Aproxima-se o jogo do ano em Portugal, quiçá deste século, e não será descabido afirmar que alguns adeptos de Benfica e Sporting já terão começado a roer as unhas. Falta ainda disputar uma jornada antes desse escaldante dérbi que pode decidir o campeonato, mas acredito que muitos queriam que o encontro fosse realizado já hoje.

Porque já ninguém pensa noutra coisa, e está tudo a pensar no mesmo. É o que deve estar a acontecer também aos artistas que vão pisar o Estádio da Luz no dia 10 de maio às 18h00. Por mais que a cabeça esteja focada no próximo adversário, parte dela está já nessa grande “final” que vai parar o país durante 90 minutos.

A ansiedade aumenta à medida que nos vamos aproximando do dia D, e a possibilidade de haver campeão para cada um dos lados torna este duelo ainda mais apaixonante, como há muito não se via. Se águias e leões fizerem o mesmo resultado este fim-de-semana, chegam ao dérbi em igualdade pontual, com o confronto direto a ter aqui uma importância extra.

Depois do triunfo leonino por 1-0 em Alvalade, ao Sporting basta bater o Benfica para se tornar bi-campeão. Já os encarnados, para celebrarem o seu 39.º título, necessitam de vencer por dois ou mais golos de diferença o seu eterno rival. Tudo o que seja diferente destes resultados atira a decisão do campeonato para a derradeira jornada.

Geny Catamo tem marcado com regularidade no dérbi entre Sporting e Benfica
Geny Catamo foi o herói do encontro da primeira volta em Alvalade Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Já lá vão uns bons anos desde que comecei a ver 22 homens a correr atrás de uma bola mas, sinceramente, não tenho memória de um dérbi tão decisivo como este. Penso que só o Sporting-Benfica, de 1994, com aquela vitória épica dos encarnados por 3-6 em Alvalade, se aproxime mais daquilo que se está a viver atualmente.

Estamos a falar de duas equipas a testarem os seus limites e a responderem uma à outra nesta reta final da Primeira Liga, onde qualquer ponto perdido pode ser a morte do artista. Um campeonato que pode ficar decidido pela diferença de golos. E se há épocas em que percebíamos que isso dificilmente iria acontecer, a probabilidade de alguém levantar o troféu de campeão por ter apenas um golo a mais que o outro é maior esta temporada.

Kerem Akturkoglu no dérbi entre Sporting e Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Por todas estas razões e mais algumas, só peço um favor aos novos senhores da Liga. Antecipem lá esse dérbi que promete ficar na história do futebol português. A malta já não aguenta esperar mais uma semana. Nem pelo jogo, nem pelos caracóis, que dizem por aí que só se comem nos meses sem a letra “r”. E quando estamos a entrar em maio, há coisa melhor que ver futebol enquanto se leva à boca esses bichinhos viscosos? E se pensam que me esqueci da cerveja, enganam-se. Porque o “sumo de cevada” bebe-se antes, durante e depois da bola. E de preferência bem gelada, ao contrário desse Benfica-Sporting, que vai estar a ferver. Venha de lá rápido esse dérbi eterno.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens garante Braga em alerta para receber o Cluj: «Preparámos o jogo de forma a encontrar vários contextos»

Carlos Vicens fez a antevisão do Braga x Cluj, referente à segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League. O técnico deixou um aviso para a partida.

Sporting aceitou proposta de 4 milhões de euros por Jeremiah St. Juste: jogador vai decidir futuro

O Sporting aceitou uma oferta de quatro milhões de euros por Jeremiah St. Juste. A oferta foi feita pelo Osasuna e o jogador está agora a decidir o futuro.

Thomas Frank enaltece jogo do Tottenham frente ao PSG: «Mostrámos que podemos jogar contra qualquer equipa do mundo»

Thomas Frank falou após a derrota do Tottenham frente ao PSG, na Supertaça Europeia. O treinador da equipa inglesa deixou vários elogios ao clube londrino.

Luis Enrique assume superioridade do Tottenham ao PSG na Supertaça Europeia e atira: «Não sei se o resultado é justo»

Luis Enrique falou após a vitória do PSG frente ao Tottenham, na Supertaça Europeia. O técnico espanhol assumiu que a sua equipa teve felicidade na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha fala das dificuldades do PSG na Supertaça Europeia e da batalha pela Bola de Ouro: «Estou nomeado e espero ficar o mais à...

Vitinha falou após a vitória do PSG frente ao Tottenham, na Supertaça Europeia. O médio português falou da luta pela Bola de Ouro.

Pedro Porro lamenta derrota na Supertaça Europeia e deixa mensagem para o Sporting: «Pode ser uma temporada boa»

Pedro Porro falou após a derrota do Tottenham frente ao PSG, na Supertaça Europeia. O lateral espanhol falou do Sporting e de João Palhinha.

Bernardo Silva recorda Benfica em entrevista: «Ensinam-nos a não ficarmos felizes quando não ganhamos»

Bernardo Silva é um dos capitães do Manchester City para a nova temporada e falou sobre os desafios e a responsabilidade de liderar a equipa.