📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Daniel Ramos, o tatuador de princípios táticos

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

A zona circundante à Rua Dr. Pita, no Funchal, terá, por estes dias, um brilhozinho especial. Aquele brilho das pessoas apaixonadas, que não sofreram, nem esperam vir a sofrer, as amarguras que o amor às vezes traz.

Essa paixão, virgem de desencantos, tem uma cor enigmática, que dança entre o verde e o vermelho. É um verde-rubro que emana do novíssimo Estádio de Futebol situado na zona. O Estádio do Marítimo.

Desde que a obra foi concluída, o Marítimo não perdeu para o campeonato, empatando apenas com Sporting e Nacional. Ganhou todos os outros 7 jogos lá disputados para o campeonato, incluindo o jogo de inauguração contra o tricampeão nacional (primeiro desaire da época para o Benfica), e o último, contra o Chaves, que deu impulso importante nas contas da Europa, de onde o Marítimo tem andado afastado desde há uns anos para cá.

Adeptos maritimistas têm "brilhozinho" nos olhos Fonte: Marítimo SC
Adeptos maritimistas têm “brilhozinho” nos olhos
Fonte: Marítimo SC

Mas pode o sucesso de uma equipa de futebol resumir-se à conclusão de uma obra? Claro que não. É, sim, uma feliz coincidência com a continuidade da entrada em cena de Daniel Ramos.

O treinador maritimista, chamado ao cargo três meses antes da inauguração do Estádio, tratou de tatuar as suas ideias nos seus jogadores, treinando, até a exaustão, o jogo posicional como já tão bem tinha feito no Famalicão e no Santa Clara, usando Diogo Santos como referência de uma transição defensiva muitas vezes insuperável.

No Marítimo, recorre muita às vezes a Erdem Sen, desaproveitado até chegar Ramos, como centro gravitacional do processo defensivo da equipa. O belga (que tem nacionalidade turca) sabe exatamente quando deve manter a posição, dobrar o lateral (embora sejam raras as vezes que precisa de o fazer) ou aproximar-se/afastar-se dos seus colegas do meio-campo quando a ordem é compactar/dispersar consoante o que o jogo pede – defender/atacar.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho poderá integrar equipa de comentadores de canal mexicano no Mundial 2026

José Mourinho, técnico do Benfica, pode vir a ser um dos comentadores do canal mexicano TUDN durante os jogos do Mundial de 2026.

Galatasaray completa reviravolta e Gaziantep de Kevin Rodrigues vence confortavelmente: eis os resultados deste sábado na Liga Turca

Este sábado, na 13.ª jornada da Liga Turca, o Galatasaray recebeu e venceu o Gençlerbirligi e o Gaziantep de Kevin Rodrigues venceu por 3-0.

Juventus não vai além de um empate frente à Fiorentina

A Juventus foi ao terreno da Fiorentina empatar a uma bola durante este sábado, em jogo da 12.ª jornada da Serie A.

Virgil van Dijk furioso após derrota: «Perder em casa contra o Nottingham Forest é muito mau. É o mínimo que posso dizer sobre isso»

Virgil van Dijk assumiu que estava muito insatisfeito depois da derrota do Liverpool contra o Nottingham Forest.

PUB

Mais Artigos Populares

Internacional brasileiro quer voltar ao Palmeiras: «É o meu desejo e o deles também»

Gabriel Jesus admitiu que tem como objetivo voltar a vestir a camisola do Palmeiras, mas ainda não existe uma data definida para o regresso.

Francisco Trincão marca e Sporting quebra resistência do Marinhense à meia hora de jogo

Foi Francisco Trincão o autor do golo inaugural da eliminatória. O Sporting recebe o Marinhense no Estádio de Alvalade.

Alexander Isak não impressiona desde a sua chegada ao Liverpool: custou 145 milhões de euros

Alexander Isak custou 145 milhões de euros ao Liverpool, mas ainda não se afirmou ao serviço do emblema de Anfield.