Os 3 pontos antes do Sporting x FC Porto | 2º assalto

Em Alvalade, Sporting e FC Porto voltam a encontrar-se depois do duelo apoteótico que abriu a temporada. Leões e dragões partilham a liderança do campeonato, cadeira onde, volvidos três jogos, também se senta o Famalicão. Pelo menos um dos eternos candidatos aos festejos no, para já, longínquo mês de maio perderá pontos na corrida.

É inevitável recordar o duelo da Supertaça que teve contornos de humilhação verde e branca e que terminou com festejos em tons de azul numa reviravolta com contornos épicos e que deu a um FC Porto repleto de incógnitas uma importante certeza: a competitividade que marca o ADN do clube permanece intacta. Será novamente posta à prova diante do Sporting, campeão nacional e com duas goleadas inequívocas consecutivas na mala. O Sporting x FC Porto joga-se este sábado, 31 de agosto, a partir das 20:30.

3 odds para apostar no Sporting x FC Porto na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Sporting x FC Porto

Impacto dos (possíveis) regressos de lesão: A recuperação de Nuno Santos e Morten Hjulmand foi cautelosa e feita a pensar no Clássico. O ala português chegou a ser chamado a jogo diante do Farense, mas o dinamarquês só integrou na plenitude os treinos do Sporting nesta semana. De qualquer maneira, é o médio dinamarquês quem tem a entrada direta no onze garantindo, reforçando o poderio físico no meio-campo, a capacidade de posicionamento na transição defensiva e o sentido de liderança (além dor argumentos com bola na gestão dos ritmos de jogo). A entrada, ligeiramente mais incerta, de Nuno Santos permitiria dar mais conforto ao Sporting pela esquerda, mas obrigaria Geny Catamo ou Geovany Quenda a cair do onze. A capacidade de lançamento e de cruzamento do português tem, em jogos abertos, potencial para ser decisiva.

Morten Hjulmand Martim Fernandes Sporting FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Posicionamento de Wenderson Galeno: A adaptação de Wenderson Galeno à esquerda foi bem sucedida nas primeiras jornadas do campeonato. O lateral permite ao extremo jogar como um avançado interior e enquadrar as características de nomes como Iván Jaime, Danny Namaso ou mesmo Pepê sem grandes consequências negativas para o internacional brasileiro que continua a gozar de liberdade para se projetar, atacar a linha de fundo e até ganha vantagens ao chegar de trás para a frente. Defensivamente tem tido regularidade (foi o melhor neste quesito diante do Santa Clara, por exemplo), mas as cautelas defensivas podem fazer Vítor Bruno pensar em arrastar Wenderson Galeno para uma segunda linha do campo. Importa não esquecer que é como lateral, atacando as costas de Geovany Quenda, que o brasileiro virou o jogo da Supertaça ao contrário.

Wenderson Galeno
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Duelo pela posse de bola: Sporting e FC Porto são as equipas em Portugal que mais precisam da bola para explorar o seu jogo. Os leões estão na versão mais melhorada da era Rúben Amorim conciliando a capacidade de sair de forma mais longa e direta (com Gyokeres a funcionar como referência nos duelos ou no ataque à profundidade) e curta, procurando atrair o adversário para criar espaços e encontrar o homem livre. Sem ser um FC Porto apaixonante, é a partir do controlo da bola que os dragões têm garantido exibições em que cumprir é a tónica dominante. Num início de trabalho, como é o de Vítor Bruno nos dragões, manter esta consistência permite dar tempo e segurança para trabalhar os movimentos e dinamismos para atacar o adversário. A guerra pela posse da bola e os benefícios dos períodos de domínio marcarão o Clássico.

3 registos que a história nos dá

  1. O Sporting venceu apenas um dos últimos 12 confrontos diante do FC Porto (em Alvalade na última temporada).
  2. Os últimos dois jogos entre FC Porto e Sporting terminaram empatados e só foram decididos no prolongamento (ambos a sorrir aos dragões).
  3. Sporting e FC Porto são, à partida para a quarta jornada, os dois melhores ataques do campeonato: 14 golos para os leões e sete para os dragões.

3 jogadores a ter em conta no Sporting x FC Porto

Viktor Gyokeres Zé Pedro
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Viktor Gyokeres: Foi o principal fator diferencial na última temporada para a supremacia leonina em Alvalade e, na Supertaça, voltou a superar Zé Pedro. Além da capacidade física, tem inteligência e engano nas movimentações, conseguindo enganar adversários e ganhar metros e iniciar acelerações. Soma seis golos e três assistências em apenas quatro jogos nesta temporada e continua a ser fonte de desequilíbrio individual nos leões.

Eduardo Quaresma Sporting
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Eduardo Quaresma: O lado direito da defesa do Sporting é o mais concentrado com Zeno Debast, Jeremiah St. Juste, Iván Fresneda (especialmente devido ao conjugar de dois alas com vocação mais ofensiva nos leões) e, naturalmente, Eduardo Quaresma. Revela cada vez maior maturidade nas ações e tem na titularidade muito mérito próprio. Consegue jogar sob pressão e a capacidade de condução costuma ser evidenciada em jogos em que situações de transição são potenciadas.

Samu Omorodion FC Porto
Fonte: FC Porto

Samu Omorodion: A contratação de Samu Omorodion foi uma das grandes surpresas deste mercado e o avançado espanhol tem armas para se destacar em Portugal. Desde logo, é um jogador capaz de oferecer soluções para dotar o FC Porto de mais imprevisibilidade no ataque, atacando a profundidade e obrigando ao esticar da linha defensiva e tornando-se numa referência em situações de cruzamento.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Sporting: Vladan Kovacevic; Geny Catamo, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Quenda; Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Francisco Trincão, Viktor Gyokeres, Pedro Gonçalves.

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, Wenderson Galeno; Alan Varela, Marko Grujic, Nico González; Iván Jaime, Samu Omorodion, Pepê.

Luís Godinho
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: Luís Godinho
  • Assistentes:  Rui Teixeira e Pedro Ribeiro
  • 4.º árbitro: Bruno Vieira
  • VAR: Tiago Martins
  • AVAR: Hugo Ribeiro

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal derrotado pelo Villarreal na primeira titularidade de Viktor Gyokeres

O Arsenal perdeu esta quarta-feira com o Villarreal por 3-2 num jogo particular. Viktor Gyokeres estreou-se a titular.

Benni McCarthy chora pela morte de Jorge Costa: «Quem me dera ter-lhe ligado na semana passada ou antes»

Benny McCarthy já reagiu à morte de Jorge Costa. Selecionador da Quénia e ex-jogador do FC Poro chorou em conferência de imprensa.

Derlei despede-se de Jorge Costa: «É um momento bastante triste»

Derlei despediu-se de Jorge Costa. Antigo avançado marcou presença nas cerimónias fúnebres da lenda do FC Porto.

As primeira palavras de Georgios Vagiannidis no Sporting: «Vim para os Campeões de Portugal, o que me faz ter expectativas altas»

Georgios Vagiannidis já deu a primeira entrevista como jogador do Sporting. Lateral direito deixa Panathinaikos e ruma a Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting oficializa chegada de Georgios Vagiannidis

O Sporting oficializou esta quarta-feira a contratação de Georgios Vagiannidis. Lateral deixa Panathinaikos e ruma a Alvalade.

Simão Sabrosa antecipa Nice e destaca: «Fomos muito fortes na Supertaça. Conseguimos o primeiro objetivo e queremos o segundo»

Simão Sabrosa falou a minutos do Nice x Benfica. Águias em campo para tentar acesso à fase de liga da Champions League.

Eis os onzes oficiais do Nice x Benfica da 3ª pré-eliminatória da Champions League

O Benfica desloca-se ao terreno do Nice para se estrear na caminhada rumo à Champions League. Já há onzes das duas equipas.