📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

CD Santa Clara 1-1 Portimonense SC: Um empate que parece dois jogos

- Advertisement -

A CRÓNICA:  PRIMEIRA PARTE AMORFA, SEGUNDA ENERGÉTICA

As portas do Estádio de S. Miguel abriram, num final de tarde de uma segunda-feira friorenta, para a 23ª. Jornada da Primeira Liga. Será um duelo intenso, uma vez que o CD Santa Clara ocupa o 11º. lugar da tabela classificativa, e irá dar o máximo para arrecadar os três pontos. Já o Portimonense SC, que ocupa o nono lugar, procura continuar a distanciar-se dos seus adversários.

A primeira parte começava com um Portimonense a querer marcar posição na partida. Apesar do Santa Clara tentar se organizar e pressionar estes esforços não traziam grande efeito para os encarnados. A equipa de Portimão, procurava manter essa superioridade e via-se obrigada a forçar o erro. Esta atitude acabaria por tornar a primeira parte algo faltosa e com Anderson Carvalho amarelado logo nos primeiros momentos da partida.

Poucas tentativas de golo houve para ambas as partes, mas era a equipa da casa que viria a ser feliz ainda antes do intervalo. Ricardinho, num 1×1, passa para Lincoln que foge do adversário, remata e faz o primeiro golo da partida.

Portimonense ainda tentou dominar algo mais na partida, ser mais agressivo e superior na disputa de segundas bolas, mas sem conseguir materializar esse feito. A vantagem era da equipa da casa que ia para o intervalo descansado.

Segunda parte começava com uma dinâmica diferente. Os bravos açorianos entraram na partida a querer dominar e a pressionar ao adversário. Mal soava o apito inicial o perigo espreitava na baliza de Samuel com um remate à barra.

A motivação açoriana continuava ao rubro no estádio de S. Miguel. A equipa da casa conseguia com maior facilidade chegar à baliza dos alvinegro. Um dos momentos de perigo que fica na retina é o passe entre Ricardinho para Cryzan que, de cabeça, tenta marcar, mas a bola acabaria por sair por cima.

O Santa Clara volta a ameaçar com Ricardinho, novamente em cena, que acabaria por ficar embrenhado nos adversários, passa para Morita, que remata e a bola acaba por ir à trave.

Apesar das várias tentativas de golo da equipa da casa, o Portimonense tentava arriscar mais e chegar à baliza de Marco Pereira. O momento de brilhar chegaria aos 80 minutos, quando Nakajima faz um passe trabalhado para Moufi e, o número 18, coloca, de cabeça, a redondinha no fundo das redes.

Depois de uma falta cometida por Lucas Fernandes, Lincoln, ao cobrar o livre, volta a ameaçar, mas a bola acabaria por passar ao lado das redes.

O Portimonense ainda tenta arriscar nos momentos finais do jogo, mas acaba por não resultar.

A primeira parte de nada teve que ver com a segunda. As duas equipas deram mais de si, procuraram fazer o golo e fazer a diferença.

 

A FIGURA

Santa Clara CD FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Hidemasa Morita- O nipónico fartou-se de pincelar o jogo com pormenores de craque. O jogo ofensivo do Santa Clara passou todo pelos seus pés e não foi por ele que os “bravos açorianos” não triunfaram hoje.

 

O FORA DE JOGO

Angulo
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Iván Angulo – Não se pode dizer que o extremo tenha feito um mau jogo, mas revelou-se perdulário, evidenciando algum desacerto sobretudo no momento do passe.

 

ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

O Santa Clara alinhou-se com o esquema tático 4-3-3. Mário Silva fez alinhar o seu esquema habitual. Marco foi o dono das redes, Rafa jogou na lateral direita, Cristian e Boateng no eixo central e Mansur na lateral esquerda.

Anderson jogou como trinco, Morita no miolo e Lincoln jogou como pivot ofensivo. Na frente, Ricardinho atuou descaído pela ala, trocando com Rui Costa e Cryzan jogou como referência ofensiva.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES 

Marco Pereira (5)

Rafa Ramos (4)

Boateng (3)

Mansur (3)

Anderson Carvalho (4)

Lincoln (5)

Tassano (4)

Cryzan (4)

Morita (6)

Rui Costa (5)

Ricardinho (5) 

SUBS UTILIZADOS

Mohebi (-)

Júlio Romão (-)

Allano (-)

Tagawa (-)

ANÁLISE TÁTICA – PORTIMONENSE SC 

O Portimonense apresentou-se com esquema tático 3-4-3. Paulo Sérgio voltou a fazer alinhar o seu esquema predileto. Samuel foi o guardião dos alvinegros e à sua frente viu jogar um trio composto por Pedrão, central pela direita, Lucas Possignolo, central mais descaído pela esquerda e Willyan em posições mais centrais. Lucas e Ewerton compuseram o miolo do terreno. Relvas jogou pela esquerda, Moufi pela direita. Ângulo e Nakajima jogaram na frente de ataque e Matos deambulou na frente.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

 Samuel (5)

Lucas Possignolo (4)

Willyan (3)

Ewerton (4)

Lucas Fernandes (5)

Shoya Nakajima (5)

Ricardo Matos (-)

Fahd Moufi (4)

Relvas (3)

Pedrão (3)

Angulo (3)

SUBS UTILIZADOS

Anderson (4)

Fabricio (3)

Carlinhos (4)

Junior W. (4)

 

BnR na CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD SANTA CLARA

BnR: O que faltou a este Santa Clara para garantir os três pontos no final da partida?

Mário Silva: Faltou o segundo golo. 1-0 é um resultado que mete as equipas em jogo, é perigoso. Tivemos oportunidades claras para aumentar a vantagem. Acredito que se isso acontecesse vamos garantir os três pontos. O Portimonense é muito competente fora de casa, joga bem. Sabíamos que ia ser difícil mas queríamos ganhar. Trabalhamos para isso e era importante conquistar os três pontos. É uma luta muito grande, mas somamos mais um ponto, apesar de perder dois.

 

PORTIMONENSE SC

BnR: Um jogo, duas partes distintas. Acha que este resultado foi justo?

Paulo Sérgio: A nossa primeira parte foi bem controlada. Não merecíamos ir a intervalo a perder. O Ricardinho fez um passe excelente e a minha defesa não conseguiu fazer a diferença.

O  nosso objetivo era ficar com bola e a primeira substituição permitiu-nos isso. Tivemos de reagir depois do primeiro golo. O treinador da equipa adversária, montou uma estratégia diferente e não conseguimos aguentar. O Santa Clara acabou por ser superior nessa altura, do jogo. Estávamos a fazer pouca pressão e tínhamos de mudar isso e começamos a mexer para alterar o estado.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

Benfica segura Prestianni: eis o ponto de situação após interesse do River Plate

O Benfica segura Gianluca Prestianni. River Plate mostrou interesse no avançado argentino, mas águias fecharam a porta.

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa quer atingir os 500 mil sócios: «Reforçar a afirmação do Benfica como maior clube do mundo»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

Al Ittihad de Sérgio Conceição pode contratar internacional português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição vê com bons olhos Nuno Tavares. Lateral esquerdo joga atualmente na Lazio.

Hugo Oliveira após derrota no Dragão: «Vou ser honesto convosco, sinto orgulho»

O Famalicão perdeu com o FC Porto por 4-1 e foi eliminado da Taça de Portugal. Declarações de Hugo Oliveira em conferência de imprensa.