A Liga Portuguesa de 2019/2020 foi, à imagem das anteriores edições, uma montanha-russa de emoções, desde agosto até, neste caso particular, julho. A qualidade existente em Portugal tem vindo a ser cada vez maior e as equipas mais “pequenas” causam muitas dificuldades aos ditos “grandes”.

Se numa primeira metade o S.L. Benfica parecia confortável no comando e foi dado por alguns como vencedor antecipado, na segunda parte da competição o F.C. Porto mostrou que as contas só se fazem no fim e acabou por levantar o troféu de campeão. Para além de muitos outros fatores, esta reviravolta deu-se devido à enorme competitividade das equipas portuguesas que cada vez mais se preocupam em praticar bom futebol, adquirindo jogadores diferenciados capazes de competir a um nível muito elevado.

A lista de excelentes jogadores que podemos ver a atuar de norte a sul do país é elevada, e esse deve ser também um motivo de orgulho. Por essa razão, fazemos desta vez uma distinção tendo em conta o pé dominante, e apresentamos assim um top 5 dos melhores pés-esquerdos que atuaram no campeonato nacional na época transata. As escolhas foram evidentemente difíceis, havendo muitos craques esquerdinos que ficaram de fora mas que poderiam perfeitamente aparecer neste top.