O campeonato dos contos de fadas

E o que dizer do Tondela? A 14 de Março de 2015 via a 2.ª Liga como uma realidade inevitável para a próxima época. Acabara de perder com o Benfica, por 4-1, e a distância para a linha de água, com oito jogos por disputar, era de 11 pontos. O Belenenses veio ao distrito de Viseu na jornada seguinte, e esteve a vencer por 2-0, mas, mesmo sabendo da precariedade da situação, os jogadores tondelenses não baixaram os braços e, aos 90+2 minutos, o herói inesperado, João Pica, fez o golo da igualdade depois de Nathan Júnior ter reduzido.

No fim, o Tondela sorriu, depois de estar condenado Fonte: CD Tondela
No fim, o Tondela sorriu, depois de estar condenado
Fonte: CD Tondela

Seguiu-se a pausa para as selecções, havia um adversário para ultrapassar na própria linha de água, a distância para a zona segura era de dez pontos, e havia 21 em disputa. Era dificílimo alcançar esses lugares, ainda por cima com uma deslocação ao Dragão, um obstáculo maior até ao final da temporada… Foi devidamente ultrapassado com uma vitória por 1-0, que virou, completamente, o estado anímico do conjunto tondelense, que teve, ainda, em Setúbal e em Paços vitórias históricas. A primeira por ter acontecido nos minutos finais, com Pica a voltar a ser protagonista, e a segunda pelos números (4-1!).

Chegou-se à última jornada e a esperança manteve-se viva. Setúbal e União da Madeira eram alcançáveis e a Académica já tinha descido. Pois, bem, o Tondela derrotou a Briosa e o União deixou-se cair perante o Rio Ave. Resultado final: depois de ter estado condenado por análises subjectivas e pelo facto de algo tão objectivo como a matemática não lhe augurar um grande futuro (as probabilidades de “se safar” eram mínimas), o Tondela garantiu a permanência na Primeira Liga. E isso só pode ser inspirador.

Por fim, a luta pelo título. Uma luta magnífica, que muitos quiseram branquear com comunicados irresponsáveis e brejeiros, fosse em redes sociais ou em conferências de imprensa, mas que não conseguiram. Os protagonistas foram os jogadores, e estes deram muito espectáculo. Tornaram o campeonato numa coisa entretida, mesmo para os leigos. A justiça do campeão não se pode colocar em causa. Esse é sempre um dado sujeito à graduação clubística dos olhos de cada um. Os meus agradecem a ambas as equipas pelo futebol praticado e pelos bons momentos que me proporcionaram. Benfica ou Sporting, qualquer um seria justo campeão. E isso só pode ser inspirador.

Nas próximos tempos, muita gente olhará para o que fizeram estas quatro equipas e pensarão que, mesmo quando tudo parece perdido e até a matemática nos condena, há algo que ninguém nos pode tirar. A esperança. E tê-la é meio caminho andado para que se atinjam objectivos que julgámos inatingíveis. Foi um campeonato de contos de fadas. E isso só pode ser inspirador.

 

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Famalicão com vida complicada o Villarreal: já apontam ex-PSG ao seu lugar

Luiz Júnior foi uma das figuras pela negativa da partida entre o Villarreal e o Tottenham, contando com grande culpa no golo dos londrinos.

Quem são os 4 treinadores do Benfica na era Rui Costa?

O Benfica procura o quinto treinador da era Rui Costa. Despedimento de Bruno Lage vai fazer a lista aumentar nos próximos dias, com José Mourinho a chegar.

Atenção, Braga: goleador mantém-se a treinar na equipa B

Simon Banza continua a treinar com a equipa B do Braga e não entra nas contas de Carlos Vicens no conjunto principal.

Antes de ser despedido, Bruno Lage foi responsável pelo mercado do Benfica: eis os 8 reforços contratados no verão

Bruno Lage já não é treinador do Benfica. Antes da demissão, o treinador confessou ter tido impacto no mercado das águias, num verão em que chegaram oito jogadores aos encarnados.

PUB

Mais Artigos Populares

Martim Mayer fala em ‘Special One’ e comenta momento do Benfica: «A inevitável decisão de despedir Bruno Lage peca por tardia»

Martim Mayer comentou a saída de Bruno Lage do Benfica e a iminente chegada de José Mourinho ao clube. Candidato à presidência dos encarnados reagiu.

Sporting quer aumentar a cláusula de rescisão de Gonçalo Inácio: eis o valor que vai ser proposto

Gonçalo Inácio é um dos jogadores com quem o Sporting deseja renovar e aumentar a cláusula de rescisão para os 80 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe reage à chegada iminente de José Mourinho ao Benfica: «Uma estranha coincidência da vida»

Ali Koç, presidente do Fenerbahçe, comentou a possível chegada de José Mourinho ao Benfica. Treinador passou pelos turcos antes do regresso mais que provável a Portugal.