, em Guimarães. Já o Belenenses queria somar pontos para fugir aos últimos postos da tabela classificativa, um pouco à semelhança do que se verificou na época passada, em que um golo de Jonas ao cair do pano impediu o triunfo do conjunto comandado pelo treinador, Jorge Silas.

A primeira parte começa com o Benfica a querer atacar mais pelo flanco esquerdo, ocupado por Rafa e Grimaldo, estando aí Pizzi também mais inclinado no meio campo. O mesmo camisola 21 dos «encarnados» é quem faz a primeira jogada de perigo, logo aos 15 segundos de jogo, com um remate para a defesa de Muriel.

Mais tarde, só a partir do quarto de hora de jogo, é que o Benfica tenta mostrar a sua superioridade, mas sem traduzir em golos. Aos 15 minutos, um remate de Rafa é cortado à última para cima da baliza de Muriel após o avançado do Benfica aproveitar um ressalto após tento de Seferovic a resvalar num defesa do Belenenses; dois minutos depois é o próprio suíço a rematar quase sem ângulo, do lado direito da baliza da equipa da casa, para nova defesa de Muriel; e aos 19 minutos, Gedson Fernandes combinam passes à entrada do lado esquerdo da área do Belenenses e o médio remata isolado para Muriel sacudir, outra vez, a bola para canto.

À meia hora, o jogo ganhou outro interesse devido aos penáltis: o primeiro, à passagem dos 28 minutos, que causou alguma fúria nos adeptos benfiquistas: Salvio foi derrubado na área adversária, mas num primeiro instante o árbitro não assinalou nada, sendo que só após a consulta do VAR apontou para a marca da grande penalidade só cerca de três minutos depois, quando o jogo parou num livre a beneficiar o Belenenses, no lado oposto do campo. Contudo, o extremo argentino na marcação permitiu a defesa a Muriel. Quase no lance a seguir, o árbitro assinalou penálti a favor da equipa da casa: Eduardo não perdoou e fez o primeiro golo no Jamor (1-0).

Eduardo fez o 1-0 no Jamor
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O Benfica partiu logo em busca do tento do empate, contudo seria o Belenenses a dilatar a vantagem aos 42 minutos: Keita, isolado com um excelente passe de Licá, bateu Vlachodimos. Muito se contestou se havia fora de jogo, mas o árbitro Artur Soares Dias validou prontamente o golo.

O resultado não era favorável, a chuva intensificava-se em Oeiras e o estádio do Jamor, dado à logística que apresenta (sem qualquer proteção para os adeptos), ia ficando com menos espetadores após o intervalo. Os adeptos do Benfica que permaneceram no atual reduto da Belenenses SAD iam cantando a favor do seu clube. No total, estiveram 10,663 pessoas presentes.

Para o início da segunda parte, Rui Vitória lançou Jonas para o lugar de Salvio, com vista a ter mais presença na frente de ataque. Coincidência ou não, o Benfica partiu rapidamente em busca de reduzir a diferença no marcador – o certo é que as oportunidades apareceram de forma continuada e em grande volume logo nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, como o remate de Rafa aos 47 minutos e de Pizzi aos 55 minutos, só que a bola teimava em não entrar na baliza, muito por culpa de Muriel ou da falta de assertividade dos homens avançados dos «encarnados».

Apesar da forte acutilância ofensiva «encarnada», o Belenenses não deixou de tentar fazer o terceiro golo, como o lance do Licá aos 70 minutos, em que obrigou Vlachodimos a brilhar para impedir uma derrota de piores proporções. O Benfica, já com Castillo (mais Jonas e Seferovic) em campo, continuava a atacar, mas a defensiva azul abafava as ofensivas do adversário.

Até ao apito final de Artur Soares Dias, a toada do jogo manteve-se, mas com o Benfica a jogar “mais com o coração do que com a cabeça”, e também faltava um elemento que fizesse a ligação da defesa com o ataque, o que dificultou ainda mais a missão dos visitantes. Perante o aproximar da confirmação da primeira derrota na Liga, os adeptos do Benfica mostraram o seu descontentamento, entoando cânticos a pedir a demissão e a acenar lenços brancos a Rui Vitória. A derrota impossibilita às «águias» de se isolarem na liderança do campeonato.

Onzes iniciais

Belenenses SAD: Muriel, Eduardo, Sasso, Licá, Diogo Viana, Zakarya, André Santos (Nuno Coelho 68′), Gonçalo Silva, Lucca, Keita (Nuno Tomás 75′), Reinildo (Fredy 54′)

SL Benfica: Odysseas Vlachodimos, André Almeida, Jardel, Rúben Dias, Grimaldo, Fejsa (Zivkovic 84′), Pizzi (Castillo 68′), Gedson Fernandes, Rafa Silva, Salvio (Jonas 45′), Seferovic

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.