📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O melhor onze na primeira volta da Liga Portuguesa

- Advertisement -

António Silva (SL Benfica)

Parece ingrato deixar jogadores como Grimaldo, Enzo, Rafa ou João Mário de fora, mas a abundância de jogadores noutras posições, a ausência de grandes destaques defesas-centrais e a magnitude do crescimento de António Silva justificam a sua escolha para este onze.

Foi vítima de julgamentos demasiado extremados por toda a parte. Os adeptos encarnados rapidamente o colocaram num pedestal onde só os melhores ousaram chegar e onde o erro é inexistente. Os adeptos rivais desde logo vieram contestar esta narrativa para a inverter, reduzindo a qualidade do jogador a algo próximo de zero. A solução não está bem no meio: António Silva tem muita qualidade e a serenidade que demonstra aos 19 anos é impressionante. Simplesmente não é imune ao erro nem o máximo representante na Terra da perfeição em campo.

Posto este parêntese – importante para não colocar a razão no mesmo plano das emoções desenfreadas – António Silva tem sido um dos melhores jogadores da Liga Portuguesa. Já durante a pré-temporada se percebeu que o jovem central estava a subir na hierarquia de Schmidt (ultrapassou Tomás Araújo nas escolhas do técnico alemão). As lesões de Lucas Veríssimo, de Morato e de João Victor abriram-lhe as portas da titularidade e desde então nunca mais a perdeu. Pelo meio garantiu a chamada ao Mundial onde se tornou o mais jovem português a envergar a camisola das quinas na competição.

É um central muito completo e discreto. Não é muito exuberante porque a leitura de jogo permite-lhe antecipar cenários e ações e demonstra alto grau de eficácia nas ações. Tem qualidade e segurança no passe e no posicionamento. A facilidade de se posicionar é mesmo uma das suas principais características, ajudando a desconstruir o mito da experiência. Se Otamendi, parceiro na defesa, se destaca pela agressividade – muitas vezes desposicionando-se – e pela liderança, o menino que tem ao lado contrasta pela serenidade e tranquilidade com que faz a tarefa de defender parecer simples.

Está no caminho para se tornar um dos defesas centrais das próximas décadas. Se esse crescimento for acompanhado de boas decisões e de espaço para o erro – que continua e continuará a existir – tem tudo para ser uma das referências não só da segunda volta, mas também dos próximos anos.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Sócios do Braga rejeitam proposta de mudança da sede para Cidade Desportiva mas aprovam as contas do clube

Este sábado, na Assembleia Geral do Braga, os sócios do clube votaram a favor do orçamento e das contas, mas rejeitaram a alteração estatutária.

Quinas de Ouro 2025: Conhece os todos os vencedores da gala deste sábado

Na manhã deste sábado, a Federação Portuguesa de Futebol entregou, na Cidade do Futebol, os prémios das Quinas de Ouro.

La Liga: David Carmo salva Real Oviedo da derrota em jogo de 6 golos

O Girona empatou 3-3 com o Real Oviedo na jornada 10 da La Liga. David Carmo, ex-jogador do FC Porto, foi herói no jogo.

Benfica atinge recorde histórico: Mais de 41 mil pessoas já votaram

Já foi superado o recorde das eleições do Benfica de 2020, com mais de 41321 sócios a exercerem o seu direito ao voto.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira após ter votado: «Mostrei disponibilidade para terminar o que me comecei»

Luís Filipe Vieira falou no dia de eleições do Benfica. Ex-presidente é um dos seis candidatos à presidência das águias.

Ex-empresário de Luis Suárez revela sonho do avançado colombiano

Juanlu Gómez confessou que o sonho de Luis Suárez sempre foi jogar na Premier League. O avançado colombiano chegou ao Sporting no início desta temporada.

Benni McCarthy aponta jogador para o Manchester United: «Seria perfeito»

Benni McCarthy, antigo técnico-adjunto do Manchester United, aconselha Red Devils a avançarem por Carlos Baleba.