O melhor onze na primeira volta da Liga Portuguesa

Nuno Santos (Sporting CP)

Numa temporada em que o Sporting tem sido bastante irregular – entre exibições muito bem conseguidas e jogos em que a equipa está longe do campo – Nuno Santos tem sido um dos destaques positivos dos leões.

Os alas, pela projeção constante e pelo privilégio do jogo exterior, têm importância redobrada na proposta ofensiva dos leões. Neste contexto, Pedro Porro à direita tem sido o destaque leonino das últimas temporadas. Depois de uma temporada sem dono da posição – Rubén Vinagre perdeu a confiança de Amorim e Matheus Reis rendeu sempre mais como central – Nuno Santos assumiu a titularidade à esquerda.

O português habituado a jogar mais adiantado no terreno como extremo, foi adaptado e colocado a jogar como ala numa linha de cinco que dá muita liberdade aos jogadores de corredor para se projetarem. Apesar das lacunas no momento defensivo, o Sporting controla a maioria dos jogos pelo que o impacto de Nuno Santos no ataque leonino compensa a manta que fica curta quando a equipa é obrigada a defender. 

Tem uma chegada muito forte e agressiva ao último terço, com capacidade de ganhar metros no corredor, de arrancar e de ganhar a linha para cruzar. Conta já com três assistências. É também um jogador que, apesar de jogar mais recuado, continua a garantir golos. Com o Sporting muitas vezes a construir preferencialmente pela direita, o lado esquerdo fica constantemente desprotegido e através de variações de flanco o Sporting consegue rapidamente colocar a bola em Nuno Santos em situações de vantagem dinâmica e, por vezes, numérica. Aliado à importância no momento da transição ofensiva, estão explicados os cinco golos que marcou na Liga Portuguesa.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Villarreal garante contratações de Manor Solomon e de Georges Mikautadze

O Villarreal garantiu as contratações de Manor Solomon e Georges Mikautadze. Os dois jogadores reforçam a frente de ataque da equipa de Marcelino Toral.

Janela de transferências ainda não terminou para alguns: eis as datas de encerramento dos mercados ainda abertos

Alguns países continuam com a sua janela de transferências aberta. Portugal viu o seu mercado ser encerrado na última noite.

Ezequiel Fernández já foi alvo de FC Porto e Benfica e é reforço do Bayer Leverkusen

Ezequiel Fernández chegou ao futebol europeu. Depois de um ano na Arábia Saudita, o médio assinou com o Bayer Leverkusen.

Marko Grujic rescindiu com o FC Porto e assinou pelo AEK Atenas

Marko Grujic é reforço confirmado pelo AEK. O médio sérvio de 29 anos deixou o FC Porto a custo zero, depois de rescindir.

PUB

Mais Artigos Populares

Tolu Arokodare reforça alcateia de Vítor Pereira no Wolverhampton

O Wolverhampton apresentou Tolu Arokodare como novidade no plantel no último dia do mercado. Avançado chega proveniente da Bélgica.

Juventus contrata Edon Zhegrova e Lois Openda e transfere Nicolás González para o Atlético Madrid

A Juventus oficializou as contratações de Edon Zhegrova e de Lois Openda. Em sentido contrário, transferiu Nicolás González para o Atlético Madrid.

Sporting falhou a inscrição de Jota Silva por 1 minuto

O Sporting esteve muito perto de conseguir contratar Jota Silva, mas a aquisição do internacional português não se concretizou.