A dignidade na procura de um final feliz | Estrela da Amadora 2-4 SC Braga

O Estrela da Amadora recebeu, ontem, os minhotos do Sporting Clube de Braga, na abertura da sétima jornada da liga portuguesa, e acabou derrotado por quatro bolas a duas.

Apesar de ter chegado a estar a perder por três golos, a equipa da casa não quis deixar a noite em branco e ainda chegou perto do empate com dois golos em cinco minutos, que reduziram a diferença no marcador para apenas um, com cerca de dez minutos ainda por jogar. Contudo, o esforço e suor por parte da equipa tricolor não foi suficiente para chegar à igualdade. Tentativa atrás de tentativa, o Estrela continuava sem encontrar o último golo, e, de forma desesperante, os adeptos da casa acabaram mesmo por ver a equipa sofrer um último golo já nos minutos finais, através de Ricardo Horta, que fixou o resultado em 2-4.

Com este desfecho, a equipa de Lisboa encontra-se neste momento na décima quinta posição da tabela classificativa, de forma provisória, podendo mesmo acabar esta jornada em zona de despromoção.

Jean Felipe Estrela Amadora jogadores
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Na conferência de imprensa pós-jogo, quando questionado sobre o futuro do clube, face a este arranque de campeonato, o treinador Sérgio Vieira respondeu o seguinte: «Acredito que com o tempo e com esta forma de estar, de liderar que nós temos no dia-a-dia, com estes jogadores e com estas pessoas, o futuro vai ser muito risonho e nós vamos ser muito felizes, tal como fomos no ano passado»

Analisando as palavras do treinador surge a questão: De que forma será isto possível?

Pois bem, se olharmos para aquele que é o calendário do Estrela da Amadora e as suas exibições passadas, podemos perceber que o futebol praticado pela equipa da Reboleira não é, de forma alguma, um futebol que faça jus a uma equipa que se encontra em zona de despromoção. O conjunto de Sérgio Vieira, tal como ontem e em vários jogos esta temporada, faz aquilo que muitas equipas de uma dimensão menor acabam por não eleger como modelo de jogo, um futebol digno.

Estando a jogar em casa ou não, contra um candidato ao título ou não, os tricolores adotam uma postura ofensiva, de ataque, de pressão e de tentativa de domínio do jogo, opondo-se a uma grande parte de equipas que entram em certo tipo de jogos sem a ambição concreta de vencer, utilizando outro tipo de abordagens e sistemas menos honradas. Esse tipo de jogo e abordagem ao adversário, muito presente no futebol português e na mentalidade de equipas de menor calibre no panorama nacional, prejudica não só a própria equipa como aqueles que a assistem, não representando o futebol na sua íntegra.

Comparando com esse tipo de equipas, normalmente em posições menos favoráveis, o Estrela da Amadora não se junta a esse lote, e o treinador tem consciência disso. A procura de um futebol positivo, ambicioso, de rigor e sobretudo digno, faz deste panorama atual do clube uma altura de aprendizagem e não de crise.

 Com apenas uma vitória e dois empates em sete jogos, tendo já defrontado SL Benfica, FC Porto e SC Braga, a estrutura acredita na equipa, no treinador, no projeto e num final feliz, pois face aos indicadores demonstrados até esta altura do ano, esse final só será possível se tudo se fizer por ele e por quem acredita no mesmo.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa é o plano B de João Noronha Lopes para o Benfica

Vasco Botelho da Costa é visto como um dos nomes ideais para ocupar o lugar de treinador do Benfica, caso João Noronha Lopes vença as eleições.

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

UEFA toma decisão importante em relação à Champions League e inscrição de jogadores

A UEFA anunciou esta sexta-feira que os clubes presentes nas competições europeias poderão mexer na lista de inscritos, em caso de lesões graves.

Samu Aghehowa recebeu sondagem da Premier League nos últimos dias de mercado

Samu Aghehowa recebeu uma sondagem do Newcastle United nos últimos dias do mercado de verão. O jogador manteve-se no FC Porto.

Enzo Maresca confirma baixa no Chelsea para os próximos meses e esclarece a posição de Enzo Fernández: «Tornou-se um jogador muito melhor»

Enzo Maresca fez a antevisão do Brentford x Chelsea, da quinta jornada da Premier League. O técnico confirmou que Liam Delap vai estar fora durante várias semanas.