O melhor onze na primeira volta da Liga Portuguesa

- Advertisement -

António Silva (SL Benfica)

Parece ingrato deixar jogadores como Grimaldo, Enzo, Rafa ou João Mário de fora, mas a abundância de jogadores noutras posições, a ausência de grandes destaques defesas-centrais e a magnitude do crescimento de António Silva justificam a sua escolha para este onze.

Foi vítima de julgamentos demasiado extremados por toda a parte. Os adeptos encarnados rapidamente o colocaram num pedestal onde só os melhores ousaram chegar e onde o erro é inexistente. Os adeptos rivais desde logo vieram contestar esta narrativa para a inverter, reduzindo a qualidade do jogador a algo próximo de zero. A solução não está bem no meio: António Silva tem muita qualidade e a serenidade que demonstra aos 19 anos é impressionante. Simplesmente não é imune ao erro nem o máximo representante na Terra da perfeição em campo.

Posto este parêntese – importante para não colocar a razão no mesmo plano das emoções desenfreadas – António Silva tem sido um dos melhores jogadores da Liga Portuguesa. Já durante a pré-temporada se percebeu que o jovem central estava a subir na hierarquia de Schmidt (ultrapassou Tomás Araújo nas escolhas do técnico alemão). As lesões de Lucas Veríssimo, de Morato e de João Victor abriram-lhe as portas da titularidade e desde então nunca mais a perdeu. Pelo meio garantiu a chamada ao Mundial onde se tornou o mais jovem português a envergar a camisola das quinas na competição.

É um central muito completo e discreto. Não é muito exuberante porque a leitura de jogo permite-lhe antecipar cenários e ações e demonstra alto grau de eficácia nas ações. Tem qualidade e segurança no passe e no posicionamento. A facilidade de se posicionar é mesmo uma das suas principais características, ajudando a desconstruir o mito da experiência. Se Otamendi, parceiro na defesa, se destaca pela agressividade – muitas vezes desposicionando-se – e pela liderança, o menino que tem ao lado contrasta pela serenidade e tranquilidade com que faz a tarefa de defender parecer simples.

Está no caminho para se tornar um dos defesas centrais das próximas décadas. Se esse crescimento for acompanhado de boas decisões e de espaço para o erro – que continua e continuará a existir – tem tudo para ser uma das referências não só da segunda volta, mas também dos próximos anos.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Anderson Talisca renova contrato com o Fenerbahçe: «Estou muito feliz por estar aqui»

O Fenerbahçe oficializou a renovação de contrato de Anderson Talisca. Avançado brasileiro já reagiu aos meios oficiais do clube.

Crystal Palace volta a vencer na Premier League após longa série sem ganhar

O Crystal Palace venceu fora o Brighton por 1-0 na jornada 25 da Premier League. Emblema londrino volta assim às vitórias.

Estrela da Amadora reage à transferência de André Luiz para o Olympiacos

O Estrela da Amadora admite «estranheza» por não ter sido informado de detalhes da transferência de André Luiz para o Olympiacos.

Garantem na Arábia Saudita: Al Najma despede Mário Silva e já tem sucessor

O Al Najma, da Arábia Saudita, terá despedido Mário Silva e encontrado um sucessor para o comando técnico: Nestor El Maestro.

PUB

Mais Artigos Populares

Thomas Frank tem o pior rácio de vitórias de sempre em clubes do ‘big six’ da Premier League

Thomas Frank venceu apenas 28% dos jogos com o Tottenham, o que representa o pior registo de sempre de um treinador dos seis grandes clubes ingleses.

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.