O melhor onze na primeira volta da Liga Portuguesa

António Silva (SL Benfica)

Parece ingrato deixar jogadores como Grimaldo, Enzo, Rafa ou João Mário de fora, mas a abundância de jogadores noutras posições, a ausência de grandes destaques defesas-centrais e a magnitude do crescimento de António Silva justificam a sua escolha para este onze.

Foi vítima de julgamentos demasiado extremados por toda a parte. Os adeptos encarnados rapidamente o colocaram num pedestal onde só os melhores ousaram chegar e onde o erro é inexistente. Os adeptos rivais desde logo vieram contestar esta narrativa para a inverter, reduzindo a qualidade do jogador a algo próximo de zero. A solução não está bem no meio: António Silva tem muita qualidade e a serenidade que demonstra aos 19 anos é impressionante. Simplesmente não é imune ao erro nem o máximo representante na Terra da perfeição em campo.

Posto este parêntese – importante para não colocar a razão no mesmo plano das emoções desenfreadas – António Silva tem sido um dos melhores jogadores da Liga Portuguesa. Já durante a pré-temporada se percebeu que o jovem central estava a subir na hierarquia de Schmidt (ultrapassou Tomás Araújo nas escolhas do técnico alemão). As lesões de Lucas Veríssimo, de Morato e de João Victor abriram-lhe as portas da titularidade e desde então nunca mais a perdeu. Pelo meio garantiu a chamada ao Mundial onde se tornou o mais jovem português a envergar a camisola das quinas na competição.

É um central muito completo e discreto. Não é muito exuberante porque a leitura de jogo permite-lhe antecipar cenários e ações e demonstra alto grau de eficácia nas ações. Tem qualidade e segurança no passe e no posicionamento. A facilidade de se posicionar é mesmo uma das suas principais características, ajudando a desconstruir o mito da experiência. Se Otamendi, parceiro na defesa, se destaca pela agressividade – muitas vezes desposicionando-se – e pela liderança, o menino que tem ao lado contrasta pela serenidade e tranquilidade com que faz a tarefa de defender parecer simples.

Está no caminho para se tornar um dos defesas centrais das próximas décadas. Se esse crescimento for acompanhado de boas decisões e de espaço para o erro – que continua e continuará a existir – tem tudo para ser uma das referências não só da segunda volta, mas também dos próximos anos.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Villarreal garante contratações de Manor Solomon e de Georges Mikautadze

O Villarreal garantiu as contratações de Manor Solomon e Georges Mikautadze. Os dois jogadores reforçam a frente de ataque da equipa de Marcelino Toral.

Janela de transferências ainda não terminou para alguns: eis as datas de encerramento dos mercados ainda abertos

Alguns países continuam com a sua janela de transferências aberta. Portugal viu o seu mercado ser encerrado na última noite.

Ezequiel Fernández já foi alvo de FC Porto e Benfica e é reforço do Bayer Leverkusen

Ezequiel Fernández chegou ao futebol europeu. Depois de um ano na Arábia Saudita, o médio assinou com o Bayer Leverkusen.

Marko Grujic rescindiu com o FC Porto e assinou pelo AEK Atenas

Marko Grujic é reforço confirmado pelo AEK. O médio sérvio de 29 anos deixou o FC Porto a custo zero, depois de rescindir.

PUB

Mais Artigos Populares

Tolu Arokodare reforça alcateia de Vítor Pereira no Wolverhampton

O Wolverhampton apresentou Tolu Arokodare como novidade no plantel no último dia do mercado. Avançado chega proveniente da Bélgica.

Juventus contrata Edon Zhegrova e Lois Openda e transfere Nicolás González para o Atlético Madrid

A Juventus oficializou as contratações de Edon Zhegrova e de Lois Openda. Em sentido contrário, transferiu Nicolás González para o Atlético Madrid.

Sporting falhou a inscrição de Jota Silva por 1 minuto

O Sporting esteve muito perto de conseguir contratar Jota Silva, mas a aquisição do internacional português não se concretizou.