A dignidade na procura de um final feliz | Estrela da Amadora 2-4 SC Braga

O Estrela da Amadora recebeu, ontem, os minhotos do Sporting Clube de Braga, na abertura da sétima jornada da liga portuguesa, e acabou derrotado por quatro bolas a duas.

Apesar de ter chegado a estar a perder por três golos, a equipa da casa não quis deixar a noite em branco e ainda chegou perto do empate com dois golos em cinco minutos, que reduziram a diferença no marcador para apenas um, com cerca de dez minutos ainda por jogar. Contudo, o esforço e suor por parte da equipa tricolor não foi suficiente para chegar à igualdade. Tentativa atrás de tentativa, o Estrela continuava sem encontrar o último golo, e, de forma desesperante, os adeptos da casa acabaram mesmo por ver a equipa sofrer um último golo já nos minutos finais, através de Ricardo Horta, que fixou o resultado em 2-4.

Com este desfecho, a equipa de Lisboa encontra-se neste momento na décima quinta posição da tabela classificativa, de forma provisória, podendo mesmo acabar esta jornada em zona de despromoção.

Jean Felipe Estrela Amadora jogadores
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Na conferência de imprensa pós-jogo, quando questionado sobre o futuro do clube, face a este arranque de campeonato, o treinador Sérgio Vieira respondeu o seguinte: «Acredito que com o tempo e com esta forma de estar, de liderar que nós temos no dia-a-dia, com estes jogadores e com estas pessoas, o futuro vai ser muito risonho e nós vamos ser muito felizes, tal como fomos no ano passado»

Analisando as palavras do treinador surge a questão: De que forma será isto possível?

Pois bem, se olharmos para aquele que é o calendário do Estrela da Amadora e as suas exibições passadas, podemos perceber que o futebol praticado pela equipa da Reboleira não é, de forma alguma, um futebol que faça jus a uma equipa que se encontra em zona de despromoção. O conjunto de Sérgio Vieira, tal como ontem e em vários jogos esta temporada, faz aquilo que muitas equipas de uma dimensão menor acabam por não eleger como modelo de jogo, um futebol digno.

Estando a jogar em casa ou não, contra um candidato ao título ou não, os tricolores adotam uma postura ofensiva, de ataque, de pressão e de tentativa de domínio do jogo, opondo-se a uma grande parte de equipas que entram em certo tipo de jogos sem a ambição concreta de vencer, utilizando outro tipo de abordagens e sistemas menos honradas. Esse tipo de jogo e abordagem ao adversário, muito presente no futebol português e na mentalidade de equipas de menor calibre no panorama nacional, prejudica não só a própria equipa como aqueles que a assistem, não representando o futebol na sua íntegra.

Comparando com esse tipo de equipas, normalmente em posições menos favoráveis, o Estrela da Amadora não se junta a esse lote, e o treinador tem consciência disso. A procura de um futebol positivo, ambicioso, de rigor e sobretudo digno, faz deste panorama atual do clube uma altura de aprendizagem e não de crise.

 Com apenas uma vitória e dois empates em sete jogos, tendo já defrontado SL Benfica, FC Porto e SC Braga, a estrutura acredita na equipa, no treinador, no projeto e num final feliz, pois face aos indicadores demonstrados até esta altura do ano, esse final só será possível se tudo se fizer por ele e por quem acredita no mesmo.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Jéssica Silva defende Francisco Neto e atira: «Se calhar, eu também não vou estar cá»

Jéssica Silva reagiu à eliminação de Portugal do Euro 2025 Feminino. A avançada portuguesa defendeu Francisco Neto.

André Lima critica postura de Viktor Gyokeres: «Está a ser um garoto estúpido»

André Lima criticou a postura de Viktor Gyokeres. O antigo jogador e treinador do Futsal do Benfica falou da divergência do avançado com o Sporting.

Álvaro Carreras viaja para Espanha neste sábado para assinar pelo Real Madrid

Álvaro Carreras está perto de ser confirmado como reforço do Real Madrid. O lateral-esquerdo espanhol vai deixar o Benfica.

União de Leiria ganha corrida ao Farense por extremo espanhol

A União de Leiria deverá avançar em breve a contratação de Pablo Fernández. O jogador estava ser pretendido pelo Farense.

PUB

Mais Artigos Populares

Joana Marchão: «Tanto nós como os portugueses, acho que merecíamos mais»

Joana Marchão falou depois do encontro entre Portugal e a Bélgica, relativa à terceira jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Pedro Neto enaltece Nuno Mendes antes do Chelsea x PSG: «Vai ser uma batalha muito boa»

O Chelsea vai enfrentar o PSG na final do Mundial de Clubes 2025. Pedro Neto deixa vários elogios a Nuno Mendes.

Pedro Neto acredita no Chelsea a conquistar Mundial de Clubes 2025 mas alerta: «PSG é a melhor equipa do mundo»

O Chelsea vai enfrentar o PSG na final do Mundial de Clubes 2025. Pedro Neto deixa vários elogios a Nuno Mendes.