Académica OAF 1-1 Gil Vicente FC: Protestos atenuados com golo no final

Cabeçalho Futebol Nacional

O Gil Vicente voltou a ser feliz fora de casa, e veio a Coimbra somar mais um dos cinco pontos que leva na condição de visitante, num jogo em que acabaram por ser algo… azarados, dada a hora tardia (90+4) que sofreram o golo do empate. Mas já lá vamos.

Os gilistas abordaram o jogo com respeito pela Académica. Reforçaram o meio-campo com unidades mais defensivas, como Reko e Miguel Abreu, e trataram de condicionar o jogo criativo da Académica sem medo de recorrer à falta se assim fôsse necessário. A Académica, com o reforço Ricardo Dias (o “6” que Ivo Vieira pedia) de início, conseguiu, nos primeiros instantes, contornar o jogo agressivo do adversário e teve boas oportunidades para se adiantar no marcador nos instantes iniciais – Zé Tiago, num ‘volley’ à entrada da àrea, e Tozé Marreco, servido por Nélson Pedroso, obrigaram Rui Sacramento, guarda-redes do Gil Vicente, a defesas apertadas.

Com o passar dos minutos, porém,, o Gil Vicente foi estabilizando e conseguiu tirar dividendos da sua estratégia. Encurralou a Académica no seu meio-campo, não permitindo fluir o jogo dos estudantes e foi crescendo no jogo, chegando ao intervalo por cima do encontro e lamentando a oportunidade desperdiçada de Fall – nas costas da defesa, o número 70 dos de Barcelos atirou perto do poste esquerdo da baliza de Ricardo Ribeiro.

Mancha Negra esteve inexcedível no apoio à Académica
Adeptos da Académica foram inexcedíveis no apoio

A segunda parte não conheceu muitas diferenças. A Académica tinha muita bola, mas era ineficaz com a posse, e o Gil Vicente espreitava o contra-ataque quando havia oportunidades para tal. A primeira oportunidade sorriu, pois, aos de Barcelos num lance em que Fall e Ricardo voltaram a ser protagonistas, mas o guardião da Académica, corajoso, impediu que o nulo fosse desfeito. Na resposta, a Briosa, aproveitando algum espaço concedido pelo empertigamento do adversário, conseguiu assustar numa dupla oportunidade, mas não mais do que isso – Zé Tiago atirou para boa defesa de Rui Sacramento, e Harramiz, na recarga atirou à trave.

Os estudantes pareceram ganhar ímpeto… mas o Gil mantinha-se fiel à sua estratégia e seria em contra-ataque que iria inaugurar o marcador. À passagem do minuto 69, Rui Miguel, na recarga a um remate de Jonathan, silenciou o Cidade de Coimbra. Não festejou, por respeito. A partir daqui, a Briosa foi tentando circular a bola na procura de um desposicionamento que nunca surgiu. Faltaram ideias… e só nos descontos, numa fase de desespero em que Ivo Vieira já jogava com dois pontas-de-lança de raíz (Djoussé e Diogo Ribeiro), chegou ao golo – Simões trabalhou sobre a direita e encontrou a cabeça de Diogo Ribeiro (lance gizado por jogadores da formação), a atirar para o fundo das redes, sentenciando o resultado.

O golo do empate, conseguido no final do encontro, teve o condão de baixar o volume dos protestos vindos da bancada, mas nem por isso deixou satisfeitos os adeptos da Académica.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez marca na estreia como jogador do Al Hilal

O Al Hilal goleou o Aarau da Suíça por 6-0, num encontro de preparação para a nova época. Darwin Núñez estreou-se e marcou.

Um início que põe à prova | FC Porto x Vitória SC

Após vencer o Atlético de Madrid no jogo de apresentação, o FC Porto chega à primeira jornada num grande momento de forma.

Rémy Vita oficializado como novo reforço do Tondela

Rémy Vita foi apresentado como novo jogador do Tondela. Lateral esquerdo reforça as opções às ordens de Ivo Vieira.

Ex-Benfica pede para sair do Vasco da Gama depois de insultos e críticas dos adeptos

João Victor pediu para sair do Vasco da Gama. Defesa central tem sido alvo da ira dos adeptos e ouvido críticas e insultos constantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense vence Alverca renovado nos descontos em jogo marcado por falha de André Gomes e festejo à Viktor Gyokeres

O Moreirense venceu o Alverca por 2-1 na primeira jornada da Primeira Liga. Cónegos garantiram triunfo nos descontos.

Braga arranca Primeira Liga com vitória frente ao Tondela

O Braga bateu o Tondela por 3-0, na primeira jornada da Primeira Liga. Vítor Carvalho, Pau Víctor e Ricardo Horta marcaram os golos.

Barcelona aplica chapa 5 ao Como 1907 e conquista Troféu Joan Gamper

O Barcelona venceu o Como 1907 por 5-0 no último jogo da pré-época. Culés venceram Troféu Joan Gamper.