Publicidade

SC Braga 3-3 Vitória SC: Um grande jogo com a mancha comum da jornada

Diogo Janeiro Oliveira · 4 min

SC Braga 3-3 Vitória SC: Um grande jogo com a mancha comum da jornada

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

futebol nacional cabeçalho

O dérbi do Minho não defraudou as expetativas, traduzindo-se num jogo espetacular, com um empate a três golos no final. O resultado ajusta-se ao que ambas as equipas fizeram em campo, num duelo que pôs frente a frente dois dos melhores treinadores do nosso campeonato: Paulo Fonseca e Sérgio Conceição. É por jogos como este que eu sou um espetador assíduo dos confrontos estas duas equipas.

Enquanto Paulo Fonseca fez algumas mudanças em relação à equipa-tipo do Braga, deixando jogadores como Luiz Carlos, Rafa ou Alan no banco, Conceição montou um Vitória à sua imagem, aguerrido e com Otávio a pegar na batuta e a fabricar o jogo ofensivo da equipa. Contudo, o início foi negro para os vimaranenses.

Aos 20 minutos, a equipa da casa já vencia por 2-0, tendo marcado nos dois primeiros ataques perigosos que fez à baliza de Miguel Silva. Em ambos os golos, dois cruzamentos milimétricos de Josué para o segundo poste, onde apareceram soltos de marcação Pedro Santos, no primeiro, e Rui Fonte no segundo, a rematarem sem hipóteses para o desamparado guardião da equipa visitante. Destaque para a qualidade das assistências de Josué e para todo o setor defensivo dos Conquistadores, que tremeu como varas verdes nos lances dos golos, algo que o Sporting terá de explorar no duelo da próxima semana. Porém, como já referi acima, o Braga marcou nos dois primeiros ataques que desenhou com qualidade. O jogo estava equilibrado, e Sérgio Conceição, com a garra que o caracteriza, berrou para a equipa e conseguiu que os seus atletas chegassem ao empate ainda na primeira metade. Em ambos os tentos, emergiu o talento e o génio de Otávio. Se no primeiro golo driblou quatro adversários, antes de cruzar atrasado para o golo de Licá, no segundo teve a frieza de pôr gelo num contra-ataque da sua equipa, ficou olhos nos olhos com Pedro Santos, foi à linha e cruzou para uma cabeçada letal de Henrique Dourado. Pouco depois chegou, infelizmente, o intervalo que terminou com 45 minutos dos melhores que já vimos em Portugal esta época. Otávio e Josué puxaram da bandeja e Özil deve ter ficado orgulhoso destes dois jogadores, caso tenha visto este jogo a partir de Londres.

Otávio esteve em todos os golos do Vitória nesta partida. Fonte: Vitória Sport Clube
Otávio esteve em todos os golos do Vitória nesta partida.
Fonte: Vitória Sport Clube

A segunda metade começou com duas grandes defesas de Miguel Silva e Marafona, antes do Braga chegar ao 3-2, quando estavam decorridos 56 minutos. Após um mau alívio do jovem guarda redes vitoriano, Hassan aproveitou um ressalto na pequena área para recolocar a sua equipa na frente do marcador. No minuto seguinte, porém, veio a mancha da arbitragem neste jogo. Numa jornada marcada por mergulhos premiados, tivemos mais um no Minho. Otávio estava a ultrapassar André Pinto, quando se deve ter lembrado do mergulho de Jonas e fez o mesmo. Atirou-se para o relvado e viu o árbitro assinalar penálti, com a agravante de ter mostrado o cartão vermelho, injustamente, ao central e capitão dos arsenalistas. Foi a segunda arbitragem com influência no resultado de Fábio Veríssimo em Braga durante esta temporada, depois do encontro da Taça de Portugal em que os bracarenses eliminaram o Sporting.

Otávio concretizou a grande penalidade e esperava-se que o Vitória carregasse em cima do Braga, em busca do quarto golo, mas nunca foi suficientemente capaz de criar uma jogada com cabeça, tronco e membros que alvejasse a baliza de Marafona legalmente. E digo “legalmente” porque Bouba Saré fez hoje um “hat-trick” de golos anulados, todos bem anulados por fora de jogo do médio defensivo nestes lances.

Até ao fim, S.Conceição introduziu Hurtado e Victor Andrade em campo, com a expetativa de mexer com o jogo, mas nenhum destes elementos teve a lucidez necessária para ter influência no desenrolar da partida.

Foi um grande jogo em Braga, que deixa em aberto dois grandes confrontos a envolver estas equipas nas próximas semanas: o Vitória de Guimarães recebe o Sporting na próxima segunda feira, enquanto o Sporting de Braga recebe o FC Porto dentro de duas semanas, na mesma data do Sporting-Benfica. Temos campeonato!

A Figura:

Otávio – Jogaço do jovem médio brasileiro, emprestado pelo FC Porto ao Vit. Guimarães. Duas assistências após jogadas fenomenais na primeira parte, e frieza no penálti que redundou no 3-3. O único aspeto negativo da sua exibição foi o mergulho que enganou o árbitro no lance da grande penalidade.

O Fora de Jogo:

Equipa de arbitragem – O jogo estava a correr bem até ao minuto 57, em que Otávio mergulhou e ganhou um penálti. Se Fábio Veríssimo esteve mal ao assinalar, pior ainda esteve o seu assistente que estava a poucos metros do lance, sem ninguém a tapar a sua visão, e não conseguiu ver um lance tão descarado. Devido ao erro, surgiu um golo e uma expulsão.

Diogo Janeiro Oliveira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.