SC Braga 2-1 Rio Ave FC: O melhor jogo que a Pedreira já viu esta época

    Cabeçalho Futebol Nacional

    O programa para noite do dia de Reis era bem apetecível, confronto entre quarto e quinto do Campeonato e duas das equipas que melhor futebol praticam no país, ainda que de estilos bem diferentes, um Braga de um pragmatismo cínico e virado para a eficiência na busca da vitória e um Rio Ave, a encarnação lusa do tiki-taka, que se por vezes ainda falha no ramo do chegar aos três pontos, já mais dificilmente desilude no reino da qualidade de jogo.

    Os primeiros minutos da partida deixaram logo bem patentes dois aspetos da equipa de Vila do Conde. Por um lado, se a sua capacidade de passe é impressionante, é-o ainda mais na calma e tranquilidade com que os jogadores a executam sob pressão, mesmo junto da sua área. Por outro lado, Ruben Ribeiro mostrou que está mesmo pronto para ir para um grande, até naquela não tão bonita capacidade de cair ao chão ao mínimo toque. Talvez culpa disso, lembrando a lenda do Pedro e do Lobo, o árbitro tenha deixado ficar no bolso o devido cartão amarelo a Bruno Viana quando este, a meio campo, recorreu a uma violenta e desnecessária entrada para o parar.

    Se os 10 minutos iniciais denotaram um grande equilíbrio, até em oportunidades, uma para cada lado por Wilson Eduardo e Ruben Ribeiro, com o passar dos minutos os vilacondenses começaram a experienciar maiores dificuldades em sair do seu meio campo. Este momento de domínio arsenalista iria culminar com um momento de génio dos irmãos Horta, André a desencantar uma excelente abertura e Ricardo a corresponder da melhor forma, inaugurando o marcador.

    Na resposta, o Rio Ave tentou um futebol mais direto, mas a nova estratégia na teve grandes frutos, bem pelo contrário, e acabaria por retomar ao seu estilo habitual. Entretanto, o árbitro continuou brando no capítulo da disciplina e, quando Danilo escapou pela segunda vez ao merecido cartão amarelo, o banco verde e branco não resistiu e exagerou nos protestos, levando à expulsão de um dos membros da equipa técnica de Miguel Cardoso.

    Mas nem isso travou o Rio Ave que se foi aproximando da baliza de Matheus e esteve perto do golo por várias vezes. No contra-ataque, o Braga ainda esteve perto do segundo, mas Rui Vieira saiu da baliza, cabeceou para evitar o perigo e ainda chegou à área a tempo de defender a sobra. Já em tempo de compensação, o inevitável Ruben Ribeiro isolou Novais para repor a justiça no marcador e mandar tudo empatado para intervalo.

    O começo da segunda parte foi mais calmo e ficou marcado pelas alterações que os técnicos fizeram para tentar chegar à vitória e por um lance em que foi pedida mão na área dos visitantes, mas em que o senhor do apito mandou seguir. Ora, com o segundo tempo a desenrolar-se com maior luta no centro do campo e menos perigo para ambas as balizas, Abel Ferreira decidiu arriscar e lançou Fábio Martins para o lugar de Goiano, impondo à equipa maior pendor ofensivo.

    Fábio Martins entrou e resolveu o jogo Fonte: SC Braga
    Fábio Martins entrou e resolveu o jogo
    Fonte: SC Braga

    A troca resultou no sentido em que os bracarenses se começaram a aproximar mais da baliza à guarda de Rui Vieira, mas também criou maior desequilíbrio na sua própria defesa e permitiu ao Rio Ave também desfrutar de mais oportunidades. Finalmente, aos 82 minutos, o jackpot para a estratégia de Abel Ferreira, com Fábio Martins a estoirar à entrada da área para recolocar os minhotos em vantagem.

    A partir daí, os visitantes ainda tentaram importunar Matheus, mas sem sucesso, levado o Braga a melhor neste bom jogo em que vários jogadores de ambos os lados deram muito boa conta de si para produzir um bonito espetáculo. O Braga soube, como é seu hábito, ser pragmático e não hesitou em recorrer à falta para parar o ataque do Rio Ave, que continua a não conseguir consistentemente transformar o bom futebol em vitórias, e alcançar, ainda que provisoriamente, o Benfica no terceiro lugar.

     

     

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Erik ten Hag apontado como sucessor de Xabi Alonso no Bayer Leverkusen

    O Bayer Leverkusen já definiu o sucessor de Xabi Alonso, caso o técnico espanhol deixe a equipa. Erik ten Hag é um candidato sério.

    Sporting tenta convencer Georgios Vagiannidis: eis os pormenores do contrato

    O Sporting continua interessado em Georgios Vagiannidis. Os leões querem oferecer um contrato de cinco temporadas ao lateral grego.

    Benfica toma decisão em relação ao futuro de Andrea Belotti

    O Benfica já tomou a sua decisão em relação ao futuro de Andrea Belotti. As águias querem a continuidade do experiente avançado italiano.

    FC Porto de olho na contratação de antigo lateral do Vitória SC

    O FC Porto está a ser apontado como o destino de Gideon Mensah. O lateral ganês está ao serviço do Auxerre.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Boston Celtics afastam Orlando Magic dos playoffs com Neemias Queta de volta às opções

    Os Boston Celtics estão nas meias-finais da Conferência Este da NBA. A equipa de Joe Mazulla eliminou os Orlando Magic e Neemias Queta foi utilizado.

    CBF desiste de Carlo Ancelotti e Jorge Jesus é novamente favorito para assumir o Brasil

    Carlo Ancelotti já não vai assumir o cargo de selecionador do Brasil. As negociações caíram por terra e Jorge Jesus surge novamente como principal candidato para o lugar.

    4 equipas ainda sonham com o 5º lugar da Primeira Liga e o acesso à Conference League

    A três jornadas do fim, há ainda quatro equipas que ambicionam chegar ao quinto lugar da Primeira Liga. Esta posição dá acesso à Conference League.

    Eis os árbitros da 32ª e antepenúltima jornada da Primeira Liga

    O Conselho de Disciplina da FPF já divulgou os árbitros e equipas de arbitragem da próxima jornada. 32ª semana de Primeira Liga.

    Estoril Praia perde 2 jogadores para o jogo contra o Benfica na Primeira Liga

    O Estoril Praia ficou sem dois nomes importantes para o duelo diante do Benfica. Jogo da 32ª jornada joga-se no sábado.

    Estoril Praia vence Casa Pia e regressa aos triunfos após 2 derrotas na Primeira Liga

    O Estoril Praia regressou aos caminhos das vitórias após dois desaires consecutivos. Canarinhos vencem Casa Pia na 31ª jornada.

    David Alaba sofre rotura do menisco do joelho e é a 3ª baixa de peso do Real Madrid nesta terça-feira

    David Alaba está de fora até ao final da temporada regular e com o Mundial de Clubes 2025 em risco. Defesa do Real Madrid lesionado.

    Alverca vence Chaves por 2-0 e abre margem de 4 pontos no 3º lugar da Segunda Liga

    O Alverca ganhou uma importante vantagem na corrida pela promoção à Primeira Liga. Triunfo por 2-0 sobre o Chaves.

    FC Porto volta a perder com o Montpellier e está fora da Liga Europeia de Andebol

    O FC Porto foi eliminado da Liga Europeia de Andebol nos quartos de final. Nova derrota com o Montpellier fechou contas.

    PSG muito português vence Arsenal em Londres e está mais perto da final da Champions League

    O PSG venceu o Arsenal na primeira mão das meias finais da Champions League. Franceses com vantagem a defender em Paris.