Académico | Sinal de vida de candidato

O Académico mostrou frente ao Penafiel algo que tem estado ausente, na maioria da temporada até ao momento. Os viseenses entraram dominadores, com mais posse de bola, a pressionar bastante os visitantes que fizeram o que podiam fazer, recolher ao seu meio-campo defensivo.

A verdade é que a equipa de Sérgio Vieira chegou cedo ao golo, aos 7´, por Yuri Araújo, e com este tento destrancou a partida. O que se viu no resto da primeira parte mostrou ainda mais que o Académico Viseu estava diferente para melhor, continuou a encostar o adversário ao seu reduto defensivo à procura do 2-0.

Os penafidelenses pareceram surpreendidos pela postura do adversário e, apesar de ser uma equipa bastante coesa e solidária, mostrou as suas limitações, nomeadamente na falta de jogadores fortes no 1×1.

Hélder Cristóvão tem um grande mérito na equipa que conseguiu montar. Os jogadores durienses jogam de forma simples e prática, sem floreados, e, por isso, são uma das surpresas da edição 2024/2025 da Segunda Liga. Não é de estranhar que, à partida desta jornada, 25, estivessem nos lugares de subida.

O treinador dos visitantes, desde cedo, percebeu que tinha de alterar as peças e ainda na primeira parte acrescentou Robinho à manobra ofensiva e conseguiu ter alguns momentos, a espaços, de futebol ofensivo. No entanto, parece evidente que Zé Leite poderia ter sido uma solução para o movimento ofensivo logo no início da partida. Na segunda parte, o médio ofensivo deu dinâmica ao ataque visitante e obrigou Brígido à defesa da tarde, com um grande cabeceamento, no coração da área.

Em suma, o que fica deste jogo, é que a luta pela subida na Segunda Liga está ao rubro e ninguém, nem mesmo o Tondela, que parece estar a destacar-se, tem a subida garantida. O Académico precisa de regularidade exibicional e de resultados, enquanto o Penafiel precisa de superar a crise fora da casa. Já lá vão são cinco jogos sem vencer fora do Municipal 25 de Abril.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Académico

BnR: Este é décimo jogo ao comando do Académico. Qual é o balanço que faz à adaptação da equipa às suas ideias de jogo e o que há ainda a melhorar?

Sérgio Vieira: Nem me passou pela cabeça, nem olho muito a isso. Olho realmente para os aspetos qualitativos do dia a dia, do jogo após o jogo. Estou a perceber o que é que não fizemos, também o que nós temos de melhorar, com uma exigência muito rigorosa, muito detalhista, muito pormenorizada.

E isso não é só em relação aos jogos, é em relação ao nosso dia a dia. Se os nossos jogadores não correm tanto, se não são tão intensos, se não são tão agressivos, se estão a falhar passes… nós olhamos em detalhe para a estatística do dia a dia, dos treinos, dos exercícios do jogo. Vamos analisar este jogo, perceber que fizemos muita coisa boa, que podíamos ter feito o segundo golo.

Hoje vamos analisar este jogo, perceber que fizemos muita coisa boa, que podíamos ter feito o segundo golo.  Espero que esta reta final sirva para isso, porque nós só nos vamos focar no crescimento da equipa. Não nos vamos focar na posição na tabela, nos resultados dos adversários. Vamos olhar agora para um adversário, o Benfica B. Ponto Final, mais ninguém.  

Quero que os adeptos nos entendam, que nos apoiem, porque às vezes a cobrança excessiva e às vezes não traz motivação. 

Vou trabalhar todos os dias com a equipa técnica, administração, departamento médico para não deixar que isso aconteça, deixa para que eles estejam confiantes. Para que eles acreditem que, se acreditarem, tudo é possível. Acho que tudo é possível no dia a dia e o jogo é só uma consequência. A vitória é só uma consequência. 

Penafiel

BnR: Este é o quinto jogo fora de casa sem vencer. Como é que explica esta dificuldade fora de casa ao contrário dos jogos anteriores [seis vitórias, um empate e uma derrota]? 

Hélder Cristóvão: Deixamos de ser a equipa para surpresa, para sermos uma certeza. As equipas também jogam connosco de outra forma, ou seja, viram como é que acabou o jogo. Bolas para o ar pontapés para fora os jogadores no chão, a forma como se festeja quando se ganha neste momento ao Penafiel. Demonstra tudo aquilo que fomos fazendo na primeira volta e as equipas estão mais bem preparadas para jogar connosco. Se calhar desvalorizaram um pouco a nossa equipa e facilitavam, se calhar, mais vezes. Neste momento, estão mais cientes daquilo que nós podemos fazer, daquilo que nós estamos a fazer e preparam-se. Estão mais dispostas a jogar de outra forma contra nós.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.

Diogo Leite quer jogar em clube da Serie A que ofereceu 8 milhões de euros

A Fiorentina ofereceu 8 milhões de euros ao Union Berlin por Diogo Leite. Defesa português quer jogar no clube italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.

Nuno Borges arranca US Open com vitória clara frente a Brandon Holt

Nuno Borges entrou com o pé direito no US Open. O tenista português derrotou o norte-americano Brandon Holt na primeira ronda.