Académico | Sinal de vida de candidato

- Advertisement -

O Académico mostrou frente ao Penafiel algo que tem estado ausente, na maioria da temporada até ao momento. Os viseenses entraram dominadores, com mais posse de bola, a pressionar bastante os visitantes que fizeram o que podiam fazer, recolher ao seu meio-campo defensivo.

A verdade é que a equipa de Sérgio Vieira chegou cedo ao golo, aos 7´, por Yuri Araújo, e com este tento destrancou a partida. O que se viu no resto da primeira parte mostrou ainda mais que o Académico Viseu estava diferente para melhor, continuou a encostar o adversário ao seu reduto defensivo à procura do 2-0.

Os penafidelenses pareceram surpreendidos pela postura do adversário e, apesar de ser uma equipa bastante coesa e solidária, mostrou as suas limitações, nomeadamente na falta de jogadores fortes no 1×1.

Hélder Cristóvão tem um grande mérito na equipa que conseguiu montar. Os jogadores durienses jogam de forma simples e prática, sem floreados, e, por isso, são uma das surpresas da edição 2024/2025 da Segunda Liga. Não é de estranhar que, à partida desta jornada, 25, estivessem nos lugares de subida.

O treinador dos visitantes, desde cedo, percebeu que tinha de alterar as peças e ainda na primeira parte acrescentou Robinho à manobra ofensiva e conseguiu ter alguns momentos, a espaços, de futebol ofensivo. No entanto, parece evidente que Zé Leite poderia ter sido uma solução para o movimento ofensivo logo no início da partida. Na segunda parte, o médio ofensivo deu dinâmica ao ataque visitante e obrigou Brígido à defesa da tarde, com um grande cabeceamento, no coração da área.

Em suma, o que fica deste jogo, é que a luta pela subida na Segunda Liga está ao rubro e ninguém, nem mesmo o Tondela, que parece estar a destacar-se, tem a subida garantida. O Académico precisa de regularidade exibicional e de resultados, enquanto o Penafiel precisa de superar a crise fora da casa. Já lá vão são cinco jogos sem vencer fora do Municipal 25 de Abril.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Académico

BnR: Este é décimo jogo ao comando do Académico. Qual é o balanço que faz à adaptação da equipa às suas ideias de jogo e o que há ainda a melhorar?

Sérgio Vieira: Nem me passou pela cabeça, nem olho muito a isso. Olho realmente para os aspetos qualitativos do dia a dia, do jogo após o jogo. Estou a perceber o que é que não fizemos, também o que nós temos de melhorar, com uma exigência muito rigorosa, muito detalhista, muito pormenorizada.

E isso não é só em relação aos jogos, é em relação ao nosso dia a dia. Se os nossos jogadores não correm tanto, se não são tão intensos, se não são tão agressivos, se estão a falhar passes… nós olhamos em detalhe para a estatística do dia a dia, dos treinos, dos exercícios do jogo. Vamos analisar este jogo, perceber que fizemos muita coisa boa, que podíamos ter feito o segundo golo.

Hoje vamos analisar este jogo, perceber que fizemos muita coisa boa, que podíamos ter feito o segundo golo.  Espero que esta reta final sirva para isso, porque nós só nos vamos focar no crescimento da equipa. Não nos vamos focar na posição na tabela, nos resultados dos adversários. Vamos olhar agora para um adversário, o Benfica B. Ponto Final, mais ninguém.  

Quero que os adeptos nos entendam, que nos apoiem, porque às vezes a cobrança excessiva e às vezes não traz motivação. 

Vou trabalhar todos os dias com a equipa técnica, administração, departamento médico para não deixar que isso aconteça, deixa para que eles estejam confiantes. Para que eles acreditem que, se acreditarem, tudo é possível. Acho que tudo é possível no dia a dia e o jogo é só uma consequência. A vitória é só uma consequência. 

Penafiel

BnR: Este é o quinto jogo fora de casa sem vencer. Como é que explica esta dificuldade fora de casa ao contrário dos jogos anteriores [seis vitórias, um empate e uma derrota]? 

Hélder Cristóvão: Deixamos de ser a equipa para surpresa, para sermos uma certeza. As equipas também jogam connosco de outra forma, ou seja, viram como é que acabou o jogo. Bolas para o ar pontapés para fora os jogadores no chão, a forma como se festeja quando se ganha neste momento ao Penafiel. Demonstra tudo aquilo que fomos fazendo na primeira volta e as equipas estão mais bem preparadas para jogar connosco. Se calhar desvalorizaram um pouco a nossa equipa e facilitavam, se calhar, mais vezes. Neste momento, estão mais cientes daquilo que nós podemos fazer, daquilo que nós estamos a fazer e preparam-se. Estão mais dispostas a jogar de outra forma contra nós.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé fala em vergonha sobre a exibição do Real Madrid frente ao Benfica e atira: «Se ao intervalo estivéssemos a perder por 5-1,...

Kylian Mbappé analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Quando salta um médio como o Sudakov a pressionar, os alas têm de fechar dentro»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Real Madrid em conferência de imprensa. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede.

Samuel Dahl e os momentos vividos pelo Benfica antes do quarto golo: «Percebi que precisávamos de um golo»

Samuel Dahl analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

FC Porto chega a acordo com o Nice para empréstimo com opção de compra de Terem Moffi

Esta quarta-feira, o FC Porto chegou a acordo com o Nice para o empréstimo de Terem Moffi. O negócio inclui uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho e os playoffs da Champions League: «Em dois jogos é mais difícil, mas futebol é futebol»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho pede desculpa a Álvaro Arbeloa pelos festejos: «Naquele momento nos esquecemos de tudo»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.