Vitória tática algarvia, com um toque de técnica (dois, na verdade) | Boavista FC 1-3 SC Farense

- Advertisement -

O resultado foi mais volumoso do que se justificava, mas a vitória dos algarvios justificou-se plenamente. O golo boavisteiro foi mesmo uma das parcas ocasiões dos da casa, que se viram manietados pelo bom encaixe tático do SC Farense no 4-5-1 da turma axadrezada.

De resto, a saída de Makouta ainda na primeira parte – mas já com o Boavista FC em desvantagem por 0-1 – e a entrada de Luís dos Santos foi exemplo da necessidade sentida por Nuno Pereira, adjunto que substituiu na partida Petit, expulso em Vila do Conde, de incutir na equipa e na partida algo de diferente. Watai passou para o meio, perdendo os da casa robustez, mas ganhando maior capacidade técnica no meio e, sobretudo, nas costas de Bozenik.

A verdade é que a pressão do SC Farense foi quase sempre bem exercida e o não tão característico pontapé para a frente em busca do ponta-de-lança eslovaco não permitiu a Watai ter a bola que queria e precisava para dar ao jogo o que Makouta claramente também não conseguia dar. Bozenik segurava bem a bola de costas para a baliza (não é novidade nenhuma), mas o apoio frontal nem sempre surgia.

Além disso, este Boavista FC sente-se muito mais confortável com a bola em circulação, algo que o SC Farense impossibilitou, com um encaixe tático que amarrou as panteras, raramente capazes de se desamarrarem. Ainda assim, foi apenas nos descontos e com dois tiraços de fora da área que os leões de Faro resgataram os três pontos. Foram a melhor equipa em campo, todavia, e mereceram vencer uma partida conquistada na tática coletiva e na técnica de remate individual.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

BnR: O Boavista FC já tinha estado a perder com o SL Benfica, com o Casa Pia AC e com o FC Famalicão e somou pontos nessas partidas, agora soma dois jogos a perder em casa, não tendo tido capacidade para resgatar pontos como nos três jogos referidos. Hoje ainda conseguiu fazer o 1-1, mas acaba por perder o jogo nos descontos. O que faltou hoje para conseguir pontos mesmo depois de estar a perder, como aconteceu já por três vezes no Bessa?

Nuno Pereira: Faltou ter mais controlo emocional. Conseguimos o mais difícil, atendendo ao tipo de jogo que estávamos a fazer. Conseguindo o mais difícil naquele momento, o mais importante era a seguir ter o equilíbrio e o controlo emocional. Faltou-nos um pouco isso e o facto de sofrermos dois golos, se repararmos bem, tem muito a ver com essa falta de equilíbrio naquele momento do jogo.

Outras declarações:

“A saída do Makouta foi uma questão estratégica”.

BnR: Apesar das ambições do SC Farense, a equipa é, neste momento, o quinto melhor ataque da Primeira Liga e hoje até fez dois golos para lá dos 60 minutos, algo que só por duas vezes tinha feito até aqui. O que justifica esta capacidade ofensiva do SC Farense?

José Mota: Agradeço essa análise, não sabia desse pormenor dos golos na última meia hora, mas costumo estar atento. Aliás, ainda esta semana saiu uma análise sobre o que é o SC Farense e somos a equipa que menos tempo demora entre recuperar a bola e finalizar. Por isso, somos uma equipa que não joga para trás nem para o lado, jogamos para a frente.

Outras declarações:

“Estamos há quatro jogos sem perder na Liga, o que é muito importante para um clube com as nossas ambições”.

“Foi um jogo como previa”.

“Conseguimos controlar sempre os movimentos ofensivos do Boavista FC”.

“Muito equilibrados em termos ofensivos, equilibrados a sair nas trsnsições”.

“Não me recordo de o meu guarda-redes ser obrigado a grandes defesas”.

“Na segunda parte, o Boavista FC socorreu-se dos cruzamentos para a área”.

“O Boavista FC não estava a ter oportunidades de golo, mas conseguiu o golo”.

“Fomos claramente melhores”.

“Temos jogadores com talento”.

“Uma vitória muito merecida. Parabéns também aos nossos adeptos”.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe chega a acordo com Anderson Talisca para a renovação por mais duas temporadas

Anderson Talisca vai prolongar o seu contrato com o Fenerbahçe por mais duas temporadas. O brasileiro representou o Benfica entre 2014 e 2016.

Thomas Frank tem o pior rácio de vitórias de sempre em clubes do ‘big six’ da Premier League

Thomas Frank venceu apenas 28% dos jogos com o Tottenham, o que representa o pior registo de sempre de um treinador dos seis grandes clubes ingleses.

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Capitão do Chelsea perto do regresso após período afastado por lesão

Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.

Alex Oxlade-Chamberlain reforça o Celtic

O Celtic confirmou a contratação de Alex Oxlade-Chamberlain, médio internacional inglês de 32 anos. O jogador assinou até ao final da temporada.

Rui Borges procura os três pontos no Clássico: «Vamos defrontar outra grande equipa, mas aqui só se pensa em ganhar»

Rui Borges falou com a imprensa na antevisão ao Clássico diante do FC Porto. O técnico mostrou-se motivado a alcançar a vitória no Estádio do Dragão.