CD Santa Clara 1-1 Portimonense SC: Um empate que parece dois jogos

A CRÓNICA:  PRIMEIRA PARTE AMORFA, SEGUNDA ENERGÉTICA

As portas do Estádio de S. Miguel abriram, num final de tarde de uma segunda-feira friorenta, para a 23ª. Jornada da Primeira Liga. Será um duelo intenso, uma vez que o CD Santa Clara ocupa o 11º. lugar da tabela classificativa, e irá dar o máximo para arrecadar os três pontos. Já o Portimonense SC, que ocupa o nono lugar, procura continuar a distanciar-se dos seus adversários.

A primeira parte começava com um Portimonense a querer marcar posição na partida. Apesar do Santa Clara tentar se organizar e pressionar estes esforços não traziam grande efeito para os encarnados. A equipa de Portimão, procurava manter essa superioridade e via-se obrigada a forçar o erro. Esta atitude acabaria por tornar a primeira parte algo faltosa e com Anderson Carvalho amarelado logo nos primeiros momentos da partida.

Poucas tentativas de golo houve para ambas as partes, mas era a equipa da casa que viria a ser feliz ainda antes do intervalo. Ricardinho, num 1×1, passa para Lincoln que foge do adversário, remata e faz o primeiro golo da partida.

Portimonense ainda tentou dominar algo mais na partida, ser mais agressivo e superior na disputa de segundas bolas, mas sem conseguir materializar esse feito. A vantagem era da equipa da casa que ia para o intervalo descansado.

Segunda parte começava com uma dinâmica diferente. Os bravos açorianos entraram na partida a querer dominar e a pressionar ao adversário. Mal soava o apito inicial o perigo espreitava na baliza de Samuel com um remate à barra.

A motivação açoriana continuava ao rubro no estádio de S. Miguel. A equipa da casa conseguia com maior facilidade chegar à baliza dos alvinegro. Um dos momentos de perigo que fica na retina é o passe entre Ricardinho para Cryzan que, de cabeça, tenta marcar, mas a bola acabaria por sair por cima.

O Santa Clara volta a ameaçar com Ricardinho, novamente em cena, que acabaria por ficar embrenhado nos adversários, passa para Morita, que remata e a bola acaba por ir à trave.

Apesar das várias tentativas de golo da equipa da casa, o Portimonense tentava arriscar mais e chegar à baliza de Marco Pereira. O momento de brilhar chegaria aos 80 minutos, quando Nakajima faz um passe trabalhado para Moufi e, o número 18, coloca, de cabeça, a redondinha no fundo das redes.

Depois de uma falta cometida por Lucas Fernandes, Lincoln, ao cobrar o livre, volta a ameaçar, mas a bola acabaria por passar ao lado das redes.

O Portimonense ainda tenta arriscar nos momentos finais do jogo, mas acaba por não resultar.

A primeira parte de nada teve que ver com a segunda. As duas equipas deram mais de si, procuraram fazer o golo e fazer a diferença.

 

A FIGURA

Santa Clara CD FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Hidemasa Morita- O nipónico fartou-se de pincelar o jogo com pormenores de craque. O jogo ofensivo do Santa Clara passou todo pelos seus pés e não foi por ele que os “bravos açorianos” não triunfaram hoje.

 

O FORA DE JOGO

Angulo
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Iván Angulo – Não se pode dizer que o extremo tenha feito um mau jogo, mas revelou-se perdulário, evidenciando algum desacerto sobretudo no momento do passe.

 

ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

O Santa Clara alinhou-se com o esquema tático 4-3-3. Mário Silva fez alinhar o seu esquema habitual. Marco foi o dono das redes, Rafa jogou na lateral direita, Cristian e Boateng no eixo central e Mansur na lateral esquerda.

Anderson jogou como trinco, Morita no miolo e Lincoln jogou como pivot ofensivo. Na frente, Ricardinho atuou descaído pela ala, trocando com Rui Costa e Cryzan jogou como referência ofensiva.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES 

Marco Pereira (5)

Rafa Ramos (4)

Boateng (3)

Mansur (3)

Anderson Carvalho (4)

Lincoln (5)

Tassano (4)

Cryzan (4)

Morita (6)

Rui Costa (5)

Ricardinho (5) 

SUBS UTILIZADOS

Mohebi (-)

Júlio Romão (-)

Allano (-)

Tagawa (-)

ANÁLISE TÁTICA – PORTIMONENSE SC 

O Portimonense apresentou-se com esquema tático 3-4-3. Paulo Sérgio voltou a fazer alinhar o seu esquema predileto. Samuel foi o guardião dos alvinegros e à sua frente viu jogar um trio composto por Pedrão, central pela direita, Lucas Possignolo, central mais descaído pela esquerda e Willyan em posições mais centrais. Lucas e Ewerton compuseram o miolo do terreno. Relvas jogou pela esquerda, Moufi pela direita. Ângulo e Nakajima jogaram na frente de ataque e Matos deambulou na frente.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

 Samuel (5)

Lucas Possignolo (4)

Willyan (3)

Ewerton (4)

Lucas Fernandes (5)

Shoya Nakajima (5)

Ricardo Matos (-)

Fahd Moufi (4)

Relvas (3)

Pedrão (3)

Angulo (3)

SUBS UTILIZADOS

Anderson (4)

Fabricio (3)

Carlinhos (4)

Junior W. (4)

 

BnR na CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD SANTA CLARA

BnR: O que faltou a este Santa Clara para garantir os três pontos no final da partida?

Mário Silva: Faltou o segundo golo. 1-0 é um resultado que mete as equipas em jogo, é perigoso. Tivemos oportunidades claras para aumentar a vantagem. Acredito que se isso acontecesse vamos garantir os três pontos. O Portimonense é muito competente fora de casa, joga bem. Sabíamos que ia ser difícil mas queríamos ganhar. Trabalhamos para isso e era importante conquistar os três pontos. É uma luta muito grande, mas somamos mais um ponto, apesar de perder dois.

 

PORTIMONENSE SC

BnR: Um jogo, duas partes distintas. Acha que este resultado foi justo?

Paulo Sérgio: A nossa primeira parte foi bem controlada. Não merecíamos ir a intervalo a perder. O Ricardinho fez um passe excelente e a minha defesa não conseguiu fazer a diferença.

O  nosso objetivo era ficar com bola e a primeira substituição permitiu-nos isso. Tivemos de reagir depois do primeiro golo. O treinador da equipa adversária, montou uma estratégia diferente e não conseguimos aguentar. O Santa Clara acabou por ser superior nessa altura, do jogo. Estávamos a fazer pouca pressão e tínhamos de mudar isso e começamos a mexer para alterar o estado.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Bragança já está no relvado e aproxima-se o regresso: «Mais uma etapa cumprida»

Daniel Bragança está no relvado e mais perto do regresso. O Sporting divulgou um vídeo no qual é evidente que o jogador já corre no relvado.

Selecionador da Polónia radiante com dupla entre Bednarek e Kiwior no FC Porto: «Tudo lhes corre bem»

Jan Urban abordou a dupla de centrais do FC Porto e da Polónia. O selecionador polaco mostrou-se feliz com a situação.

André Villas-Boas com recado a Rui Costa e Frederico Varandas: «Ansiosos para ver a quem será atribuído o prémio de Calimero do Ano»

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes. Presidente falou antes da cerimónia.

Cristiano Ronaldo fala do fim da carreira e da seleção: «O nosso objetivo é ir ao Mundial e ganhar»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português abordou Seleção Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.