Moreirense FC 2-1 Rio Ave FC: A arte do pragmatismo

- Advertisement -

O Moreirense FC venceu o Rio Ave FC por 2-1. Bilel e Ronaldo Peña marcaram os golos da equipa da casa. Do lado dos visitantes foi Guedes quem marcou.

Cónegos e vilacondenses encontravam-se depois de ambos terem deixado escapar vantagens no seu último jogo. A vitória assumia-se portanto fundamental para ambas as partes. Para além disso, o Rio Ave FC queria aproveitar a derrota do CS Marítimo no arranque desta jornada em Braga para se isolar no quinto lugar. Já o Moreirense FC precisava de pontos para garantir a manutenção e aproveitar a escorregadela de alguns dos rivais diretos.

Os cónegos os primeiros a chegar à baliza adversária, logo no segundo minuto de jogo. Bilel surgiu na esquerda do ataque e cruzou, mas Peña não chegou para a emenda. O Rio Ave respondeu e, em cima do quarto de hora, beneficiou de uma boa oportunidade para abrir o marcador. Nelson Monte cabeceou no seguimento do canto batido por Yuri Ribeiro e valeu Jhonatan, com uma grande defesa, para manter o nulo.

Ao minuto 18 o Moreirense FC adiantou-se no marcador, por intermédio de Bilel Aouacheria. Nelson Monte falhou o alívio, Rafael Costa aproveitou para desmarcar Bilel que na cara de Cássio não falhou. O golo da equipa da casa não desmotivou os vila condenses, que seguiram em busca do empate.

A passagem da meia hora trouxe o momento mais intenso da partida até ao momento, com dois minutos em que o golo podia ter surgido para qualquer um dos lados. Primeiro foi o Rio Ave a ameaçar, com Guedes a cabecear à barra. Ainda ficou a dúvida se a bola teria entrado, mas Carlos Xistra, com indicações do VAR, mandou seguir. Na resposta o Moreirense FC teve a possibilidade de ampliar a vantagem, com Arsénio a obrigar Cássio a uma boa intervenção. É se não entrou à primeira nem à segunda, entrou na terceira. A formação às ordens de Miguel Cardoso voltou ao ataque no minuto seguinte e, desta vez, Guedes não falhou. Yuri Ribeiro, na esquerda do ataque, cruzou para a área e apareceu Guedes para restabelecer a igualdade.

O momento foi bastante celebrado na bancada do Comendador Joaquim de Almeida Freitas destinada aos adeptos visitantes, com o nome de Guedes a ser entoado repetidamente pelos vila-condenses que se deslocaram neste final de tarde a Moreira de Cónegos. Depois da polémica de semana passada com o jogador no empate do Rio Ave FC frente ao Tondela, parecem reconciliadas as partes.

Petit operou 2 alterações depois dos 90’, numa clara tentativa de fazer o relógio andar. Foto: Moreirense FC

A segunda parte começou praticamente com o golo da equipa da casa. Ao minuto 48 Ronaldo Peña aproveitou uma defesa incompleta de Cássio para voltar a colocar os cónegos na frente do marcador. O golo não foi muito celebrado por ter ficado a dúvida sobre a posição do avançado venezuelano. Depois de consulta das imagens pelo video árbitro o golo foi validado e, aí sim, os adeptos do Moreirense FC puderam festejar.

As intenções com que os pupilos de Miguel Cardoso saíram das cabines eram bem percetíveis: subidos no terreno, a evitar passes diretos, iam pacientemente construindo suas jogadas. Do outro lado, restava ao Moreirense FC explorar a velocidade dos avançados através de bolas longas e afastar assim a equipa adversária do último terço.

Assim foi toda a segunda parte. Os 71% de posse de bola com que o Rio Ave terminou o jogo revelam isso mesmo. Destaque para o remate forte de Gelson Dala ao minuto 71 para defesa atenta de Jhonatan e para as boas ações de Peña quando recebia a bola sem apoio de colegas de equipa.

O Rio Ave mantém assim os 44 pontos e o 5º lugar partilhado com o Marítimo. Já o Moreirense conquistou 3 pontos fundamentais na luta pela permanência: soma agora 32 e está a 5 da “linha de água”.

Como jogou o Moreirense FC

Jhonatan, Iago Santos, Rúben Lima, Aouacheria, Rafael Costa, Boubacar, Ronaldo Peña, Arsénio (C), Alfa Semedo, Ângelo Neto (SC), Pierre Sagna

Substituições: Bruno Ramires (Arsénio, 70’), Koffi Kouao (Rafael Costa, 90’), Dramé (Ronaldo Peña, 90’ + 2’)

Como jogou o Rio Ave FC

Cássio, Lionn (C), N. Monte (SC), Yuri Ribeiro, Guedes, Diego, F. Geraldes, João Novais, Leandrinho, Pelé, Marcão

Substituições: Nadjack (Diego, 65’), Gelson Dala (Lionn, 65’), Nuno Santos (Leandrinho, 70’)

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ainda te lembras de Rubén de la Barrera? Tem um novo desafio e vai cruzar-se com português

Rubén de la Barrera deve ser confirmado nas próximas horas como novo treinador da Cultural Leonesa, equipa da La Liga 2.

Estrela da Amadora recebeu proposta de 2,5 milhões de euros por ex-FC Porto

O Estrela da Amadora recebeu uma oferta de dois milhões e meio de euros por Abraham Marcus no mercado de inverno.

Batalha a 3 pela lateral direita do Sporting: o plano dos leões

O Sporting deverá ter na próxima temporada três jogadores que possam atuar na posição de lateral direito dentro do seu plantel.

Há novidades importantes em relação ao futuro de João Cancelo

João Cancelo está emprestado pelo Al Hilal ao Barcelona, mas os catalães ainda não definiram se vão contratar o lateral em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: já se trabalha no mercado e há 3 posições que devem ser reforçadas

O Sporting já se encontra a trabalhar no mercado e procura três reforços para poderem integrar o plantel na próxima época.

Ruben Loftus-Cheek vai desfalcar o AC Milan durante dois meses

Ruben Loftus-Cheek vai desfalcar o AC Milan por dois meses, devido a uma fratura na mandíbula. O médio de 30 anos lesionou-se na derrota dos rossoneri frente ao Parma.

Tiago Margarido: «Defrontar José Mourinho era um dos meus objetivos»

Tiago Margarido fez um balanço da sua carreira como treinador e do trabalho à frente do CD Nacional. O técnico revelou que um dos objetivos da sua carreira era defrontar o seu ídolo, José Mourinho.