Este Boavista é tudo menos “Petit” | Boavista FC 4-1 GD Chaves

    Se vamos ter Boavistão à moda antiga, o tempo o dirá. Mas que este Boavista FC de Petit é tudo menos “petit”, disso já não restam muitas dúvidas. Os axadrezados estão a apresentar-se em campo, jornada após jornada, com uma vontade clara de se imporem não apenas como grande equipa, mas como equipa grande. O domínio do jogo que a turma boavisteira tem e o futebol que pratica são disso mesmo: de equipa grande.

    A receção ao GD Chaves, destacado lanterna vermelha, era teoricamente fácil, mas a corrente edição da Primeira Liga tem desmistificado essa expressão. É na prática que a partida tem de ser tornada fácil. O Boavista FC fez precisamente isso no fecho da jornada cinco do campeonato. Com a leitura e controlo do jogo com bola de Seba Pérez, com a capacidade de segurar bola de costas para a baliza em toda a extensão do meio-campo ofensivo de Bozenik, com a irreverência de Salvador Agra e Tiago Morais e com a segurança de Makouta no jogo sem bola, as panteras tornaram fácil desde – literalmente – o primeiro minuto uma partida que o GD Chaves não conseguiu tornar difícil.

    Gaius Makouta é um dos pilares do Boavista
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    A incapacidade que os transmontanos demonstram para ter bola “em condições” é reveladora da classificação atual dos flavienses. A chegada de Rúben Ribeiro ao cerne de decisão do GD Chaves poderia trazer mais segurança e, acima de tudo, criatividade com bola, mas os flavienses precisam de ter muito mais posse de bola de qualidade para que as peças mais criativas se façam notar. As perdas de bola constante – fruto, também, da agressividade com que o Boavista FC reage à perda de bola – não o permitiram na visita ao Bessa.

    O GD Chaves saiu, assim, do estádio do líder do campeonato com muito para resolver, enquanto os axadrezados recuperaram a liderança perdida durante o fim de semana e confirmaram que há muito de positivo sobre o qual trabalhar nas semanas vindouras, sabendo, com cada vez mais clareza, que enquanto houver Bozenik – enquanto… – há capacidade para segurar bola, há capacidade para subir no terreno, há capacidade para dominar o jogo e, acima de tudo, há golo. E quando há golo, a vitória fica muito mais perto. E este Boavista FC já leva quatro em cinco jornadas.

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    BnR: Como manteve, durante a pausa para compromissos de seleções, o apetite que o Boavista FC continua a demonstrar pelas vitórias, pelo domínio do jogo e pelo bom futebol? E, pergunto-lhe também, quão importante é o jogo de costas para a baliza de Bozenik, que parece permitir cada vez mais que a sua equipa segure a bola e tome o controlo dos jogos?

    Petit: Temos um compromisso para sermos melhores a cada dia. Tivemos esta pausa de 15 dias, só tivemos dois ou três jogadores nas seleções, deu para trabalharmos alguns aspetos. Fomos iguais a nós mesmos. O Róbert é um miúdo que estamos a trabalhar, é um jogador inteligente, joga muito bem tanto no apoio frontal, como nas costas dos defesas e temos trabalhado dentro daquilo que é a nossa ideia de jogo, o nosso ADN. Jogámos com um triângulo no meio-campo e o Róbert quando baixa acaba por fazer ali um losango, com os extremos bem abertos.

    BnR: O GD Chaves vai ter como base de trabalho para esta semana de preparação para a receção ao CF Estrela da Amadora o que se passou neste jogo ou vai olhar mais para o que está para vir do que para o que já foi? E pergunto-lhe se a preparação para a próxima partida vai passar muito por dinâmicas que envolvam Rúben Ribeiro, que se estreou e por quem passou o que de bom o GD Chaves fez nesta partida, em particular nos primeiros 15 minutos da segunda parte?

    José Gomes: A preparação para o CF Estrela da Amadora é uma coisa para começar a fazer amanhã. Concordo com a opinião de que o jogo passou muito pelo Rúben no tempo em que esteve em campo. Quanto ao jogo, não foi só pelo resultado que estivemos melhor na segunda parte, fizemos muitas coisas boas. O Boavista FC não é equipa de relaxar mesmo estando em vantagem e o João, o guarda-redes do Boavista FC, fez várias defesas importantes na segunda parte. Num jogo que está praticamente decidido na primeira parte, o expectável seria um baixar de braços e não foi isso que aconteceu.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rui Costa justifica resultado líquido negativo do Benfica: «Deve-se ao desempenho da SAD»

    O Benfica apresentou um resultado líquido negativo de 21,122 milhões de euros referentes à temporada passada. Rui Costa justificou.

    1.º Dezembro elimina Oliveirense na Taça de Portugal com golo aos 96 minutos

    O 1.º Dezembro venceu esta noite o Oliveirense por 2-1 na segunda ronda da Taça de Portugal. Golo tardio aos 96 minutos.

    Sevilha derrotado e alimenta registo negativo na La Liga

    O Sevilha perdeu com o Alavés por 2-1 na jornada 6 da La Liga. A equipa tem apenas uma vitória no campeonato nacional.

    Braga dá gás ao acelerador e vence Nacional nos últimos 15 minutos

    O Braga venceu esta noite o Nacional da Madeira por 3-0 na jornada 6 da Liga Portugal. Os três golos surgiram na parte final do jogo.

    Portugal elimina Itália e está na final do Mundial Feminino de Hóquei em Patins

    Portugal venceu esta noite a Itália por 2-0 nas meias-finais do Mundial Feminino de Hóquei em Patins. Estão na final.
    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.