O melhor onze na primeira volta da Liga Portuguesa

Afonso Taira (Casa Pia AC)

A equipa revelação da Liga Portuguesa esta temporada. Sem surpresas, mais de metade da equipa poderia estar neste onze. As defesas de Ricardo, a profundidade de Leonardo Lelo, a segurança de Zolotic, a liderança e comunicação de Vasco Fernandes– impressionantes as flash interviews do capitão dos gansos – e a complementaridade do trio da frente – construção de Kunimoto, velocidade de Godwin e finalização e capacidade para jogar de costas de Rafael Martins – impressionam. Romário Baró deverá ser também protagonista na segunda volta. Entre tantos destaques Afonso Taira tem sido algo subvalorizado.

Não é uma novidade a qualidade de Taira. Foi destaque do Estoril Praia nos anos de ouro dos canarinhos e, após travessia internacional por Israel e Roménia, regressou à B SAD. Foi fundamental na subida do Casa Pia e esta época tem sido um dos principais destaques do Campeonato.

Os gansos têm sido destaque pela consistência defensiva – linhas próximas, espaço reduzido não só entrelinhas, mas também entre jogadores na mesma linha, coberturas bem definidas – e pela facilidade em sair em transição com jogadores criativos capazes de superar pressões e com jogadores muito fortes no ataque ao espaço. Taira enquadra-se perfeitamente neste perfil.

Defensivamente é um jogador muito inteligente a ocupar os espaços, com um posicionamento irrepreensível que permite acomodar a zona central. Com qualidade na leitura e no desarme recupera muitas bolas. A inteligência estende-se ao momento com bola pela capacidade em gerir o ritmo das partidas, sabendo quando pausar o jogo ou quando acelerá-lo, procurando um passe longo no espaço. É especialmente eficaz neste momento.

Filipe Martins construiu uma equipa de culto. Taira é o expoente máximo da organização e do modelo de jogo do Casa Pia, sendo a representação perfeita dos gansos. A segunda volta, se for semelhante à primeira, poderá permitir ao clube a chegada a competições europeias. Seria certamente uma recompensa fenomenal para o clube que voltou à elite.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Villarreal garante contratações de Manor Solomon e de Georges Mikautadze

O Villarreal garantiu as contratações de Manor Solomon e Georges Mikautadze. Os dois jogadores reforçam a frente de ataque da equipa de Marcelino Toral.

Janela de transferências ainda não terminou para alguns: eis as datas de encerramento dos mercados ainda abertos

Alguns países continuam com a sua janela de transferências aberta. Portugal viu o seu mercado ser encerrado na última noite.

Ezequiel Fernández já foi alvo de FC Porto e Benfica e é reforço do Bayer Leverkusen

Ezequiel Fernández chegou ao futebol europeu. Depois de um ano na Arábia Saudita, o médio assinou com o Bayer Leverkusen.

Marko Grujic rescindiu com o FC Porto e assinou pelo AEK Atenas

Marko Grujic é reforço confirmado pelo AEK. O médio sérvio de 29 anos deixou o FC Porto a custo zero, depois de rescindir.

PUB

Mais Artigos Populares

Tolu Arokodare reforça alcateia de Vítor Pereira no Wolverhampton

O Wolverhampton apresentou Tolu Arokodare como novidade no plantel no último dia do mercado. Avançado chega proveniente da Bélgica.

Juventus contrata Edon Zhegrova e Lois Openda e transfere Nicolás González para o Atlético Madrid

A Juventus oficializou as contratações de Edon Zhegrova e de Lois Openda. Em sentido contrário, transferiu Nicolás González para o Atlético Madrid.

Sporting falhou a inscrição de Jota Silva por 1 minuto

O Sporting esteve muito perto de conseguir contratar Jota Silva, mas a aquisição do internacional português não se concretizou.