O melhor onze na primeira volta da Liga Portuguesa

Guga (Rio Ave FC)

Está finalmente a ter o protagonismo que lhe era preconizado. A lesão em 2016 manteve o português afastado dos relvados por quase dois anos e frustrou-lhe as possibilidades de subir à equipa principal do Benfica. 

Andou algum tempo sem rumo e encontrou-o finalmente no Rio Ave. Luís Freire teve finalmente um projeto de primeira – o Nacional foi mais uma equipa, que um projeto – e não tem desiludido. Embora não assuma o jogo de forma constante, tem capacidade para sair a jogar, atraindo a pressão e criando o espaço a ferir. É também uma equipa muito forte a sair no contragolpe, com jogadores como Aziz, Boateng ou Fábio Ronaldo capazes de jogar em apoio e de enquadrar os colegas na procura do espaço para acelerar.

Numa equipa com tanta capacidade para ferir, Guga funciona muitas vezes como a válvula de escape que harmoniza o caos. Também tem capacidade para acelerar a partida, mas fá-lo com um critério que impressiona. Impressiona também a forma como consegue receber sem ser pressionado, não pela vontade dos avançados, mas sim pela capacidade de se posicionar. Quer nas costas da pressão, quer lateralizando – geralmente à esquerda – consegue arranjar maneira de receber orientado para ver o jogo de frente. Tem recursos técnicos no passe e é o elemento mais diferenciado dos vilacondenses neste quesito. 

Recuperou os melhores índices físicos e assumiu-se como elemento-chave no Rio Ave. Se se mantiver afastado das lesões terá certamente oportunidade para cumprir o potencial que há muito lhe é apontado.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Villarreal garante contratações de Manor Solomon e de Georges Mikautadze

O Villarreal garantiu as contratações de Manor Solomon e Georges Mikautadze. Os dois jogadores reforçam a frente de ataque da equipa de Marcelino Toral.

Janela de transferências ainda não terminou para alguns: eis as datas de encerramento dos mercados ainda abertos

Alguns países continuam com a sua janela de transferências aberta. Portugal viu o seu mercado ser encerrado na última noite.

Ezequiel Fernández já foi alvo de FC Porto e Benfica e é reforço do Bayer Leverkusen

Ezequiel Fernández chegou ao futebol europeu. Depois de um ano na Arábia Saudita, o médio assinou com o Bayer Leverkusen.

Marko Grujic rescindiu com o FC Porto e assinou pelo AEK Atenas

Marko Grujic é reforço confirmado pelo AEK. O médio sérvio de 29 anos deixou o FC Porto a custo zero, depois de rescindir.

PUB

Mais Artigos Populares

Tolu Arokodare reforça alcateia de Vítor Pereira no Wolverhampton

O Wolverhampton apresentou Tolu Arokodare como novidade no plantel no último dia do mercado. Avançado chega proveniente da Bélgica.

Juventus contrata Edon Zhegrova e Lois Openda e transfere Nicolás González para o Atlético Madrid

A Juventus oficializou as contratações de Edon Zhegrova e de Lois Openda. Em sentido contrário, transferiu Nicolás González para o Atlético Madrid.

Sporting falhou a inscrição de Jota Silva por 1 minuto

O Sporting esteve muito perto de conseguir contratar Jota Silva, mas a aquisição do internacional português não se concretizou.