📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SC Braga 3-3 Vitória SC: Um grande jogo com a mancha comum da jornada

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

O dérbi do Minho não defraudou as expetativas, traduzindo-se num jogo espetacular, com um empate a três golos no final. O resultado ajusta-se ao que ambas as equipas fizeram em campo, num duelo que pôs frente a frente dois dos melhores treinadores do nosso campeonato: Paulo Fonseca e Sérgio Conceição. É por jogos como este que eu sou um espetador assíduo dos confrontos estas duas equipas.

Enquanto Paulo Fonseca fez algumas mudanças em relação à equipa-tipo do Braga, deixando jogadores como Luiz Carlos, Rafa ou Alan no banco, Conceição montou um Vitória à sua imagem, aguerrido e com Otávio a pegar na batuta e a fabricar o jogo ofensivo da equipa. Contudo, o início foi negro para os vimaranenses.

Aos 20 minutos, a equipa da casa já vencia por 2-0, tendo marcado nos dois primeiros ataques perigosos que fez à baliza de Miguel Silva. Em ambos os golos, dois cruzamentos milimétricos de Josué para o segundo poste, onde apareceram soltos de marcação Pedro Santos, no primeiro, e Rui Fonte no segundo, a rematarem sem hipóteses para o desamparado guardião da equipa visitante. Destaque para a qualidade das assistências de Josué e para todo o setor defensivo dos Conquistadores, que tremeu como varas verdes nos lances dos golos, algo que o Sporting terá de explorar no duelo da próxima semana. Porém, como já referi acima, o Braga marcou nos dois primeiros ataques que desenhou com qualidade. O jogo estava equilibrado, e Sérgio Conceição, com a garra que o caracteriza, berrou para a equipa e conseguiu que os seus atletas chegassem ao empate ainda na primeira metade. Em ambos os tentos, emergiu o talento e o génio de Otávio. Se no primeiro golo driblou quatro adversários, antes de cruzar atrasado para o golo de Licá, no segundo teve a frieza de pôr gelo num contra-ataque da sua equipa, ficou olhos nos olhos com Pedro Santos, foi à linha e cruzou para uma cabeçada letal de Henrique Dourado. Pouco depois chegou, infelizmente, o intervalo que terminou com 45 minutos dos melhores que já vimos em Portugal esta época. Otávio e Josué puxaram da bandeja e Özil deve ter ficado orgulhoso destes dois jogadores, caso tenha visto este jogo a partir de Londres.

Otávio esteve em todos os golos do Vitória nesta partida. Fonte: Vitória Sport Clube
Otávio esteve em todos os golos do Vitória nesta partida.
Fonte: Vitória Sport Clube

A segunda metade começou com duas grandes defesas de Miguel Silva e Marafona, antes do Braga chegar ao 3-2, quando estavam decorridos 56 minutos. Após um mau alívio do jovem guarda redes vitoriano, Hassan aproveitou um ressalto na pequena área para recolocar a sua equipa na frente do marcador. No minuto seguinte, porém, veio a mancha da arbitragem neste jogo. Numa jornada marcada por mergulhos premiados, tivemos mais um no Minho. Otávio estava a ultrapassar André Pinto, quando se deve ter lembrado do mergulho de Jonas e fez o mesmo. Atirou-se para o relvado e viu o árbitro assinalar penálti, com a agravante de ter mostrado o cartão vermelho, injustamente, ao central e capitão dos arsenalistas. Foi a segunda arbitragem com influência no resultado de Fábio Veríssimo em Braga durante esta temporada, depois do encontro da Taça de Portugal em que os bracarenses eliminaram o Sporting.

Otávio concretizou a grande penalidade e esperava-se que o Vitória carregasse em cima do Braga, em busca do quarto golo, mas nunca foi suficientemente capaz de criar uma jogada com cabeça, tronco e membros que alvejasse a baliza de Marafona legalmente. E digo “legalmente” porque Bouba Saré fez hoje um “hat-trick” de golos anulados, todos bem anulados por fora de jogo do médio defensivo nestes lances.

Até ao fim, S.Conceição introduziu Hurtado e Victor Andrade em campo, com a expetativa de mexer com o jogo, mas nenhum destes elementos teve a lucidez necessária para ter influência no desenrolar da partida.

Foi um grande jogo em Braga, que deixa em aberto dois grandes confrontos a envolver estas equipas nas próximas semanas: o Vitória de Guimarães recebe o Sporting na próxima segunda feira, enquanto o Sporting de Braga recebe o FC Porto dentro de duas semanas, na mesma data do Sporting-Benfica. Temos campeonato!

A Figura:

Otávio – Jogaço do jovem médio brasileiro, emprestado pelo FC Porto ao Vit. Guimarães. Duas assistências após jogadas fenomenais na primeira parte, e frieza no penálti que redundou no 3-3. O único aspeto negativo da sua exibição foi o mergulho que enganou o árbitro no lance da grande penalidade.

O Fora de Jogo:

Equipa de arbitragem – O jogo estava a correr bem até ao minuto 57, em que Otávio mergulhou e ganhou um penálti. Se Fábio Veríssimo esteve mal ao assinalar, pior ainda esteve o seu assistente que estava a poucos metros do lance, sem ninguém a tapar a sua visão, e não conseguiu ver um lance tão descarado. Devido ao erro, surgiu um golo e uma expulsão.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting contou com duas jovens promessas frente à Juventus

O Sporting foi a Turim empatar com a Juventus para a Champions League. Salvador Blopa e Bruno Ramos estiveram no banco de suplentes.

Benfica x Bayer Leverkusen: eis os onzes prováveis para a partida da Champions League

O Benfica e o Bayer Leverkusen vão a jogo a partir das 20 horas desta quarta-feira, em jogo da quarta jornada da Champions League.

João Noronha Lopes puxa dos galões: «Eu concorri contra Luís Filipe Vieira»

João Noronha Lopes recordou que foi um dos poucos sócios do Benfica a candidatarem-se contra Luís Filipe Vieira.

Vítor Paneira admite: «Gostaria também de ter tido um debate com Simão Sabrosa»

Vítor Paneira admitiu que gostaria de ter tido um debate contra Simão Sabrosa, atual membro da estrutura do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa promete trazer novidade para o Benfica em caso de triunfo nas eleições

Rui Costa revelou que vai trazer um novo chief scout para o Benfica, caso vença as eleições, mas não revelou o nome.

Nuno Borges bate Eliot Spizzirri e vai defrontar Novak Djokovic na terceira ronda do ATP Atenas

Nuno Borges está na terceira fase do ATP Atenas. O tenista português bateu Eliot Spizzirri em três sets e vai agora defrontar Novak Djokovic.

Eis a atualização do Ranking UEFA depois do empate do Sporting contra a Juventus

Já é conhecido o mais recente Ranking UEFA, depois dos encontros relativos à quarta jornada da Champions League.