Académico | Sinal de vida de candidato

- Advertisement -

O Académico mostrou frente ao Penafiel algo que tem estado ausente, na maioria da temporada até ao momento. Os viseenses entraram dominadores, com mais posse de bola, a pressionar bastante os visitantes que fizeram o que podiam fazer, recolher ao seu meio-campo defensivo.

A verdade é que a equipa de Sérgio Vieira chegou cedo ao golo, aos 7´, por Yuri Araújo, e com este tento destrancou a partida. O que se viu no resto da primeira parte mostrou ainda mais que o Académico Viseu estava diferente para melhor, continuou a encostar o adversário ao seu reduto defensivo à procura do 2-0.

Os penafidelenses pareceram surpreendidos pela postura do adversário e, apesar de ser uma equipa bastante coesa e solidária, mostrou as suas limitações, nomeadamente na falta de jogadores fortes no 1×1.

Hélder Cristóvão tem um grande mérito na equipa que conseguiu montar. Os jogadores durienses jogam de forma simples e prática, sem floreados, e, por isso, são uma das surpresas da edição 2024/2025 da Segunda Liga. Não é de estranhar que, à partida desta jornada, 25, estivessem nos lugares de subida.

O treinador dos visitantes, desde cedo, percebeu que tinha de alterar as peças e ainda na primeira parte acrescentou Robinho à manobra ofensiva e conseguiu ter alguns momentos, a espaços, de futebol ofensivo. No entanto, parece evidente que Zé Leite poderia ter sido uma solução para o movimento ofensivo logo no início da partida. Na segunda parte, o médio ofensivo deu dinâmica ao ataque visitante e obrigou Brígido à defesa da tarde, com um grande cabeceamento, no coração da área.

Em suma, o que fica deste jogo, é que a luta pela subida na Segunda Liga está ao rubro e ninguém, nem mesmo o Tondela, que parece estar a destacar-se, tem a subida garantida. O Académico precisa de regularidade exibicional e de resultados, enquanto o Penafiel precisa de superar a crise fora da casa. Já lá vão são cinco jogos sem vencer fora do Municipal 25 de Abril.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Académico

BnR: Este é décimo jogo ao comando do Académico. Qual é o balanço que faz à adaptação da equipa às suas ideias de jogo e o que há ainda a melhorar?

Sérgio Vieira: Nem me passou pela cabeça, nem olho muito a isso. Olho realmente para os aspetos qualitativos do dia a dia, do jogo após o jogo. Estou a perceber o que é que não fizemos, também o que nós temos de melhorar, com uma exigência muito rigorosa, muito detalhista, muito pormenorizada.

E isso não é só em relação aos jogos, é em relação ao nosso dia a dia. Se os nossos jogadores não correm tanto, se não são tão intensos, se não são tão agressivos, se estão a falhar passes… nós olhamos em detalhe para a estatística do dia a dia, dos treinos, dos exercícios do jogo. Vamos analisar este jogo, perceber que fizemos muita coisa boa, que podíamos ter feito o segundo golo.

Hoje vamos analisar este jogo, perceber que fizemos muita coisa boa, que podíamos ter feito o segundo golo.  Espero que esta reta final sirva para isso, porque nós só nos vamos focar no crescimento da equipa. Não nos vamos focar na posição na tabela, nos resultados dos adversários. Vamos olhar agora para um adversário, o Benfica B. Ponto Final, mais ninguém.  

Quero que os adeptos nos entendam, que nos apoiem, porque às vezes a cobrança excessiva e às vezes não traz motivação. 

Vou trabalhar todos os dias com a equipa técnica, administração, departamento médico para não deixar que isso aconteça, deixa para que eles estejam confiantes. Para que eles acreditem que, se acreditarem, tudo é possível. Acho que tudo é possível no dia a dia e o jogo é só uma consequência. A vitória é só uma consequência. 

Penafiel

BnR: Este é o quinto jogo fora de casa sem vencer. Como é que explica esta dificuldade fora de casa ao contrário dos jogos anteriores [seis vitórias, um empate e uma derrota]? 

Hélder Cristóvão: Deixamos de ser a equipa para surpresa, para sermos uma certeza. As equipas também jogam connosco de outra forma, ou seja, viram como é que acabou o jogo. Bolas para o ar pontapés para fora os jogadores no chão, a forma como se festeja quando se ganha neste momento ao Penafiel. Demonstra tudo aquilo que fomos fazendo na primeira volta e as equipas estão mais bem preparadas para jogar connosco. Se calhar desvalorizaram um pouco a nossa equipa e facilitavam, se calhar, mais vezes. Neste momento, estão mais cientes daquilo que nós podemos fazer, daquilo que nós estamos a fazer e preparam-se. Estão mais dispostas a jogar de outra forma contra nós.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas lança o mote para 2026/27: «Teremos de trabalhar mais, lutar mais e permanecer mais unidos do que os outros»

Na mais recente edição da revista Dragões, André Villas-Boas anteviu a nova temporada e refletiu sobre os reforços já confirmados.

Vitória SC renova com Santiago Verdi e segura campeão da Europa e do Mundo em Sub-17

Santiago Verdi renovou contrato com o Vitória SC. Emblema vimaranense segura o médio de 18 anos com um novo vínculo válido até 2031.

Manchester City vende jogador que desejava sair e amealha mais de 46 milhões de euros

O Manchester City assegurou a venda de James Trafford. Guarda-redes a caminho do Leeds United por mais de 46 milhões de euros.

FC Porto faz sondagem por Bertrand Traoré a custo zero e tem rivais de peso

Bertrand Traoré está livre no mercado depois da passagem pelo Sunderland. O FC Porto foi um dos clubes a perguntar pelo extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva encurta plantel do Benfica e envia 4 jogadores para a equipa B

Marco Silva continua a delinear e construir o plantel do Benfica. Com os regressos das seleções, quatro jogadores desceram à equipa B.

Caos na Federação Italiana de Futebol aumenta: Paolo Maldini e Leonardo demitem-se depois do afastamento de Andrea Pirlo

A polémica sobe de tom em Itália. Paolo Maldini e Leonardo deixam os seus cargos na estrutura depois da polémica com Andrea Pirlo.

Chelsea surpreende e tenta contratar internacionais ingleses com 35 e 36 anos para dar experiência ao plantel

O Chelsea de Xabi Alonso mudou o perfil dos alvos no mercado. Jordan Henderson e Danny Welbeck são objetivos dos blues.